Evite o consumo supérfluo: 6 despesas pessoais que você deve cortar!

Escrito por:

Muitas pessoas reclamam sobre suas finanças e sonham em ter mais dinheiro, imaginando que resolveriam seus problemas com uma promoção no trabalho ou uma expansão nos negócios. O que, muitas vezes, não percebem é que o problema não está no dinheiro que entra e, sim, no dinheiro que sai de seu bolso.

 

No post de hoje, listamos seis despesas pessoais que você deve cortar. Você não imagina, mas elas estão, de fato, prejudicando suas finanças. Confira!

 

Mensalidade da academia

 

A mensalidade da academia é uma conta que pode significar um dos maiores gastos supérfluos do seu orçamento. Quantas pessoas você conhece – incluindo você mesmo – que paga por um mês inteiro e vai apenas duas ou três vezes na semana? Em vez de assumir esta despesa fixa, você pode optar por passes diários, oferecido por algumas empresas e academias, ou negociar um bom desconto para pacotes.

 

Televisão por assinatura

 

A TV por assinatura é um caso similar. Você paga por um pacote com 150 canais, mas quantos deles você realmente assiste? Uma opção mais inteligente é optar por serviços em que você aluga ou compra programas e filmes virtualmente.

 

Alguns sites oferecem uma grande biblioteca de vídeos a preços bem interessantes, com aluguéis a menos de R$4. Outra alternativa popular é o Netflix, que custa menos de R$30 por mês.

 

Almoço em restaurantes

 

Quem trabalha fora o dia todo, costuma almoçar em restaurantes, pelo menos, cinco vezes na semana. Esse hábito pode custar caro no fim do mês. Se você preparar seus alimentos em casa, aderindo à moda da “marmita fitness”, vai gastar apenas uma fração deste valor, já que você poderá usar os alimentos que já tem na despensa. E vale a pena ressaltar que esta é uma mudança de vida que vai impactar não apenas suas finanças, mas também sua saúde!

 

Compras em supermercados mais caros

 

Certos itens não perecíveis, como desinfetante, sabão, arroz, feijão ou açúcar podem ser comprados a preços mais baixos quando são adquiridos em fardos. Trocar o supermercado por um atacadão é uma forma de economizar em todas as compras.

 

Itens de marca

 

Marca conhecida nem sempre é sinônimo de qualidade. Já que você vai comprar no atacado, aproveite a oportunidade e compre alguns itens de marcas menos populares. Você terá que experimentar um pouco, para descobrir quais são as melhores. Esse trabalho extra vale à pena, pois a diferença entre os preços pode ser impressionante. Só para que você tenha uma referência, no caso dos medicamentos, o genérico é, em média, 40% mais barato do que o original.

 

Planos muito altos

 

Você certamente conhece a palavra upgrade, que significa subir um nível. Muitos serviços oferecem o “upgrade” por uma “taxa módica”. Mas que tal fazer o contrário ― o downgrade ― e economizar?

 

Por exemplo, se você tem um plano de telefonia para 1.000 minutos, reduza para 500 minutos. Se você usa o plano de internet de 10Gb, reduza para 5Gb. Dessa forma, você não precisa cancelar serviços importantes, mas consegue diminuir o peso deles em suas despesas pessoais.

 

Serviços

 

Quantas vezes você paga outras pessoas para limpar sua casa, lavar seu carro ou dar um passeio com seu cachorro? Em vez disso, você poderia fazer essas pequenas tarefas cotidianas por si mesmo. Elas não requerem muita habilidade, mas custam caro no final do mês. Além disso, assumir essas tarefas é uma maneira diferente de passar mais tempo com a família.

 

Gastos com o carro

 

A sua equipe de trabalho mora perto de você? Então, incentive seus colegas a formarem um rodízio de carona. Assim, cada um de vocês só vai tirar o carro da garagem e gastar combustível uma ou duas vezes na semana. Quanto mais longe vocês moram da empresa, mais você vai economizar com essa estratégia.

 

Outra forma de reduzir as despesas com combustível é adotando o regime home office na sua empresa em alguns dias da semana.

 

Objetos velhos e inutilizados

 

Muitas pessoas, quando decidem comprar um computador novo, guardam o velho em algum armário da casa. Porém, se você vender o item antigo, vai poder usar o dinheiro para pagar uma parte do valor do item novo. Assim, você pode continuar renovando itens eletrônicos, que realmente ficam desatualizados após um ou dois anos, sem desembolsar uma fortuna todas as vezes.

 

Economizando em suas despesas pessoais, você vai ter mais dinheiro disponível para aplicar no que realmente importa. Talvez seja uma viagem, uma casa, seu fundo de aposentadoria ou até mesmo um investimento. Seja qual for a sua motivação, economizar é a maneira mais efetiva de atingir seus objetivos financeiros.

 

Para descobrir mais formas de organizar suas despesas pessoais, assine nossa newsletter e receba nossas dicas exclusivas!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 passos para mudar o visual da casa sem gastar muito
Por Viva Decora
Dicas de como reformar sua casa gastando pouco
Por Equipe Organizze
3 gastos desnecessários com o seu pet que você pode evitar
Por Equipe Organizze
4 atitudes que comprometem seu controle financeiro pessoal
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).