Disciplina: chave de ouro para suas finanças pessoais

Escrito por:

Uma das maiores dificuldades quando pensamos em finanças pessoais é a de se ter disciplina. Apenas com a disciplina é possível manter as contas sempre pagas e não ser surpreendido por gastos eventuais e se ver perdido em dívidas.

Mas por que é tão difícil ser disciplinado?
Ter disciplina requer um esforço constante e também toma um bom tempo no seu dia a dia. Assim, é importante determinar dia e horário para cuidar de suas finanças, de modo que se torne parte de sua rotina.

 

Nesse caso, ajuda não só na visualização de suas dspesas e receitas, como também reforça a memorização das datas de vencimento das contas a pagar, criando uma sequência de passos, visando manter as finanças pessoais sob controle.

 

Em finanças pessoais, uma boa estratégia de rotina e disciplina, primeiramente, organizar os boletos e contas a pagar em pastas, gavetas, etc.. de forma que você visualize primeiramente as contas mais recentes. Desse modo, tanto a organização quanto a visualização é mais simples já que as contas mais recentes estarão na frente das outras que já foram ou deveriam ter sido pagas em meses anteriores.

 

Depois de organizadas as contas fisicamente, você pode anotar as datas em algum calendário, seja sobre sua mesa ou no computador em uma planilha ou em algum software de controle financeiro. Isso funciona para que quando a data de vencimento estiver próxima, você não se esqueça de suas contas a pagar e possa reservar o dinheiro com antecedência e não tenha que recorrer a empréstimos desnecessários ou deixe passar os dias e acabe perdido em multas e atrasos.

 

Portanto, a disciplina em finanças pessoais requer um grande esforço inicial e um tempo de preparação mas depois que ela vira rotina, pode ajudar a prevenir grandes problemas financeiros.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Quantos % do meu salário devo investir?
Por Equipe Organizze
Quem são os quase 3 milhões de investidores na Bolsa?
Por Alphamar Investimentos
O que fazer para sair do endividamento?
Por Equipe Organizze
CFD: o que é e como utilizar nas finanças pessoais?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).