Dicas fáceis: como montar uma decoração simples em sua casa

Escrito por:

Há três motivos para uma pessoa optar por fazer uma decoração de interiores mais simples em sua casa:

 

→ O primeiro é gostar do estilo clean ou minimalista;

→ O segundo é valorizar a simplicidade, a praticidade e a funcionalidade;

→ O terceiro é não querer gastar demais.

 

Mas, afinal, quem disse que é preciso gastar muito dinheiro para repaginar os ambientes do lar?

 

Quando alguém começa a planejar uma transformação para a casa logo a família inteira já se enche de dúvidas. É difícil saber como mudar um item ou outro nos interiores sem comprometer o orçamento do mês. Mesmo assim, sabe-se o quanto é importante dar aquele “upgrade” no patrimônio. Então, quais os itens que poderiam ser adquiridos para fazer uma redecoração simples dos espaços?

 

Neste post, vamos dar ideias de como combinar e acrescentar alguns elementos à sua casa, deixando todos os ambientes muito mais lindos. As soluções apresentadas são fáceis e não vão lhe exigir nem muito gasto de tempo e nem muito gasto de dinheiro. Confira!

 

Características de uma casa com decoração simples

 

Decoração simples não deve ser o sinônimo de decoração sem graça ou visualmente pobre. Na verdade, trata-se apenas de certo ajuste com o bolso, com os gostos e com as tarefas mais complicadas das pessoas.

 

Seu lar tem que ser, acima de tudo, aconchegante e cheio de carinho. Ademais, precisa denotar sua visão de mundo sobre determinadas coisas, ou seja, suas preferências, seus valores e ideais.

 

Para começar a elaborar a decoração de uma casa, a primeira coisa que a pessoa precisa fazer é ter em mente o estilo pretendido – rústico, romântico, urbano ou outro. Na etapa seguinte, ela deve buscar meios de unir, de forma elegante e criativa, seu bom gosto com a decoração já existente nos ambientes. E também trabalhar na limpeza e organização dos espaços. Para só então obter o resultado esperado.

 

Elementos certos para compor uma decoração simples

 

Num processo de transformação da casa, é complicado a pessoa saber o que e onde mudar primeiro na decoração. Uma boa pedida para a temática simplista é apostar sempre no básico, no comum. Nada de extravagâncias. Pequenas mudanças já podem deixar os ambientes de “cara nova”, diferentes e mais bonitos.

 

Por exemplo, almofadas, cortinas, acolchoados, mantas e toalhas podem mudar todo o clima de uma casa e dar mais comodidade aos seus ocupantes. Assim também os tapetes, forrações de estofados, pantalhas de luminárias, molduras de quadros e de espelhos, fotografias em porta-retratos e até arranjos em vasos. A pessoa é livre para experimentar diferentes cores, estampas, tramas e tamanhos dessas peças.

 

 

Em propostas de decorações mais simples até os improvisos são permitidos. Veem-se garrafas e latas de refrigerantes ou cervejas virando belos ornamentos.

 

Materiais encontrados em lojas de construção – super em conta -, como blocos de cimento e tábuas, agrupados formando estantes. E ainda outros móveis feitos com cestas e caixotes de feira, pallets, tonéis e mais.

 

 

Existem outros objetos que conseguem dar personalidade à decoração, mesmo que ela seja simples. São eles os pequenos objetos antigos, herdados de família ou comprados em feiras livres; os objetos naturais, como conchas; os instrumentos musicais; os livros e as revistas. Inclusive, muitos desses itens podem ser personalizados, com adesivos, aplicações de desenhos e de pinturas em estêncil.

 

 

Como se pode perceber, as opções para compor uma decoração simples não são limitadas, mas infinitas. Móveis que iriam para o lixo podem ganhar uma nova pintura, um novo puxador ou, simplesmente, uma nova função no ambiente. Pequenos elementos, dependendo do tamanho e da forma, podem ser usados de maneiras completamente diferentes e até destacados.

 

 

Isoladamente, uma coisa pode parecer sem graça; mas, quando em conjunto, pode parecer mais bonita e alegre. Uma mesa de jantar acompanhada de cadeiras na cor e modelo certo, por exemplo, pode parecer ainda mais requintada ou despojada. Todos os detalhes de uma obra de arte podem parecer mais vívidos com a fonte de luz adequada. Nesse caso, vale um pouco de bom senso, de sabedoria e de criatividade.

 

 

Estas dicas de decoração simples para casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 formas infalíveis de acabar com as compras por impulso
Por Equipe Organizze
5 dicas de como reformar e mobiliar a casa gastando pouco
Por Viva Decora
3 passos para aprender a lidar com compras por impulso
Por Equipe Organizze
Como diminuir os pequenos gastos diários e economizar muito!
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).