DIY: soluções para economizar na hora de decorar a casa

Escrito por: - Publicado em: 13/04/2021

Atualmente, vivemos uma fase diferente de nossas vidas. Diante de tantos desafios, precisamos ser ainda mais conscientes sobre consumos e também sobre economia financeira. 

 

O lado positivo é que podemos enxergar a crise como uma oportunidade de exercermos a nossa criatividade e buscarmos soluções melhores para as atividades que realizamos no dia a dia. Isto pode começar já dentro de casa.

 

Propomos no texto de hoje que você abra a sua mente para novas alternativas. O que acha de ter em seu imóvel ambientes decorados de forma exclusiva com elementos feitos por você mesmo? Este também pode ser um bom exercício para ocupar o tempo livre. 

 

Aceite a alegria de ver um material que seria descartado no lixo ser reutilizado de uma forma nova ou reciclado para se tornar um lindo objeto funcional para a sua residência. 

 

 

Um novo caminho para os novos tempos

 

Estamos definitivamente em uma nova era. Sabemos agora que o impacto das ações do homem sobre a natureza afetaram mais o planeta do que podíamos imaginar. 

 

E muitas pessoas estão mais conscientes de que precisam agir diferente se quisermos amenizar a situação e garantir a sobrevivência de todos. Isso inclui passar a valorizar mais cada elemento que chega em nossas mãos.

 

Tentar aproveitar ao máximo tudo aquilo que adquirimos, incluindo as embalagens dos objetos que compramos, não se trata mais de um “hobby de artesanato”. 

 

É fazer valer todo o dinheiro investido em produtos e também os recursos que foram utilizados em sua fabricação. E outra vantagem é podermos economizar com a decoração de casa quando precisamos ou queremos renovar o visual dos ambientes.

 

 

Quem possui algum tipo de habilidade para se dedicar a isso deve saber que vale a pena tentar fazer um bom reuso ou reciclagem dos materiais. 

 

Os próprios móveis de casa, de aparência já antiga, podem ganhar cara nova, voltando a ter serventia no mesmo local ou em local diferente, ganhando nova funcionalidade. Já elementos menores podem ser trabalhados para se adequar a nova decoração. Veja ideias a seguir.

 

Ideias divertidas de decoração para a sua casa

 

#1 Latas e vidros

 

Para esse texto, trouxemos exemplos práticos de coisas que você pode garimpar na sua casa e, somando isto a poucos materiais, criar um objeto novo de decoração. 

 

Para começar, você pode usar os frascos e latas de embutidos como porta lápis, porta-talheres e até mesmo charmosas luminárias. As garrafas de bebidas como vaso para arranjos e luminárias. E as lâmpadas velhas como mini vasos para plantas.

 

 

#2 Cordas e madeiras

 

Suportes para plantas também podem ser feitos de pedaços de madeira ou caixas de feira. E não podemos nos esquecer dos lindos trabalhos em corda chamados de macramê – como os que suportam os vasos de cerâmica na imagem exemplo.

 

Restos de madeira também podem ser destinados para a construção de outros elementos dentro de casa, como pequenas prateleiras e tampos de mesinhas. Mas nesse texto trouxemos exemplos ainda mais fáceis de fazer. 

 

Assim, se você conseguir juntar restos de pallets de construção e caixas de feira, e agrupar e orientar de formas diferentes, poderá fazer nichos, estantes e painéis – até mesmo para jardins verticais.

 

 

#3 Outros materiais

 

Pensa que as dicas pararam por aí? Não mesmo. Sabe aqueles palitos de picolés? Se você lavá-los e guardá-los por algum tempo poderá depois uni-los com cola para formar nichos estilosos. 

 

Já os prendedores de roupa que ficaram quebrados podem, juntos, formar peças de descansa-pratos. E, ainda falando da mesa de jantar, você pode utilizar restos de tecido e linhas para fazer peças de jogo americano e sousplats.

 

 

Os pneus velhos do seu carro podem virar várias coisas, como base para puffs e até floreiras – basta um pouco de tinta. 

 

Escadas velhas podem se tornar estantes; pedaços de grades em murais; carretéis de fios de energia na base de mesas; e tambores velhos em minibares, mesa de cabeceira e mais. Viu quanta coisa é possível fazer, entre móveis e ornamentos, com tão pouco? Seja criativo e não tenha medo de ousar na decoração da sua casa.

 

 

Vamos lá, use todo o seu bom gosto e criatividade para decorar sua casa sem gastar quase nada!

 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como cultivar o hábito de poupar dinheiro?
Por Equipe Organizze
Revestimentos cozinha: 7 opções baratos e em alta para 2021
Por Viva Decora
Economia doméstica: saiba como evitar gastos excessivos de energia elétrica no inverno
Por Viva Decora
Móveis antigos: como reaproveitar, economizar e arrasar na decoração da sua casa
Por Viva Decora
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).