Devo baixar o padrão de vida?

Escrito por:

Hoje vemos diversas pessoas que estão sofrendo financeiramente com a crise. Ou pela perda de um emprego, ou pela redução das vendas dos negócios. E é nestas situações que tentamos nos desdobrar e fazer mágica para manter o padrão de vida mesmo com a redução das receitas.

 

Muitas vezes este tipo de comportamento acaba resultando em endividamentos e conflitos familiares, pelo fato de tentarmos manter um padrão de vida que era sustentável na situação de renda que se tinha antes da crise econômica, mas que agora, com a nova renda se tornou insustentável.

 

Para resolver este problema e passarmos pelo período de crise de uma forma mais tranquila, precisamos ter em mente duas coisas, a primeira é que não há a necessidade de você manter o padrão de vida que você tinha antes da crise. Pois o fato de você diminuir o seu padrão de vida não te torna uma pessoa, pior, ou menos importante, ou menos inteligente, ou menos capaz, como afirma a mídia e a sociedade.

 

Mas pelo contrário a decisão de diminuir o seu padrão de vida, pelo fato da sua renda (pessoal ou familiar) ter reduzido, revela que você é uma pessoa, inteligente, sensata e capaz de gerir as suas finanças de forma prudente. Aprender a viver de forma mais barata lhe trará experiências surpreendentes que revelarão que dinheiro não é sinônimo de felicidade e que esta é encontrada nas coisas mais simples da vida.

 

A segunda coisa que precisamos ter em mente é o quanto precisamos baixar o nosso padrão de vida. Será que se cortarmos os gastos supérfluos será suficiente, ou precisamos tomar medidas mais drásticas como a venda do carro ou mudar para um apartamento em que o aluguel seja mais barato.

 

Esta questão é facilmente identificada se você utiliza tem um orçamento pessoal. Não deixe de fazer um bom controle financeiro para que aquilo que foi planejado seja executado.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Dinheiro x Felicidade: afinal, quanto custa ser feliz?
Por Alphamar Investimentos
5 dicas para evitar gastos de saúde inesperados
Por Equipe Organizze
5 livros que podem ajudar crianças a entender como lidar com dinheiro
Por Equipe Organizze
13 dicas simples para economizar ao fazer as compras para casa
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).