Educação financeira para crianças: 5 dicas essenciais

Escrito por:

Dinheiro não deve ser um assunto proibido para crianças. Quando eles crescerem serão expostos a um mundo onde o dinheiro é fundamental, então, pratique as 5 dicas a seguir e tenha filhos financeiramente conscientes!

 

1. Converse sobre dinheiro com seus filhos

 

Dinheiro é um dos assuntos mais importantes com o qual seus filhos vão ter que lidar quando crescerem. E você sabe muito bem disso. Então não há razão para esconder o assunto deles. Quanto mais natural for para eles desde a primeira infância, mais facilidade e desenvoltura eles vão ter em suas vidas para fazer as melhores escolhas financeiras.

 

Muitos conceitos básicos podem ser ensinados, como por exemplo, contas em banco, cheques, cartões, salário, orçamento, e quando forem crescendo já podem tomar conhecimento de investimentos, ações, empréstimos. Ou seja, quanto mais cedo entenderem sobre dinheiro, melhor vai ser a vida deles quando começarem a trabalhar e entrarem em contato com o mundo monetário.

 

2. Ensine o valor do dinheiro

 

Seja através de uma mesada ou de exemplos pessoais, mostre o que deve ser feito para ganhar dinheiro e defina o real valor dele na vida das pessoas e da sociedade. Não dê mais valor ao dinheiro do que ele realmente tem. Ou seja, mostre a eles que é apenas uma moeda de troca: “se você trabalha, você ganha”.

 

3. Discuta sobre gastos com seus filhos

 

Quando surgem novas necessidades de compras na família, é recomendado antecipar esses gastos para todos os membros do grupo. E quando me refiro a família, estou incluindo nesta lista todos os que moram na casa, sejam crianças, adultos ou idosos. Assim, é possível criar um clima de colaboração e união fazendo com que todos possam dar suas opiniões e, eventualmente, fazer as melhores escolhas para o grupo.

 

Leia mais: Quanto dar de mesada para as crianças?

 

4. Sempre explique porque não compra algo

 

Algumas vezes você sabe que não pode comprar algo pois está muito caro. E você sabe disso pois tem conhecimento do seu salário, seus gastos e necessidades da família. Portanto, quando você perceber que não pode adquirir um produto, conte os detalhes aos seus filhos. Mostre a eles, sem preocupações, que o dinheiro não é suficiente para pagar e que aquilo que pretendem não é tão necessário. Discuta outras possibilidades e escolhas mais baratas. Deixe que seus filhos opinem.

 

5. Não esconda seu salário do seu filho

 

Alguns pais têm medo de mostrar o quanto ganham para seus filhos. Esses pais acham que os filhos não têm o direito de saber o quanto ganham pois podem se aproveitar disso para contra argumentar em discussões relativas a dinheiro. Entretanto, não há melhor maneira de discutir sobre finanças com seus filhos do que sendo absolutamente franco. Assim, será possível envolver toda a família em suas decisões financeiras, o que é muito saudável.

 

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários como você inseriu seus filhos no mundo financeiro!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 ideias de como ter um closet gastando pouco
Por Viva Decora
Como escolher o regime de bens! Conversinha difícil e necessária
Por Nathalia Arcuri | Me Poupe
Aprenda a criar um fundo de emergência em 5 passos
Por Equipe Organizze
Saiba como evitar e o que fazer em caso de problemas com fornecedores de casamento
Por Wedy.com
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).