Dicas de como deixar sua casa mais bonita gastando pouco

Escrito por:

Mudar a decoração da casa não precisa ser sinônimo de gastar muito dinheiro. Baixos orçamentos não devem ser um empecilho. Basta apenas um pouco de criatividade e muita disposição. Existem várias formas baratas de reformar móveis ou preencher paredes vazias.

 

Às vezes, é só acrescentar novos acabamentos aos objetos antigos que já se tem outra percepção do espaço. Pequenos detalhes podem, sim, transformar toda uma casa. Se tratando de interiores, não se pode ter medo de experimentar e criar!

 

1 – Reaproveitando materiais

 

Em épocas de dinheiro curto e discussões acirradas sobre sustentabilidade e ecologia, um jeito inteligente de economizar com interiores é a reciclagem. Pode-se contribuir com a natureza diminuindo o volume de lixo. Aquilo que seria simplesmente descartado acaba ganhando novo valor como artigo decorativo para casa.

 

Alguns materiais e objetos que as pessoas têm guardados em casa, muitas vezes escondidos pelos cantos, poderiam ter um destino melhor. Que tal usar ripas velhas de madeiras para criar lindas molduras para quadrinhos? Ou portas e janelas antigas formando um composé no lugar da cabeceira da cama? Ou caixotes de feiras pintados com tinta spray como nichos e baús para guardar revistas, livros, brinquedos e sapatos?

 

 

Quem tem habilidades manuais deve testar fazer seus próprios móveis com materiais reciclados!

 

Agora, tem outras peças antigas que não são descartadas, pois carregam uma alta carga de memória. Elas poderiam ser renovadas para realçar sua cor natural. Ou, se não forem clássicas, podem ser revestidas novamente. Não importa. Se dispostas da maneira correta entre peças modernas, certamente, farão um conjunto muito bonito.

 

2 – Aplicando novos revestimentos

 

Outra maneira de mudar o visual da casa sem gastar muito é investir na pintura. Uma nova cor para as paredes – claro, em harmonia com os móveis – transforma radicalmente qualquer ambiente da casa.

 

Também têm disponíveis no mercado vários papéis de parede e adesivos muito baratos e bonitos. E o melhor é  que essas opções nem necessitam de mão de obra especializada – o que gera ainda mais economia. Alguns papéis contact, encontrados em papelarias, podem servir para cobrir armários, bancadas, cadeiras, azulejos e tudo que estiver feio.

 

Até as fitas isolantes já fazem parte da decoração de interiores. Elas podem ser encontradas nas cores azul, amarelo, vermelho e preto. Tem gente que as usa para personalizar eletrodomésticos, interruptores, banquinhos e mais, formando lindas tramas geométricas.

 

 

3 – Investindo em objetos decorativos tradicionais

 

Almofadas, tapetes, cortinas, roupas de cama, de mesa e de banho agregam um volume e mistura de estampas que valorizam a decoração de quartos, salas e banheiros. Essas são peças que melhor dão vida e personalidade aos espaços. Investir nelas  é importante para mudar o visual da casa.

 

 

As paredes vazias podem ser completadas com murais de quadros. Fotos de momentos alegres em família sempre funcionam como pano de fundo. E na internet é possível encontrar artes prontas para imprimir e colocar em qualquer tipo de moldura. Os dois exemplos ficam ótimos.

 

 

Agora, para uma decoração chique e moderna nada se compara ao efeito dos espelhos. Porém, apesar de ser uma ótima opção, costuma sair caro. Peças maiores aumentam expressivamente o orçamento de um design de interiores. A solução é reunir vários espelhos, de tamanhos e formas diferentes. Deste modo, fica mais em conta.

 

 

4 – Investindo em objetos decorativos incomuns

 

Às vezes, objetos jogados de lado, depositados no fundo de gavetas e armários, podem se tornar as estrelas da decoração. Potes de vidro são ótimos vasos para comportar elementos naturais, como conchas do mar ou arranjos de plantas.

 

Aliás, as flores são uma forma econômica de dar cor e vida aos ambientes. E, ao lado de velas aromáticas, deixam um cheirinho gostoso na casa.

 

 

Sobre prateleiras ou em nichos, xícaras, jarras e chaleiras “da vovó” podem servir para organizar colheres de cozinha ou lápis, por exemplo.

 

O toque de uma peça vintage entre elementos modernos está em alta na decoração. E quem não tem nada igual em casa pode encontrar facilmente em lojas de qualquer cidade.

 

 

Os abajures também são peças decorativas muito caras. Em seu lugar pode-se utilizar canos de PVC para montar, sobre um suporte simples, uma bela luminária. Outra ideia é usar garrafas de bebida vazias preenchidas com luzes pisca-pisca de Natal.

 

Embora pareça incomum, até os instrumentos musicais são incorporados às decorações. Pendurar um violão na parede proporciona um clima descontraído a uma sala.

 

 

Estas dicas para deixar sua casa bonita sem gastar muito foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

REGRA PARA TER DINHEIRO! Viva um degrau abaixo! Como fazer isso?
Por Nathalia Arcuri | Me Poupe
5 atitudes de filmes para não levar para a vida real
Por Ana Cláudia Inez
Racionamento de gasolina: como economizar?
Por Equipe Organizze
Como dividir despesas com o colega de quarto sem estresse?
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).