Fuja das armadilhas financeiras: cartões de crédito

Escrito por:

Benefícios, comodidade e segurança para suas compras. O que se esconde atrás do uso do cartão de crédito?

 

Cartões de crédito são um meio de pagamento prático e permitem que você adie a quitação de contas em até 40 dias sem juros. Os cartões também possibilitam que você pague apenas 15% do valor da fatura mensal e parcel as 85% restantes. Mas o que parece uma facilidade, pode ser uma armadilha: os juros médios dos cartões de crédito são os mais altos do mercado. Veja abaixo, o que diz o site InfoMoney.

 

No uso do cartão de crédito para saques ou pagamentos de contas no exterior, o governo vai cobrar IOF de 6,38% do valor da compra. Quem paga contas de consumo como de água ou luz com cartão de crédito, ainda que até a data do vencimento, será taxado com IOF.

 

Algumas dicas:

 

  • Não é preciso contratar um cartão de crédito no banco em que você tem conta: compare os melhores custos e vantagens em todo o mercado. Apesar de a maioria trabalhar com a primeira anuidade gratuita, lembre-se que depois desse período, o cartão vai lhe gerar um custo.
  • Ao contratar um cartão, preste atenção nos juros do crédito rotativo, no valor da anuidade, nos programas de benefícios e nos serviços incluídos. Há benefícios de todos os tipos: descontos em cinemas e restaurantes, salas VIP em aeroportos, milhas em dobro, seguros de viagem…
  • Para ter mais vantagens, escolha o cartão que oferece produtos e serviços gratuitos ou com desconto que você já costuma usar habitualmente.
  • Quem gasta pouco no cartão (cerca de R$500 por mês) deve contratar um plástico com juros e anuidade baixos e não se importar muito com milhas. Já quem gasta mais de R$1000 por mês, viaja ao exterior e compra em sites estrangeiros, deve olhar para o programa de benefícios e os serviços incluídos. Ainda que a anuidade seja maior, esse cliente poderá compensar a despesa usando seus pontos para comprar passagens aéreas e produtos.

 

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 dicas para contratar um seguro viagem barato
Por Equipe Organizze
4 dicas de como mobiliar a casa nova sem gastar muito
Por Equipe Organizze
3 hábitos financeiros para mudar sua vida (agora e para sempre)
Por Equipe Organizze
Conheça o método de controle de gastos 50/30/20
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).