Fuja das armadilhas financeiras: crédito
Escrito por: Equipe Organizze

É como uma máquina do tempo. O crédito permite que você compre hoje o que só teria dinheiro para adquirir no futuro. A mágica, no entanto, tem seu preço: você pagará mais caro – com juros – sempre que financiar uma compra.
O InfoMoney destacou também alguns outros pontos, veja só:
Não há nada de errado nos juros, afinal, eles sao uma prática milenar. O grande problema é que no Brasil eles estão entre os mais altos do mundo!
Então, lembre-se que tomar um empréstimo deve ser uma atitude bem pensada e planejada, mesmo que tenha que ser tomada com certa urgência. As financeiras podem oferecer mais dinheiro do que você precisa, mas não se esqueça que, quanto maior o valor que você pega, mais você gasta em juros.
No caso de contratação desse serviço, para economizar é tão importante pesquisar as menores taxas de juros quanto buscar o produto ou serviço mais barato.
Dicas:
- Para o consumidor, os juros não são o único custo de um empréstimo. Seguros e taxas, como de início de relacionamento, podem ser cobrados pelos bancos.
- Não basta comparar os juros cobrados por cada instituição financeira. Compare o CET (custo efetivo total), uma taxa que embute juros, impostos e seguros.
- Negocie a taxa de juros.É possível oferecer uma contraproposta para o valor que está sendo pedido. Se você estiver disposto a negociar, pode conseguir um empréstimo com menos juros.
- Nunca assine o contrato sem ler. Essa é a dica mais importante: nunca assine o contrato antes de ler tudo com calma. Assim, você aceita um empréstimo com o qual realmente concorda e não corre riscos de ser surpreendido depois.