Decoração: 5 dicas de como economizar com armário de cozinha

Escrito por:

Mobiliar a casa é uma tarefa que pode ser bastante divertida. Também é uma grande oportunidade de exercermos a nossa criatividade até encontrar soluções que se adaptem tanto ao nosso gosto quanto ao nosso bolso.

 

Pense bem, você sabe montar armário de cozinha super econômico mas, ao mesmo tempo, com muito estilo e qualidade? Continue lendo este texto e descobrirá como.

 

Podemos usar as cozinhas como exemplo aqui. Porém, as dicas que daremos neste artigo devem servir de referência para a decoração da sua casa toda. Então, anote tudo com atenção.

 

 

#1 Tente aproveitar estruturas pré-existentes

 

Seu imóvel novo pode já ser usado e até ser bem antigo, com estruturas pré-existentes deixadas por reformas realizadas pelos proprietários anteriores. 

 

A primeira coisa que muita gente faz quando se muda é pôr logo tudo abaixo. Mas você pode ter um olhar diferente para estes elementos de arquitetura e, quem sabe, ver neles uma possibilidade de economia com mobiliário.

 

Por exemplo, se a sua cozinha já havia sido ambientada antes, pode-se avaliar o que seria possível aproveitar dos móveis já instalados no local. 

 

Talvez seja o caso de tentar reutilizar a caixa dos módulos de balcões e armários, apenas alterando o revestimento externo – pintura ou verniz – e as portas ou puxadores.

 

Outra hipótese seria você ter em sua cozinha estruturas construídas em alvenaria como sustentação de bancadas. 

 

As mesmas podem ser fechadas com portas de madeira ou metal e até mesmo com cortinas – num visual mais tradicional. Mas é possível também usá-las abertas mesmo, expondo utensílios coloridos e criando, assim, uma decoração com uma pegada industrial e despojada. Fica a seu critério.

 

 

#2 Aposte nos móveis prontos vendidos nas lojas

 

Você pode querer as coisas diferentes, tudo novo para a sua casa nova. Daí, neste caso, uma forma de economizar e ainda ter uma cozinha super bonita é apostar nos móveis prontos vendidos nas lojas. 

 

Os modulados em MDF ou MDP são uma excelente alternativa. Eles apresentam uma boa qualidade de acabamento, boa resistência e podem ser personalizados de muitos modos – dentro da cartela de opções do fabricante, claro.

 

 

#3 Invista em móveis brancos ou de cores neutras

 

Cozinhas coloridas é uma forte tendência em decoração de interiores atualmente. Contudo, móveis brancos costumam ser mais baratos, atemporais e fáceis de combinar com todo tipo de acessório. 

 

Ou seja, você pode poupar com estas peças e voltar o restante do seu orçamento para utensílios e equipamentos domésticos. E ainda pode ornar este espaço da sua casa no estilo e nas cores que quiser. Não é ótimo?

 

 

#4 Faça o reaproveitamento de materiais

 

Este é o item em que você pode realmente soltar a imaginação. Quando falamos de reaproveitamento de materiais estamos falando de muita coisa. 

 

Primeiro, de madeiras, pedaços de canos e muito mais coisas que iriam para o lixo e que são, em grande parte, descarte da construção civil. Aliás, o contraste entre estas peças desgastadas fica lindo com móveis novos, como os citados no tópico anterior.

 

Algo a mais que devemos citar é a possibilidade do reaproveitamento de móveis antigos, que você já possua na nova decoração da sua cozinha. 

 

Muita coisa que não cabe no restante do imóvel pode ser repaginada e reutilizada nesse ambiente. Um simples aparador virar uma ilha; uma escrivaninha, bancada para cooktop; uma cristaleira, armário para louças; e um mural, suporte para conchas.

 

 

#5 Use e abuse dos nichos e prateleiras

 

Sabemos que o ideal é sempre aproveitar, ao máximo, a verticalidade de todos os ambientes – de modo a otimizar a área do imóvel. Agora, pode ser que você não possua – e nem queira – muitos utensílios na cozinha. 

 

Então, seria o caso de tentar poupar dinheiro na decoração substituindo os armários aéreos deste cômodo por nichos, prateleiras e estantes suspensas. O que acha desta ideia?

 

Nichos também podem ser instalados na parte de baixo, junto aos balcões da cozinha, preenchendo cantinhos que não tinham utilidade. Os mesmos podem ser fechados ou abertos. 

 

No segundo caso, uma forma de dar um toque a mais de charme ao ambiente é usar e abusar dos cestos organizadores – em diversas cores e texturas -, tornando a decoração local mais alegre e aconchegante.

 

 

Essas dicas de como fazer uma decoração econômica foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Abuse dos puffs e economize na decoração da casa
Por Viva Decora
Descubra os motivos pelos quais você deve começar a economizar agora mesmo
Por Tiago Trespach Marques
4 dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar
Por Equipe Organizze
Supérfluos: os obstáculos para seus objetivos financeiros
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).