Economize dinheiro com o “método do pote”

Escrito por:

O “método do pote” é uma das maneiras mais eficazes para gerenciar seu orçamento pessoal e familiar. Tudo que você precisa fazer é apenas dividir o dinheiro em seis frascos.

 

Cada frasco será responsável por uma esfera da sua vida. Se você seguir este método, você nunca mais irá gastar mais dinheiro do que você pretende.

 

Pelo menos, é isso que garante o site Bright Side.

 

Pote 1: necessidades básicas (55% do seu orçamento)

 

O dinheiro neste frasco destina-se a cobrir as despesas diárias e pagar contas. Ele também irá cobrir seus custos para o aluguel, transporte, impostos, e comida.

 

Pote 2: entretenimento (10% do seu orçamento)

 

Você pode passar esta parte do seu orçamento para as compras que você não comprar regularmente. Por exemplo, você pode comprar uma garrafa de vinho caro ou ir a algum lugar nas férias. Gastar esse dinheiro como desejar!

 

Pote 3: poupança de longo prazo (10% do seu orçamento)

 

Esta é uma garantia para o seu futuro. Você vai usar o dinheiro deste frasco para investir e criar fontes de renda passiva. Você não deve deixar de ter essas economias até obter a liberdade financeira completa. E mesmo neste caso, é melhor gastar apenas os juros que recebe delas e não a própria poupança.

 

Pote 4: educação (10% do seu orçamento)

 

O dinheiro deste frasco destina-se a continuar a sua educação e crescimento pessoal. Investir é uma ótima maneira de alocar dinheiro, e você é o ativo mais valioso. Sempre mantenha isso em mente. Use esse dinheiro para comprar livros ou cursos – ele vai se pagar mais tarde.

 

Pote 5: reservas particulares (10% do seu orçamento)

 

Esta poupança pode ser utilizada para grandes compras. Gastar esse dinheiro quando você quer comprar uma TV de tela plana, um novo computador, ou um carro. Este é o seu fundo de reserva que você deve reabastecer constantemente.

 

Pote 6: caridade e presentes (5% do seu orçamento)

 

Gaste esse dinheiro quando você precisar comprar presentes para aniversários, casamentos e outras ocasiões. Você também pode doar este dinheiro para associações, abrigos de animais, ou apenas às pessoas que precisam de ajuda.

 

O método é realmente interessante. Que tal experimentar? Comente aqui, se você possui algum método de reserva financeira. Compartilhe suas ideias!

 

Clicando no botão abaixo, você verá o post original (em inglês).

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Convoque a seleção dos seus investimentos: saiba como montar uma carteira equilibrada como um time de futebol vencedor
Por Alphamar Investimentos
Pink tax: por que as mulheres pagam mais caro?
Por Equipe Organizze
Como viver de renda: 6 passos para planejar seu futuro
Por Ana Cláudia Inez
Consórcio, financiamento ou empréstimo: o que compensa mais?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).