Duas dicas para tempos de quarentena

Escrito por:

Em tempos de pandemia, onde o medo tem tomado conta da sociedade e o isolamento é algo cada vez mais necessário. Gostaria de deixar neste post duas dicas sobre esse assunto.

 

A primeira dica é: “para obter o melhor resultado, faça o que é melhor para você e para o grupo”.

 

Para entendermos essa dica é importante saber que a nossa cultura econômica e financeira durante muitos anos foi influenciada pelas ideias de Adam Smith, o qual dizia “numa competição, a ambição individual serve ao bem comum”. Ou seja, se todos pensarem e agirem segundo os seus próprios interesses teremos o bem comum, pois todos terão aquilo que querem, de forma plena ou parcial.

 

E apesar dessa ideia ser algo ultrapassado, ainda podemos ver vestígios dela na nossa sociedade, através de pessoas com comportamentos egoístas que acreditam estar fazendo o certo, ou então em frases como “cada um que lute”, a qual virou moda nas redes sociais.

 

Como citado, essa ideia do renomado economista Adam Smith, foi derrubada no século XX pelo matemático John Nash, o qual provou que: “para se obter o melhor resultado (o bem comum), faça o que é melhor para você e para o grupo”. Claro que por ser matemático, Nash apresentou diversos cálculos comprovando a sua teoria, mas não precisamos de matemática para entender a ideia.

 

Por exemplo: quem já viajou de avião, sabe que no início de cada voo são transmitidos os procedimentos de segurança, e um deles refere-se ao uso de máscaras de oxigênio. Neste sentido a norma diz que devesse sempre colocar primeiro a máscara em você e depois ajudar o próximo (faça o melhor para você e para o grupo).

 

Outro exemplo seria numa situação de escassez, busque primeiro suprir as suas necessidades, mas não deixe de ajudar o próximo.

 

Acredito que esse princípio nos ajudará a passar por esse momento de crise, como também nos ajuda a entender que para vencer a adversidades devemos estar unidos, trabalhando juntos, cada um fazendo a sua parte, tendo como objetivo o bem próprio, sem esquecer o bem comum.

 

A segunda dica é o filme “Uma mente brilhante”, ganhador de quatro Oscars.

 

O filme conta a história de vida de John Nash, que além de ser o matemático que revolucionou as teorias de relações econômicas e políticas no século XX e ter obtido o prêmio Nobel de Economia em 1994, lutava contra a esquizofrenia.

 

Espero ter ajudado e desejo força a todos.

 

Forte abraço e até o mês que vem.

 

*Luiz Roberto é um administrador apaixonado por finanças que desde 2014 expõe suas ideias através do blog Dificuldade Financeira. O projeto cresceu e em 2016 iniciou sua carreira como instrutor na Udemy.com publicando cursos sobre finanças pessoais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar
Por Equipe Organizze
Como conseguir uma renda extra durante a pandemia
Por Equipe Organizze
6 dicas para alcançar as metas durante a quarentena
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Isolamento: 4 opções de diversão sem sair de casa
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).