Dicas para usar o Online Banking com segurança em 2019

Escrito por:

A internet possibilitou muita comodidade no cotidiano e assim não é mais preciso pegar fila, ir até os lugares para fazer compras ou realizar atividades diversas. Se por um lado existe a praticidade, por outro há uma preocupação, principalmente quando o assunto é usar o Online Banking com segurança.

 

Ir ao banco pode ser bem desagradável por conta da demora no atendimento e isso fez com que muitas pessoas começassem a utilizar os serviços disponibilizados pelo site ou aplicativo.

 

A questão é que o seu dinheiro está envolvido e, se não houver cuidado, é possível que invadam a sua conta bancária e a deixem limpa. Como sabemos que não quer isso e nem deixar de usar o seu banco pela internet, veja nos próximos passos como é possível usar o Online Banking com segurança.

 

Sempre tenha um antivírus

 

Ter um antivírus instalado no computador e no smartphone que usa para acessar o banco online é fundamental e esse deve ser atualizado com frequência para garantir a máxima proteção.

 

Ele é capaz de detectar possíveis invasões ou malwares que roubam sua senha e permitem o acesso de pessoas indesejadas. Para isso, escolha um bom programa de proteção e fique atento às detecções de possíveis vírus.

 

Conte com a VPN para usar o Online Banking com segurança

 

A VPN é uma forma de acessar qualquer rede com mais segurança porque as informações são criptografadas e não expõem os dados dos usuários. Pode ser usado principalmente quando for acessar o banco de redes consideradas não seguras, porém quem deseja ficar protegido o tempo todo, também o utiliza em redes particulares.

 

A VPN protege todas as transações online, inclusive, as que envolvem o seu banco. Por isso a VPN é utilizada por grandes corporações e está disponível para qualquer pessoa.

 

Confira como o acesso é feito

 

Se for utilizar o smartphone para usar o online banking com segurança, antes de baixar o aplicativo se certifique de que é o correto. Verifique o nome, desenvolvedor, comentários e se é o oficial do seu banco. Somente após se certificar é que deve fazer o download.

 

Os mesmos cuidados com a segurança devem ser adotados por quem acessa de um computador utilizando o navegador. Nesse caso, veja se o endereço da página após digitado muda para https:// ou se há um cadeado ao lado dele. Isso indica que há um certificado de segurança.

 

Não utilize o wi-fi público

 

Se precisar acessar o seu internet banking, jamais faça isso utilizando uma rede pública porque outras pessoas podem estar conectadas a ela e os seus dados não estarão protegidos.

 

É muito mais seguro utilizar a rede de seu celular, pois nela os dados são criptografados e dificultam que haja alguma invasão.

 

Verifique as atualizações dos sistemas operacionais e softwares

 

É um hábito comum das pessoas ignorarem as atualizações dos softwares e sistemas operacionais e deixarem para fazer isso com baixa frequência.

 

Acontece que a cada atualização são implementadas novas medidas de segurança que podem impedir as ações de hackers.

 

Periodicamente, deve-se verificar quais são as atualizações disponíveis dos sistemas operacionais e outros softwares de segurança, como o antivírus, para fazer o update.

 

Não acesse o banco por computadores de terceiros

 

A regra aqui é bastante parecida com o uso de wi-fi público porque, ao utilizar um computador desconhecido, não se sabe quais são os softwares instalados e se algum é malicioso.

 

Computadores públicos podem ser ainda piores pois além de estarem expostos em locais de grande circulação de pessoas, o que permitiria ver os seus dados, podem estar infestados de vírus.

 

Atenção com propagandas e e-mails

 

Clicar em propagandas e falsos e-mails pode ser um grande problema. Para acessar o Online Banking com segurança jamais utilize links de terceiros, pois eles podem direcionar a páginas maliciosas que roubam os dados do usuário ao serem inseridos.

 

No caso de qualquer notificação que receber e tiver dúvida, o melhor caminho é acessar o banco digitando o site ou utilizando o aplicativo. Se ainda houver alguma suspeita, entre em contato por telefone ou vá direto ao banco para minimizar os riscos.

 

Verifique a sua conta regulamente

 

Essa é uma dica para verificar se a sua conta não sofreu nenhum ataque e para isso é preciso fazer a conferência periodicamente. Sempre acesse o internet banking e veja se o saldo e transações estão de acordo e se não existe nada de irregular. Se notar qualquer alteração, entre em contato com o seu banco imediatamente.

 

Sempre finalize o acesso

 

Ao finalizar as transações e consultas no Online Banking com segurança, sempre lembre de finalizar a sessão, mesmo que o acesso seja feito de um dispositivo particular. Isso é necessário para garantir que o acesso à conta não ficará aberto e para que ele não seja visualizado ou até mesmo utilizado indevidamente.

 

Adotando alguns cuidados simples é possível usar o Online Banking com segurança e assim garantir que o seu dinheiro está bem guardado.

 

*Bauruense, Luana Biral tem 27 anos, é graduada em Direito e trabalha como redatora. Se interessa por conteúdos web, finanças e tecnologia.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Black Friday: 5 sites para monitorar preços e acompanhar os melhores descontos
Por Equipe Organizze
Como antecipar o décimo terceiro salário?
Por Equipe Organizze
Como organizar uma festa dentro do seu orçamento familiar
Por Equipe Organizze
Dicas para evitar se endividar no final do ano
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).