Errou? Que bom, agora você é alguém melhor e mais forte!

Escrito por:

Uma das certezas que temos na vida, é que todos irão errar algum dia. Seja na vida profissional, amorosa ou social. Apesar de ser algo inicialmente ruim, o erro faz parte da nossa vida e não deve ser visto como uma desmotivação, pelo contrário.

 

O educador financeiro Conrado Navarro, escreveu sobre erros que te deixam mais forte, para o Dinheirama. Confira alguns destaques do artigo:

 

O que fazer para recomeçar com mais acertos

 

Primeiramente, avalie sem culpa o que passou e não trouxe os resultados esperados. Qual foi a motivação que o levou a agir de determinada forma? Por que não deu certo? Caso o erro tenha ocorrido por falta de conhecimento, por exemplo, não hesite em pedir a orientação das pessoas certas.

 

Vamos supor que você errou ao realizar um investimento. E que só decidiu investir em X ou Y porque agiu por impulso, sem pensar muito e sem buscar as informações adequadas.

 

Lembre-se que em uma nova tentativa, terá que fazer diferente. E a minha primeira sugestão é começar a avaliar quem tem condições de aconselhá-lo da maneira certa. Não adianta seguir a manada, nem agir por conta de uma matéria que saiu na mídia e que está servindo de orientação geral.

 

Pesquise o que deve guiá-lo corretamente de uma próxima vez, questione, avalie vantagens e riscos, e tome decisões de investimento de forma coerente.

 

Lembre-se também que muitas coisas na vida requerem tempo. Os maiores empreendedores costumam errar algumas vezes, e até ver seus negócios ruírem, antes de acertar, lembra-se disso?

 

Esse fato pode ser levado para outras áreas de sua vida também. Até mesmo em relacionamentos, é normal que muitas vezes precisemos errar para poder fazer diferente e melhor depois. Então, dê tempo ao tempo e tenha paciência se for necessário.

 

Muitos de nossos erros também acontecem porque não temos foco e nem sabemos exatamente onde queremos chegar. E quem não sabe onde quer chegar pode parar em qualquer lugar, não é mais ou menos isso que afirma o ditado popular?

 

Portanto, para errar menos de uma próxima vez, entenda exatamente qual o seu foco e o que você espera. É preciso traçar alguns planos, ainda que não sejam perfeitos, para que a vontade de realiza-los guie seu caminho de forma transparente e coerente. Você precisa agir de acordo com suas prioridades, e só assim os erros terão algum sentido real.

 

Em que parte do caminho você está?

 

É importante também entender em qual parte do caminho você está. Pode ser que tenha feitos planos para conseguir realizar determinado sonho no período de um ano. É comum, aliás, que as pessoas passem a fazer novos planos no fim do ano para dar início a algumas modificações no início do próximo.

 

Vamos supor que seu plano era ter começado a se cuidar mais em 12 meses para perder alguns quilos e ganhar mais vitalidade. Você não conseguiu alcançar seu objetivo e agora se sente frustrado, porém, conseguiu alcançar alguns resultados, ao menos um percentual do total que havia se proposto.

 

Desta forma, concentre-se no que obteve até aqui, e não no que faltou obter. É importante reconhecer que por mais que não tenha chegado até o final do caminho, você percorreu uma parte dele que, mais para frente, tornará mais fácil a continuação do percurso, percebe?

 

Nestas horas, para evitar frustrações, é importante também estabelecer metas realistas. Não adianta achar que vai emagrecer 20 quilos ou que vai ganhar R$ 1 milhão sem fazer o esforço necessário para isso.

 

Aliás, muitas vezes nem com todo esforço do mundo conseguimos algumas coisas porque não depende unicamente de nós. Este é o ponto seguinte que colocarei para discutirmos nesta história.

 

Continue lendo o artigo clicando no botão abaixo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Vale a pena trocar a festa de casamento por uma viagem?
Por Wedy.com
Como viajar sem extrapolar o orçamento da família?
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como funciona o cheque especial e porque você deve evitar esse recurso?
Por Equipe Organizze
Como evitar o consumismo infantil causado pelo YouTube
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).