Economia sustentável: 5 dicas para guardar dinheiro

Escrito por:

Conseguir economizar dinheiro é uma meta de praticamente todas as pessoas. Com isso, são adotadas algumas mudanças de hábitos de consumo, que ajudam a reduzir os gastos no orçamento mensal. Aliando essa ideia à onda de sustentabilidade, surge um novo conceito: a economia sustentável, que visa economizar, mas, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do meio ambiente.

 

Confira, a seguir, algumas dicas de como colocar a economia sustentável em prática e comece agora mesmo!

 

1. Economia de energia

 

Essa é uma das ações mais comuns quando se pretende economizar parte do orçamento mensal. Ao mesmo tempo, você contribui com o meio ambiente, reduzindo a necessidade de geração de energia.

 

Algumas atitudes mais comuns incluem: apagar as luzes dos cômodos que não estão sendo utilizados; aproveitar ao máximo a luz natural; evitar demorar durante o banho e acumular mais as roupas na hora de passar e lavar.

 

2. Economia de água

 

Essa também é uma atitude bastante comum que faz parte da economia sustentável. Para economizar água, vale a pena varrer em vez de lavar — calçadas e quintais, por exemplo — fechar a torneira enquanto ensaboa as vasilhas e escova os dentes, gastar menos tempo no banho, aproveitar a água da chuva para lavar áreas externas, entre outras coisas.

 

3. Reciclagem e reutilização

 

Essas atitudes também fazer parte da economia sustentável e podem contribuir bastante para reduzir os gastos no orçamento. Isso pode ser feito com embalagens de vidro, roupas que não se usa há muito tempo, garrafas pet, capinhas de cd, entre várias outras coisas.

 

Existem muitos sites no estilo “faça você mesmo” que ensinam, de maneira simples, como vários materiais podem ser reciclados e utilizados. Além de ter itens transformados que poderão voltar a ser utilizados, a geração de lixo acaba sendo menor.

 

4. Cultivo dos próprios temperos

 

É possível criar uma mini-horta em casa, mesmo pra quem mora em apartamento, com alguns temperos. Em pequenos vasos pode-se cultivar pimenta, orégano, cebolinha, salsa e outros tipos de tempero de sua preferência.

 

Além de economizar na hora de ir no hortifrúti, você tem a garantia de que está consumindo itens orgânicos e de qualidade.

 

5. Preferência pela bicicleta

 

Muitas cidades já estão investindo na criação de ciclovias, devido ao crescente uso de bicicletas nos grandes centros. Sempre que possível, troque o carro pela bicicleta. Além de poluir menos o meio ambiente, você colabora com um trânsito menos cheio, economiza com combustível e ainda cuida da sua saúde.

 

Cada vez mais, as pessoas têm se dado conta da necessidade de cuidar do meio ambiente e tomar algumas atitudes que direcionam a essa preservação. Ao mesmo tempo, a necessidade de conseguir reduzir os gastos no orçamento é objetivo de muitas pessoas. É ai que o conceito de economia sustentável tem sido cada vez mais divulgado. E, como podemos ver, é possível adotá-lo na rotina com algumas atitudes bem simples.

 

O que achou dessas dicas? Você já adotou algum hábito da economia sustentável em sua rotina? Quer saber como organizar as suas finanças pessoais? Leia este post e siga os 9 passos!

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como antecipar o décimo terceiro salário?
Por Equipe Organizze
Como organizar uma festa dentro do seu orçamento familiar
Por Equipe Organizze
Dicas para evitar se endividar no final do ano
Por Equipe Organizze
Como elaborar um orçamento financeiro pessoal?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).