Decoração barata: faça você mesmo uma cabeceira para a cama

Escrito por:

O que não pode faltar em qualquer quarto? Se você respondeu cama, está correto. Então, para quê será que precisaríamos de uma cabeceira? Qual será que é a função desta peça nas decorações? 

 

Pois bem, primeiro, ela ajuda a nos proteger do contato com a parede fria. Segundo, porque marca a região reservada para a cama no quarto. Terceiro, porque deixa o ambiente mais bonito, ressaltando a sua estética.

 

Ok, tudo bem. Então já estamos convencidos de que vale muito a pena ter uma cabeceira no quarto. 

 

Agora, é preciso lembrar que muitos dos novos modelos de cama não vêm com cabeceira – é o caso da cama box, por exemplo. Das duas, uma: ou descartamos esta peça da nossa lista de compras ou adquirimos uma separadamente. O que acha?

 

Agora, e se você deseja cortar custos com decoração de casa? Ou se você apenas gostaria de ter uma decoração de quarto mais personalizada? 

 

Bem, não se preocupe, pois existem formas simples e baratas de fazer uma cabeceira completamente nova para a sua cama. Trouxemos, neste texto, ótimas dicas e exemplos para lhe mostrar. Confira.

 

 

#1 Reaproveitamento de madeira

 

Neste primeiro item, vamos seguir uma linha mais tradicional. Falaremos, então, sobre as cabeceiras de madeira. Por quê? 

 

Porque a madeira é o material mais isolante que existe. Não é a toa que encontraremos muitos modelos de cabeceira de madeira à venda nas lojas. E ainda é possível criarmos cabeceiras como estas utilizando material reciclado.

 

Sabe aquele tipo de pallet utilizado para elevar produtos perecíveis em supermercados – ele possui menos vazados do que os pallets utilizados em canteiros-de-obras. 

 

Bem, este pode ser limpo e pintado da cor que você quiser, virando uma linda cabeceira improvisada. Ou, se você preferir, pode montar uma estrutura assim com ripas velhas de madeiras colhidas na demolição de uma casa, por exemplo.

 

 

Agora, pode-se construir uma cabeceira de madeira com matéria-prima nova. Uma alternativa barata são as placas de compensado ou de aglomerado que podemos encontrar à venda em casas de material de construção. 

 

Uma opção é o OSB. Trata-se de um material composto de tiras de madeira de reflorestamento que cria um efeito muito bonito em decoração de interiores.

 

 

#2 Pintura de parede

 

Outra ideia super em conta é a pintura de parede. Esta, talvez, seja a forma mais rápida e simples de mudar o visual de qualquer ambiente. 

 

Se você possui algum restinho de tinta guardado na despensa ou na garagem de casa, pode utilizar para criar um desenho personalizado na parede do seu quarto. Isto não protegerá o seu corpo do frio da superfície, claro. Mas pode ser suficiente para simular uma cabeceira.

 

Nos exemplos trazidos para este texto podemos ver outras soluções bem criativas. Por exemplo, todo um trabalho atrás da cama feito com estêncil. 

 

Trabalho de giz sobre uma parede-lousa – só cuidado com a questão da higiene do quarto. E, por fim, trabalho em canetinha atrás de uma cabeceira improvisada com ripas de madeira – inclusive, este tipo de trabalho é denominado como wall art.

 

 

 

#3 Outros materiais

 

Há muitas outras formas de criar cabeceiras para cama. Você pode reutilizar um pedaço de grade ou de tronco de árvore, por exemplo. 

 

Criar uma estrutura com encanamentos – canos de PVC pintados com tinta preta ou cinza em spray podem ficar muito parecidos com canos metálicos. E ainda é possível construir uma cabeceira empilhando tijolinhos – o que poderá ser utilizado também de apoio para quadros e molduras divertidas.

 

 

 

Existem outras duas tendências em decoração que precisamos destacar neste texto. A primeira delas é a das cabeceiras almofadadas. 

 

Você pode prender um varão de cortina na altura máxima que estaria uma cabeceira comum e amarrar nesta haste – por meio de laços de tecido – uma comprida, mas fina, almofada. Já a segunda tendência são os adesivos, que podem tornar a parede atrás da cama mais colorida e chamativa.

 

 

Então, o que achou dessas ideias? Como dissemos antes, a criatividade conta muito neste momento. Então, não tenha medo e ponha a sua para fora. 

 

Os exemplos que demos neste texto servem apenas como meio de inspiração, mas você tem a liberdade de criar uma cabeceira diferente e exclusiva para acompanhar a sua cama. Divirta-se planejando a decoração do seu quarto.

 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar
Por Equipe Organizze
Supérfluos: os obstáculos para seus objetivos financeiros
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sustentabilidade: redecore a casa com móveis que já possui
Por Viva Decora
Dicas para se planejar na hora de comprar o seu primeiro imóvel
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).