Fuja das armadilhas financeiras: crédito

Escrito por:

É como uma máquina do tempo. O crédito permite que você compre hoje o que só teria dinheiro para adquirir no futuro. A mágica, no entanto, tem seu preço: você pagará mais caro – com juros – sempre que financiar uma compra.

 

O InfoMoney destacou também alguns outros pontos, veja só:

 

Não há nada de errado nos juros, afinal, eles sao uma prática milenar. O grande problema é que no Brasil eles estão entre os mais altos do mundo!

 

Então, lembre-se que tomar um empréstimo deve ser uma atitude bem pensada e planejada, mesmo que tenha que ser tomada com certa urgência. As financeiras podem oferecer mais dinheiro do que você precisa, mas não se esqueça que, quanto maior o valor que você pega, mais você gasta em juros.

 

No caso de contratação desse serviço, para economizar é tão importante pesquisar as menores taxas de juros quanto buscar o produto ou serviço mais barato.

 

Dicas:

  • Para o consumidor, os juros não são o único custo de um empréstimo. Seguros e taxas, como de início de relacionamento, podem ser cobrados pelos bancos.
  • Não basta comparar os juros cobrados por cada instituição financeira. Compare o CET (custo efetivo total), uma taxa que embute juros, impostos e seguros.
  • Negocie a taxa de juros.É possível oferecer uma contraproposta para o valor que está sendo pedido. Se você estiver disposto a negociar, pode conseguir um empréstimo com menos juros.
  • Nunca assine o contrato sem ler. Essa é a dica mais importante: nunca assine o contrato antes de ler tudo com calma. Assim, você aceita um empréstimo com o qual realmente concorda e não corre riscos de ser surpreendido depois.

 

 

 

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

E se aplicar seu dinheiro fosse como comprar imóvel?
Por Felipe Modenese
Como fazer um planejamento financeiro familiar em 6 passos
Por Equipe Organizze
6 segredos de finanças para pais de primeira viagem
Por Equipe Organizze
Curso de inglês ou Intercâmbio: qual o mais econômico?
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).