Filmes inspiradores para quem pensa em mudar de carreira

Escrito por:

Manter uma carreira única pela vida inteira tem se tornado cada vez mais raro. Era muito comum, há 20 anos atrás, aprender uma profissão e permanecer nela até a tão “sonhada” aposentadoria e só então desfrutar a vida. Consegue imaginar isso? Trabalhar por mais de 30 anos, tendo apenas 1 mês de férias por ano e só após essa jornada poder aproveitar as conquistas? Se você não se imagina assim e se quer mudar de carreira, vai gostar deste outro post também: “Transição de carreira: 3 coisas que você não deve fazer“.

 

Com a disseminação dos conceitos de que é possível “ser feliz e ter prazer exercendo uma profissão” e “ganhar muito dinheiro fazendo algo que se goste”, muitas pessoas têm olhado com olhos longos para essa perspectiva, suspirando e se perguntando se isso lhe pertence.

 

Como coach de liderança e carreira, já vi diversas pessoas que se lançaram nesse grande desafio e passaram por diversas tribulações, mas de uma forma ou de outra chegaram do outro lado, encontrando muitas vezes algo que afirmam ser ainda melhor do que dinheiro: a felicidade!

 

E como sempre é bom buscar inspiração para o que se quer fazer, vou deixar aqui 4 sugestões de ótimos filmes para inspirar e motivar você a mudar de carreira. Você vai ver que pode até não ser moleza, mas que tem muito a ganhar quem encontra o que verdadeiramente procura.

 

Prepare a pipoca e vamos lá!

 

“À Procura da Felicidade” (2007), de Gabriele Muccino

 

Com Will Smith no papel de Chris Gardner, “À Procura da Felicidade” conta a história de um empreendedor, que vê seus negócios estagnados e descobre a chance de entrar para uma grande corporação. O seu grande desafio é mudar de carreira no momento em que está ‘quebrado’ financeiramente, ter que encarar um teste de seis meses sem nenhuma remuneração nem garantia de conseguir a vaga, e tudo isso enquanto cuida sozinho de seu filho. Esse lindo filme é baseado em uma história real.

 

“Um Senhor Estagiário” (2015), de Nancy Meyers

 

Com Robert De Niro no papel de Ben Whittaker, um homem que se vê enfadado com a vida de aposentado, após muitos anos trabalhando como executivo de uma grande empresa que fabricava Listas Telefônicas (curiosidade: pra quem não sabe o que é isso, antes do Google, toda empresa que queria ser encontrada anunciava nas Listas Telefônicas, que eram enormes e tinha telefones de todas as empresas).

 

Ben acaba encontrando um anúncio para contratação de um idoso que vai trabalhar como estagiário em uma empresa de internet. Contra a vontade da dona da empresa, interpretada por Anne Hathaway, ele acaba se tornando seu estagiário e, aos poucos, vai se adequando à nova rotina, à medida que vai acrescentando valor a tudo que faz.

 

“Intocáveis” (2012), de Eric Toledano e Olivier Nakache

 

Inspirado em fatos reais, conta a história de Driss, interpretado pelo divertidíssimo Omar Sy, que seguia uma vida errante e sem perspectivas, sobrevivendo por curtos períodos em empregos simples e longos períodos com o auxílio desemprego. Até que, para continuar recebendo o auxílio, precisa participar de uma entrevista e acaba sendo contratado para trabalhar como cuidador de um senhor tetraplégico chamado Philippe, impecavelmente interpretado por François Cluzet.

 

Philippe, que é muito rico, acaba dando a Driss uma nova perspectiva de vida e conforme aprende mais sobre seu trabalho, nasce uma forte e improvável amizade entre ambos. Aqui mudar de carreira não era algo buscado mas é incrível ver a transformação dos personagens quando ela, naturalmente, acontece.

 

“O Jogo da Imitação” (2015), de Morten Tyldum

 

Esse filme conta a história de Alan Turing, interpretado por Benedict Cumberbatch, o precursor da computação moderna e uma das pessoas mais importantes na vitória dos aliados sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial. Neste filme, podemos ver a criação de um dos primeiros computadores do mundo, com a dificílima missão de desvendar a máquina de criptografia alemã, que dava grande vantagem para eles. Porém, nem toda sua genialidade pode realizar uma tarefa tão imensa e ele se vê na posição de ter de mudar de carreira e aprender a ser um líder para conquistar as pessoas que o ajudarão a realizar seu grande trabalho.

 

Como bom coach, eu adoro ouvir as pessoas, então comente aqui no post o que achou das indicações e, se tiver alguma outra dica de filme para quem quer mudar de carreira, também vou gostar de receber!

 

Até breve!

 

*Paulo Bomfim para Instituto Acelere, uma startup especialista em conteúdo, fácil e acessível. Um livro por mês, mapa mental e plano de ação para colocar o conhecimento em prática, acesso ilimitado ao portal de cursos online e aulas ao vivo com os autores best-sellers. Tudo isso pensando em como acelerar a carreira com um único investimento.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Filmes indispensáveis para quem quer inovar
Por Instituto Acelere
Ganhei um aumento! E agora?
Por Equipe Organizze
O que considerar antes de aceitar uma proposta de emprego
Por Equipe Organizze
Você está vivendo irritado? Descubra como ter um dia mais positivo!
Por Instituto Acelere
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).