Educação: o melhor investimento financeiro!

Escrito por:

Os pais são sábios por natureza. Há muito tempo eles ensinam que o caminho para o sucesso pessoal e profissional está nos estudos. Eles insistem que seus filhos devem ir a escola para serem “alguém” na vida. E eles têm toda a razão. A educação é a chave para o sucesso pessoal em todas as áreas humanas, inclusive quando trata-se de finanças pessoais.

Veja este artigo interessante sobre como ensinar finanças pessoais para seu filho.

A educação constante contribui imensamente para a aquisição de conhecimentos específicos em finanças pessoais. Através de palestras, cursos e outras atividades direcionadas para a educação financeira, pode-se aprimorar e lapidar conceitos essenciais para lidar melhor com problemas financeiros.

 

Assim, gastar com educação não deve ser considerado uma despesa. A melhor palavra que se encaixa para ilustrar isto é “investimento”. Há que se entender todo o tipo de gasto com educação como investimento com retorno a longo prazo. Infelizmente, a sociedade atual tende a valorizar investimentos de curto prazo, ou seja, aqueles em que o retorno é visível e mensurável em pouco tempo.

 

Se você está lendo esse artigo, quer dizer que você está em busca de informações para transformar em conhecimento e melhorar seu relacionamento com suas finanças pessoais. Ou seja, ao ler, você provavelmente irá refletir sobre aspectos que nunca tinha pensado ou que pode ter falhas e aprimorar, levando, consequentemente a uma diminuição de gastos extras em sua vida. Esse é objetivo da educação financeira, e, por isso, ela não deve ser vista como uma despesa. Quem se educa está atento aos problemas e suas soluções mais simples e que servem para as situações mais diversas.

 

Outros investimentos em educação que ajudam a melhorar o relacionamento com o dinheiro são cursos voltados a pessoas endividadas. Algumas instituições no país ministram cursos gratuitos para a população com menor escolaridade para que essas desenvolvam uma maneira mais saudável de lidar com as finanças familiares. Ou seja, mesmo cursos que podem parecer simples podem esclarecer dúvidas corriqueiras porém importantes e que podem ajudar a economizar uma quantia significativa do salário no final do mês.

 

Portanto, o sucesso financeiro pessoal é constituído de inúmeras atitudes, hábitos e disciplina constante. E para construir tais aspectos é necessário exercitar a mente e o cérebro se educando e se informando de modo que educação e informação transformada em conhecimento possam levar a um desenvolvimento sólido que resultará em um relacionamento saudável com o dinheiro e, não menos importante, com as pessoas e com o mundo.

 

Investir em educação financeira é ver o retorno ir se constituindo aos poucos ao longo de uma vida.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Economizando em viagens: conheça 4 destinos turísticos com atrações gratuitas no Brasil
Por Luana Biral
O que é independência financeira? Veja 4 dicas para alcançá-la
Por Ana Cláudia Inez
4 formas simples de tornar seus dias mais produtivos
Por We Mentor
Economizando na mobília: conheça as vantagens dos móveis multifuncionais
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).