Decoração barata: Como criar móveis incríveis para o quarto usando pallets!

Escrito por:

Imagine o quanto podemos poupar com o reaproveitamento de materiais. Estamos falando em seguir uma alternativa mais amiga da natureza para a decoração da casa. 

 

Fora que esta pode ser uma chance incrível para a criação de peças com um design diferenciado, único, desenvolvido no próprio estilo DIY ou “faça você mesmo”. Um exemplo são itens de mesa de cabeceira, desenvolvidos com restos de pallets.

 

 

Materiais que podem ser reaproveitados para fazer móveis 

 

A criatividade humana não tem limites. Deixando a mente livre, podemos criar soluções incríveis para as mais diferentes situações de projeto de decoração de interiores. Isto inclui, por exemplo, a confecção de móveis à partir de materiais reaproveitados. 

 

Nesta linha, é possível dar uma repaginada no visual e uma nova função à uma peça já produzida, ou usar materiais que iriam para o lixo para criar algo totalmente novo.

 

Dentre os materiais que podemos reaproveitar para a decoração da casa estão: metais, madeiras, plásticos e outros. Pedaços de grades, portas, janelas e mais devem causar um efeito interessante em ambientes em estilo industrial, rústico e mais. 

 

Várias outras sobras de construções ou demolições podem ser reservadas e transformadas em revestimentos, elementos de sustentação e mais partes de arquiteturas e designs. Aposte nesta ideia.

 

 

A moda dos pallets na decoração

 

Uma forte tendência em decoração de jardins e interiores prediais é a utilização de pallets para a confecção de móveis. Os mesmos podem ser encomendados direto com o marceneiro. 

 

Ou, melhor, serem resgatados de canteiro de obras já usados – e remanejados para casa e transformados em vários itens decorativos diferentes. Mesa de cabeceira seria somente mais uma opção.

 

A moda da criação de decorações com pallets tem estado em alta nos últimos anos. Existem boas referências para áreas externas e internas. No geral, é possível fazer muita coisa com estas peças. 

 

Por exemplo, poltronas e mesinhas para a varanda de casa. Base para sofá de sala de estar. Estrutura de mesa de cabeceira para o hall de entrada; de mesa para sala de jantar; de rack com painel; e de escrivaninha para o escritório.

 

 

E ainda precisamos lembrar de mais coisas que se pode fazer para casa com pallets. Por exemplo, lindos jardins verticais ou quadros verdes. 

 

Também estantes de livros; suportes para pratos; aparadores; bancos; cadeiras; e mais. E não se pode deixar de lembrar das inúmeras possibilidades de móveis para quartos – o que será melhor comentado no tópico seguinte deste texto.

 

Obviamente, todas estas peças podem ser pintadas ou personalizadas de muitos jeitos diferentes. 

 

Contudo, o legal é justamente tentar aproveitar este visual rústico do material resgatado para fazer coisas novas. A pátina até que é um recurso muito bom. Mas, no geral, o melhor é deixar a madeira crua, ou apenas com impermeabilização. Só assim o reaproveitamento realmente vai valer a pena.

 

 

Abuse da criatividade nos móveis para seu quarto

 

Existem pessoas que ainda não acreditam, mas é possível mobiliar um quarto todo só com restos de pallets. Em nada tem a ver com improviso. 

 

O resultado final é uma decoração de caráter natural, simples e despojado. E, se as peças forem bem executadas, com atenção aos acabamentos finais, a qualidade do ambiente, no final, não deve perder para ambiente de nenhum outro estilo.

 

Olhando as imagens deste texto, já se pode ter uma ideia de quanto e como é possível decorar quarto com pallet e caixas de feira também. Dá para fazer cama, mesa de cabeceira, sapateira, escrivaninha e divisões de closet. 

 

Lembrando que, para tornar o ambiente tratado mais interessante e alegre, pode-se considerar a pintura, nos móveis, algumas partes ou todas por completo e em cores diferentes –  um modo de personalizá-los.

 

Aliás, a personalização das peças criadas à partir de elementos reaproveitados pode ser mais uma etapa oportuna para manifestar a criatividade.

 

 

A pintura é só uma de muitas opções, neste caso. Pode-se também fazer a cobertura parcial ou completa das peças com tecido e adesivo também. 

 

Outra ideia é fazer colagens com outros materiais. E até deixar a madeira recolhida só como a estrutura interna do móvel, o envelopando com placas diversas, como espelhos. 

 

Mas, contudo, não há nada mais bonito do que realmente poder expor esta atitude ecológica e sustentável tomada, ou seja, deixar as características dos pallets à mostra, de forma crua, sem maiores interferências. 

 

Ainda sem ideias do que fazer com pallet em decoração de quarto? Impossível! Vamos lá, busque as ferramentas e mãos à obra!

 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Sonha com a casa própria? Saiba como começar a poupar
Por Equipe Organizze
Abuse dos puffs e economize na decoração da casa
Por Viva Decora
Descubra os motivos pelos quais você deve começar a economizar agora mesmo
Por Tiago Trespach Marques
Decoração: 5 dicas de como economizar com armário de cozinha
Por Viva Decora
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).