Dicas de como reformar sua casa gastando pouco

Escrito por:

Iniciar uma reforma nem sempre é algo fácil, até porque o investimento em obras demanda tempo, dinheiro e paciência. Por esse motivo, muitas pessoas acabam procrastinando os consertos dos imóveis, até o ponto em que fica quase impossível conviver no local, sem tomar as devidas providências.

 

Além disso, quanto mais se espera para iniciar a reforma, mais se gasta, já que os danos estruturais podem se agravar e gerar novos problemas.

 

Por isso, não tem jeito: a reforma precisa ser planejada e feita com antecedência. Mesmo os pequenos consertos, como manutenção da pintura, correção de imperfeições nos revestimentos ou troca de materiais da construção não devem ser negligenciados.

 

Mas, é possível fazer uma reforma gastando pouco?

 

A resposta é sim! Para isso, basta seguir algumas recomendações que podem fazer a diferença no orçamento.

 

Faça um planejamento detalhado da reforma

 

Antes de mais nada, é preciso saber qual é o tipo de reforma e quais são os locais que demandam conserto. Muitas pessoas iniciam uma obra sem conhecimento do que realmente querem, o que pode resultar em gastos desnecessários.

 

Sendo assim, um planejamento detalhado pode evitar custos extras, pois reduz a aquisição de itens a mais, além de propor um cronograma para a finalização da reforma.

 

Além disso, o planejamento ajuda a visualizar as etapas da obra e organizar a aquisição de equipamentos, materiais e mão de obra.

 

Por exemplo, se a reforma pede o uso de máquinas grandes, como retroescavadeiras, é possível pesquisar estabelecimentos que oferecem a locação dos maquinários, ou contratar empresas que já tenham o equipamento.

 

Prefira o aluguel de máquinas para a obra

 

O aluguel de retroescavadeira e de outras máquinas é uma das alternativas mais vantajosas para quem deseja economizar com reforma. O principal motivo está no custo do serviço, que é muito mais barato do que a aquisição do equipamento.

 

Ademais, o cliente não precisa se preocupar com posterior armazenamento da retroescavadeira, pois o uso da máquina será útil somente durante o tempo da reforma.

 

Escolha bons materiais para os revestimentos

 

Intrínseco ao planejamento orçamentário está o planejamento do material, que diz respeito aos tipos de estruturas escolhidas para compor a reforma da casa.

 

Vale ressaltar que nem sempre os itens mais caros são os melhores e o contrário também é válido: alguns materiais baratos podem surpreender!

 

A equação correta é optar pela qualidade. Afinal, a escolha de produtos ruins pode comprometer a obra e causar transtornos, retrabalho e ainda mais gastos. Por isso, é preciso pesquisar bastante pelos melhores materiais.

 

Uma dica é optar por produtos que já são reconhecidos pela durabilidade e resistência. É o caso, por exemplo, do forro de PVC madeirado, que é uma alternativa frente aos revestimentos de madeira maciça.

 

A principal vantagem do material está na impermeabilidade, ou seja, o forro de PVC é capaz de resistir à umidade, bem como intempéries, choques mecânicos e variações de temperatura. Por isso, ele se tornou um dos preferidos do ramo da construção civil

 

Outro ponto positivo do forro de PVC é a sustentabilidade. O material é 100% reciclável, isto é, ele pode ser reaproveitado em caso de desuso. Entre outras vantagens, destacam-se:

 

→ O preço de investimento acessível;

→ A baixa densidade do material;

→ A simplicidade de montagem e instalação;

→ A versatilidade estética.

 

Contrate bons profissionais para realizar a obra

 

A premissa é a mesma de escolher bons materiais: uma equipe profissional qualificada faz a diferença na hora de planejar os custos da reforma. Afinal, um trabalho mal executado pode ter consequências extremamente negativas.

 

Além disso, muitas pessoas acreditam que alguns serviços de reforma e eventuais consertos podem ser feitos sem ajuda de profissionais. No entanto, mais do que aumentar as chances de erros, trabalhos executados sem o devido conhecimento técnico podem resultar em acidentes. Um exemplo prático é a manutenção de geradores de energia.

 

Os geradores de energia são equipamentos altamente duráveis, que podem resistir por muitos anos. Mas, o perfeito funcionamento dessas máquinas depende da adoção de medidas preventivas, com eventuais manutenções (preventivas e corretivas).

 

Contudo, é de suma importância que os geradores sejam consertados por profissionais experientes, uma vez que qualquer falha ou erro pode acarretar em acidentes graves.

 

Mantenha a limpeza e a organização no canteiro de obras

 

A organização e a limpeza da obra é essencial para reduzir custos e, ainda mais, contribuir para minimizar a geração de resíduos.

 

Em um ambiente bagunçado, fica mais fácil perder materiais, como pregos, parafusos, ferramentas, entre outros itens, o que acaba aumentando o tempo de execução da reforma. Além disso, a desorganização pode fazer com que haja o descarte desnecessário de materiais.

