Enriquecer é uma questão de escolha

Escrito por:

O título do artigo de hoje é uma frase famosa de Gustavo Cerbasi, um dos maiores educadores financeiros do Brasil. E apesar de eu não concordar plenamente com esta, não posso negar
que um dos principais fatores para o enriquecimento é a atitude que cada um tem frente as suas finanças.

 

As duas atitudes essenciais para as pessoas que almejam a riqueza, ou no mínimo uma aposentadoria tranquila é a atitude de decidir e de persistir. A atitude de decidir cuidar bem dos recursos que recebe não deve ser algo que ocorre apenas no dia 1° de janeiro de cada ano, mas todos os dias, em cada decisão de compra, em cada recebimento de salário, em cada planejamento de férias e na sua disposição diária de anotar todas as suas receitas e despesas.

 

Esta decisão diária no início pode trazer um peso, e até um sentimento de cobrança. Mas a medida que você persistir nesta atitude, ela se tornará um hábito e posteriormente uma cultura em sua vida e na sua família. E não demorará muito para você ser recompensado por estas decisões através da redução das suas dívidas e aumento do valor economizado mensalmente.

 

Já a persistência lhe ajudará a superar os momentos em que uma decisão errada impactar de forma negativa a sua vida financeira, ou então uma situação fora do seu controle comprometer a sua reserva emergencial que levou tanto tempo para ser formada. Lembre-se que você decidiu ter uma vida financeira mais saudável, decidiu enriquecer e por isso seguirá persistindo nesta trilha.

 

Aprenda com os pequenos fracassos para não cometer os mesmos erros no futuro, procure estudar e aprender com quem já chegou lá, isto lhe ajudará a não cometer as mesmas falhas destas pessoas. Quando tiver dúvida sobre alguma decisão financeira, procure as alternativas que exijam pouco dinheiro, desta forma, se você errar perderá pouco. Do meu ponto de vista, sucesso é uma sequência de fracassos superados. Por isso, persista.

 

Forte abraço a todos. Até mês que vem.

 

*Luiz Roberto é um administrador apaixonado por finanças que desde 2014 expõe suas ideias através do blog Dificuldade Financeira. O projeto cresceu e em 2016 iniciou sua carreira como instrutor na Udemy.com publicando cursos sobre finanças pessoais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 motivos para gerenciar seu dinheiro com um app de gestão financeira
Por Equipe Organizze
Como organizar as finanças do casal sem brigas
Por Equipe Organizze
NuConta, a conta digital do Nubank, vale a pena?
Por Equipe Organizze
Por que as taxas de juros do empréstimo pessoal variam tanto?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).