Economizando na mobília: conheça as vantagens dos móveis multifuncionais

Escrito por:

Tudo na vida é temporário – nossas experiências, nossos corpos e nossas posses. Dizem que, para o bem, não podemos nos apegar à matéria, mas ela, sem dúvidas, faz parte de nossas vidas. Inevitavelmente, para sobrevivermos, precisamos de certas coisas.

 

Desde que passamos a morar em cavernas, nunca mais cogitamos dormir ao relento. Agora, desejamos ter uma casa confortável, repleta de móveis e bonitos ornamentos.

 

Acontece que essas coisas, embora importantes em nosso dia-a-dia, são também passageiras. Num dia elas servem bem ao seu propósito e em outro não mais.

 

Sendo assim, de que modo deveriam ser valorizadas? Por sua aparência? Qualidade? Durabilidade? Ou ainda quem sabe por sua funcionalidade?

 

Bem, cada pessoa vai estabelecer seus critérios. No fim, um deles pode se destacar mais! Qual seria para você?

 

 

As vantagens dos móveis multifuncionais

 

O dinheiro pode comprar muita coisa. Ele pode nos permitir adquirir peças raras, de alto design; ou simples, sem muita qualidade também. Todos devem descobrir como fazer bom uso dessa possibilidade.

 

Quando não se tem muito, pode ser importante priorizar. Certos móveis disponíveis no mercado acabam, no final, se revelando como opções mais vantajosas. Este é o caso dos multifuncionais!

 

Vamos advogar um pouco! Os móveis multifuncionais nem sempre são os modelos de móveis mais baratos encontrados nas lojas. Mas, de alguma forma, eles sempre são bons para o bolso.

 

Isso porque – como o próprio nome já diz – eles oferecem multifuncionalidades para seus usuários. E isso, em longo prazo, é algo bastante vantajoso, principalmente para quem quer poupar dinheiro ou otimizar espaço de casa.

 

 

As características mais comuns dos móveis multifuncionais

 

Os designers estão sempre atentos ao mercado, ao gosto e as necessidades de seus clientes no presente momento. Eles sabem que todos estão sempre à procura de produtos mais vantajosos, mesmo que não tenham muito dinheiro.

 

É o famoso custo-benefício que prevalece! E os multifuncionais se enquadram muito bem nesta categoria!

 

 

Percorrendo as lojas, é possível encontrar todo o tipo de peça para casa. Os multifuncionais saltam aos olhos, é claro, pois são cheios de compartimentos secretos ou surpreendentes possibilidades de transformações.

 

Geralmente, são móveis leves; com partes extensíveis, móveis ou dobráveis. Seu design é simples, suas linhas retas e suas cores neutras – o que facilita a adequação com qualquer estilo de decoração, evitando descartes.

 

 

Exemplos de móveis multifuncionais para casa

 

Não importa o estilo de decoração que você prefere. Há modelos de móveis multifuncionais para todos os estilos de ambientes e também todo o tipo de finalidade que se queira atribuir. Os designers têm pensado em peças com várias possibilidades de solução. E até você mesmo pode testar a criatividade e imaginar algo único, diferente do que já se viu!

 

Simples módulos de madeira, dependendo de como são agrupados ou empilhados, podem virar uma estante ou outro móvel improvisado.

 

Um pedaço de tronco de árvore pode acabar na decoração como uma mesinha auxiliar ou um banquinho. Também tem os pufes, que, às vezes, são usados como mesa de centro de sala de estar. Bem, estes são apenas alguns exemplos de solução!

 

 

Existem móveis multifuncionais pensados totalmente para serem usados num mesmo momento, ou em momentos diferentes, tanto faz.

 

Eles parecem incríveis, quase mágicos, transformando a decoração de qualquer ambiente em poucos segundos, num piscar de olhos.

 

Algo assim pode ser encomendado a um profissional experiente ou mesmo ser adquirido em uma loja comum – sempre visto como trabalho de artista.

 

 

Um primeiro exemplo de móveis multifuncionais que se pode falar são as camas.

 

Existem modelos de camas box de casal que viram baús. Camas de crianças que viram bicamas e, posteriormente, escrivaninhas. Tem berços que veem com a opção de gaveteiro e trocador integrados. E ainda sofás que surgem de camas-futons ou camas que permanecem ocultas dentro de estruturas de sofás.

 

Impressionante o que a imaginação humana pode criar!

 

 

Também há vários outros móveis considerados multifuncionais. Algumas mesinhas laterais podem, eventualmente, servir de mesa auxiliar. Tem armários que podem ser adaptados como balcão buffet.

 

 

Estantes de livros em cristaleiras. Nichos de parede em adega. Ilha de cozinha em balcão de refeições. E aparador de sala em mini home office.

 

Percebeu quantas boas opções de multifuncionais você pode ter em sua casa?

 

 

Lembre-se de que as coisas materiais não substituem nossa saúde, nem aumentam nosso tempo de vida. Mas, elas podem proporcionar-nos mais conforto no dia-a-dia. Então, pesquise bem as opções!

 

Não desvalorize seu dinheiro! Preze por peças que venham a facilitar sua rotina; e que permitam mudar a decoração da casa quando quiser.

 

Estas dicas de decoração com móveis multifuncionais foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Cuidado com os gastos invisíveis
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Vai construir uma casa? Confira 5 dicas para economizar na construção
Por Equipe Organizze
7 dicas para viajar (e economizar) na alta temporada
Por Luana Biral
Como organizar as finanças do casal sem brigas
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).