 

Importante ressaltar que existem leis específicas sobre o descarte de resíduos da construção civil, com variações em cada município. Por isso, o proprietário do imóvel deve verificar corretamente as recomendações legais, para que não haja descumprimento e eventual cobranças de multas.

 

Para qualquer tipo de reforma, é necessário ter uma caçamba de entulho 24 horas, que nada mais é que uma caixa estacionária de metal para o transporte de resíduos das categorias A, B ou C, não utilizados em uma construção. Finalizada a reforma, as caçambas são retiradas do local e o entulho é depositado em um aterro sanitário ou ponto de reciclagem.

 

Aproveite seus móveis e outros objetos

 

Reformar um ambiente não significa mudar tudo no espaço. Muitas pessoas acreditam que para fazer uma obra completa, é necessário comprar novos móveis, investir em revestimentos e, até mesmo, modificar totalmente a decoração. Entretanto, é possível ter um local agradável e reformado aproveitando objetos que já estavam lá.

 

Aliás, durante o planejamento da obra, especialmente para quem mora em apartamentos, é importante verificar se há necessidade do serviço de içamento de móveis, ou seja, subir ou descer itens grandes que não passam pelas portas das residências. O processo deve ser feito por profissionais com o uso de máquinas especiais.

 

Calcule corretamente o tamanho da área reformada

 

Muitas pessoas iniciam uma reforma com o intuito de executar obras faraônicas, mas nem sempre isso é possível, principalmente em casas menores.

 

Por esse motivo, é imprescindível calcular corretamente o tamanho da área a ser reformada, para comprar os materiais na quantidade certa e, além disso, projetar uma obra racionalizada, com melhor aproveitamento do espaço.

 

Entre as opções, destaca-se o deck piscina pequena, uma solução viável para quem tem ambiente externo e deseja investir em sofisticação. Devido à sua estrutura, o deck oferece melhor disposição do espaço e, ainda, é extremamente seguro, pois tem ação antiderrapante contra quedas. 

 

Os decks também são conhecidos pela extrema resistência e durabilidade, em conjunto com o excelente custo-benefício.

 

Verifique as especificações de cada cômodo

 

Alguns cômodos demandam uma atenção especial na hora de iniciar a reforma – ainda mais, quando são especialmente projetados para uma determinada finalidade. É o caso do estúdio ensaio, que é um espaço voltado para músicos e bandas.

 

Os estúdios têm como principal característica o isolamento acústico, por isso, é indispensável que o espaço tenha um revestimento à prova de som e reverberações. Sendo assim, esses detalhes devem constar no planejamento da obra, para o cálculo dos custos materiais.

 

Lembre-se dos eventuais imprevistos

 

Mesmo os planejamentos mais detalhados estão suscetíveis à imprevistos. Pode ser algo pequeno, como a quebra de um azulejo, a perda de um material ou a falha de funcionamento de alguma ferramenta; ou algo grande, como um cano furado, falhas em sistemas de eletricidade, entre outros.

 

O fato é: imprevistos acontecem. Por isso, em toda obra é sempre bom estar preparado para ter um gasto a mais.

 

Assim, durante o planejamento orçamentário, tenha em mente que os custos podem se elevar por conta de imprevistos. O ideal é colocar entre 20 a 30% a mais; contudo, em imprevistos graves pode ocorrer aumento da porcentagem. Se isso acontecer, mantenha a calma e refaça o planejamento, considerando os novos custos envolvidos na obra.

 

Apesar disso, os imprevistos podem ser reduzidos com a contratação de bons profissionais e materiais de qualidade. Daí a importância de seguir corretamente as recomendações mencionadas anteriormente.

 

No mais, lembre-se também de verificar quais serão os transtornos da reforma. Por vezes, os moradores precisarão passar um tempo fora da casa e, até mesmo, arranjar um local para seus pets, como uma creche canina, até a reforma acabar.

 

As creches são uma ótima opção para os cães, pois eles não ficam estressados com todo o barulho da mudança e, ainda, podem curtir um dia inteiro de atividades com outros animais. 

 

Além disso, os profissionais envolvidos na obra não precisam se preocupar em cuidar dos pets, podendo transitar livremente pela casa.

 

O mesmo vale para os moradores: procurar um bom lugar para ficar durante a obra é uma forma de não se estressar com os transtornos, como barulhos e a poeira, que fazem mal à saúde, principalmente, de crianças e idosos. Por isso, é importante verificar o cronograma correto da reforma, para organizar a estadia e hospedagem dos moradores.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Black Friday: o que você precisa saber para aproveitar essa data
Por Equipe Organizze
Ladrilhos: você consegue ter na sua casa sem gastar muito
Por Viva Decora
Como organizar uma festa dentro do seu orçamento familiar
Por Equipe Organizze
13 dicas simples para economizar ao fazer as compras para casa
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).