Descubra os motivos pelos quais você deve começar a economizar agora mesmo

Escrito por:

Eu sei, pode confessar, você já deixou de economizar e usou a famosa frase: “Só se vive uma vez”. Não tem problema, eu já usei. Aliás, quem nunca usou? Ou então: “dinheiro foi feito para gastar”, ou “não sei se vou estar vivo amanhã”, e surpresa, você está vivo no dia seguinte.

 

Mas o dinheiro não foi feito para gastar mesmo? A vida não deve ser aproveitada? Qual a lógica de guardar? Pois bem, se as finanças estiverem bem organizadas dá para fazer as duas coisas: aproveitar o agora e guardar para a aposentadoria, ou para uma viagem de férias, ou trocar de casa, ou quem sabe apenas para dormir melhor, sem se preocupar em como pagar as dívidas feitas.

 

Mas então, quais as vantagens de não usar o dinheiro todo no agora? Tem que ter muitas coisas positivas nesta balança. Bora conferir:

 

1. Atingir objetivos de curto e médio prazo

 

Você sempre quis viajar ao Caribe, conhecer Paris ou ter o carro do ano. Pois bem, estabeleça uma meta, veja quanto você precisa para atingir este objetivo e poupe mensalmente um valor até atingir o que estabeleceu. O importante ao definir esta meta é que ela não seja tão simples de atingir que não exija sacrifício, mas que também não seja impossível. Ao final, pode ter certeza que valerá cada centavo que você economizou.

 

2. Pagar menos juros em compras de longo prazo

 

Com a facilidade e acesso aos financiamentos, a compra de um objeto mais caro, como uma casa, está menos difícil. O problema é que, o que você paga de juros para financiar chega a ser absurdo. A casa própria é um exemplo, quando você termina de pagar, tem a sensação de que pagou dois imóveis, mas a sensação é a pura realidade, você paga quase dois mesmo. Então porque não poupar e pagar a maior entrada possível? Você poupará uma casa. Ótimo negócio.

 

3. Ter menos preocupações emocionais

 

Já temos muitas preocupações na vida, muitos problemas, mas na vida financeira isso pode ser evitado, você pode economizar e criar uma conta reserva para emergências. Assim, terá menos problemas caso aconteça algo inesperado, como uma doença ou demissão. Claro que ninguém quer que isso aconteça, mas não estamos livres, e devemos estar preparados para esses infortúnios. 

 

4. Planejar uma aposentadoria tranquila

 

Você sabia que apenas 1% dos brasileiros conseguem viver bem na aposentadoria, sem precisar de ajuda de familiares ou complementar com outro emprego? Pois bem, é bom já começar a se planejar. Definitivamente, aquela história de não saber se estará vivo amanhã é apenas rumor, afinal a expectativa de vida no Brasil é de 76,3 anos de acordo com o IBGE.

 

5. Oportunidade de negócios

 

Se você nunca teve uma boa quantia de dinheiro guardado, nem imagina as oportunidades que deixa de aproveitar. Desde amigos que precisam de sócios para um novo negócio, a pessoas com as finanças apertadas que precisam vender o carro abaixo da tabela, até apartamentos em construção e com preços muito mais baratos na planta, entre várias outras. Se você nunca viu essas oportunidades é sinal de que talvez esteja mais preocupado em gastar.

 

Bom, deixei essas vantagens pensando que sejam suficientes para ti convencer. São? Mas também não é só juntar, tem que aproveitar a vida. Equilíbrio é a palavra-chave, afinal só se vive uma vez.

 

Tiago é formado em Administração e Pós-Graduando em Gestão Financeira, e atualmente se propõe a ajudar pessoas a melhorar sua relação com o dinheiro no perfil do Instagram gestaofinanceira_

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Jogos de tabuleiro: diversão e conhecimento financeiro de graça
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Black Friday: dicas de compra de móveis para decoração da casa
Por Viva Decora
Decoração barata: Como criar móveis incríveis para o quarto usando pallets!
Por Viva Decora
Sonha com a casa própria? Saiba como começar a poupar
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).