Dicas para se planejar na hora de comprar o seu primeiro imóvel

Escrito por:

Se você pensa em comprar um imóvel, deve saber que não é algo fácil. Por ser algo de grande valor, é preciso muito planejamento para realizar esse sonho sem precisar mergulhar em dívidas que duram a vida toda.

 

O site Finanças Forever elencou algumas dicas de planejamento financeiro para você levar em consideração antes de comprar seu primeiro imóvel, continue lendo e confira os destaques!

 

Saiba quanto você precisa gastar todos os meses

 

Ter o controle financeiro em dia é o primeiro passo para que o planejamento da compra do imóvel seja feito com sucesso. Se você não sabe quanto precisa gastar mensalmente para viver, jamais saberá o valor que você pode investir em um imóvel.

 

Por isso, você deve primeiramente colocar o seu financeiro em dia, anotar todos seus gastos fixos e variáveis, reservar uma quantia para o lazer e outra para sua reserva de emergência, caso ainda não tenha uma. O que sobrar da sua renda, é o valor que você pode investir em uma parcela de financiamento.

 

Essa também é a hora de você perceber quais são os gastos que você tem e que sejam desnecessários para o momento. Lembra-se que economizar dinheiro é uma escolha e você terá que ao longo do mês priorizar os seus gastos. Dá para cortar a televisão a cabo e pagar somente a mensalidade da Netflix? Ou dá para baixar a sua conta de telefone ou celular? Esses pequenos cortes podem ser muito úteis na hora de aumentar as suas economias.

 

O imóvel cabe no seu bolso?

 

O mais indicado é que você tenha disponível pelo menos um terço do valor total do imóvel para você pagar à vista. Dessa forma, você conseguirá um financiamento de até 15 anos com parcelas que atinjam um valor que simule um aluguel.

 

Outra dica que você deve considerar, é que a parcela do financiamento não deve ultrapassar 25% da renda total da sua família.

 

Portanto, veja qual a quantia você tem guardada para dar à vista e veja imóveis que sejam de acordo com o valor que você possa pagar.

 

Você pode usar o FGTS?

 

Essa é uma grande ajuda que você e sua família podem ter na hora de comprar o primeiro imóvel. Dependendo do valor de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, você poderá já ter uma boa quantia adquirida para dar entrada no imóvel e fazer o financiamento.

 

Sempre leve em consideração essa opção, mesmo que você já tenha uma quantia guardada, é sempre válido utilizar o FGTS para pagar um valor ainda maior de entrada para diminuir o tempo e as parcelas do financiamento.

 

Para utilizar o FGTS você deve ter:

 

→ Pelo menos três anos de carteira assinada;

→ Não ter posse de nenhum imóvel na cidade que deseja comprar esse imóvel;

→ Trabalhar ou morar na cidade onde quer comprar o imóvel;

→  Não ter financiado um imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação.

 

Clique no botão abaixo e confira mais dicas!

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Black Friday: dicas de compra de móveis para decoração da casa
Por Viva Decora
Decoração barata: Como criar móveis incríveis para o quarto usando pallets!
Por Viva Decora
Sonha com a casa própria? Saiba como começar a poupar
Por Equipe Organizze
Abuse dos puffs e economize na decoração da casa
Por Viva Decora
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).