Ganhei um aumento! E agora?

Escrito por:

Se você é assalariado já deve ter passado por uma das melhores situações que um trabalhador pode experimentar: receber um aumento. Seja por mérito, promoção ou por convenção coletiva, ver o seu salário aumentar é sempre uma sensação positiva e satisfatória.

 

Nestas horas, no entanto, uma dúvida costuma surgir com frequência: ganhei um aumento! E agora? O que fazer com esse dinheiro extra que passará a entrar na conta todos os meses?

 

Continue a leitura do artigo de hoje e saiba como lidar com o aumento do salário e utilizar esse dinheiro com inteligência! Vamos lá?

 

Aumento x inflação

 

Antes de se perder em meio à euforia por conta do aumento no salário, é importante – em primeiro lugar, que o trabalhador considere a verdadeira relevância do aumento recebido. Isso porque, todos os anos, nosso poder de compra tende a diminuir – por conta da inflação e, neste contexto, nem sempre um incremento no salário será, de fato, um dinheiro extra para ser aproveitado.

 

Se o aumento veio por meio de uma convenção coletiva, por exemplo, ele pode servir apenas para compensar a inflação – ou parte da inflação – do período, a fim de que o poder de compra do salário do assalariado seja mantido. Por outro lado, se o seu aumento foi proveniente de uma promoção ou até mesmo por meritocracia, vale a pena comemorar.

 

Aqui, no entanto, vale uma ressalva: comemore com moderação. Além disso, prepare-se para receber este aumento com inteligência financeira, para que ele, de fato, faça diferença no seu orçamento – e na sua vida – ao longo do tempo.

 

Atenção ao lifestyle

 

Quando o aumento recebido pelo trabalhador é expressivo – ou relevante, não é incomum ocorrer excessos. Muitas pessoas nutrem a ideia de que, se ganham mais, podem também elevar seus gastos mensais. E isso é um erro.

 

Se você elevar seus gastos à medida que sua remuneração aumenta, você jamais conseguirá economizar e poupar dinheiro suficiente para atingir os seus mais diversos objetivos financeiros. Quanto mais você receber, mais você sentirá necessidade de gastar, e não sairá do lugar.

 

Além disso, para quem não tem controle sobre seu próprio dinheiro, o aumento de gastos junto à uma melhor remuneração pode levar a uma situação de dívidas em momentos de emergência. Afinal de contas, você nunca estará confortável financeiramente para lidar com uma situação financeira adversa.

 

Por isso, após ganhar um aumento, é imprescindível manter o estilo de vida e um padrão de consumo compatível com seus rendimentos – evitando ao máximo alterar este padrão em relação ao que você estava acostumado antes de receber um salário melhor.

 

A reserva de emergência

 

Caso você ainda não tenha uma reserva de emergência – uma quantia de dinheiro reservada para situações emergenciais, este seria um excelente momento para dar início a esta reserva – poupando dinheiro e reservando a quantia referente ao aumento do salário para este fim.

 

Manter hábitos saudáveis e ter uma reserva de emergência formada são os primeiros passo para quem deseja manter uma vida financeira mais tranquila e organizada. Além disso, o direcionamento de parte da sua renda para uma finalidade específica pode ajudar você a dar início aos seus investimentos.

 

Oportunidade para investimentos

 

Ganhou um aumento? Então que tal começar a investir o seu dinheiro e fazer esta pequena parte do seu salário trabalhar em seu favor ao longo do tempo?

 

Receber um aumento na remuneração mensal é uma situação mais que propícia para começar a investir. Se você não costuma realizar aportes com frequência, não se preocupe! Com calma, estudo e uma boa dose de organização e regularidade você conseguirá formar uma carteira de investimentos sólida, que ajudará você a ganhar bons rendimentos ao longo dos anos.

 

Começar pelos títulos do Tesouro Direto ou títulos privados mais seguros, como o Certificado de Depósito Bancário (CDB), pode ser um caminho para quem deseja começar a investir após receber um aumento. Este pode ser o primeiro passo para conseguir viver de renda no futuro!

 

Realização de sonhos

 

Se a sua vida financeira está organizada e devidamente planejada – com investimentos regulares e uma reserva de emergência formada, talvez seja o momento de utilizar esta grana extra para realizar seus sonhos.

 

Quem sabe juntar dinheiro para fazer aquela viagem que você sempre quis? Ou trocar seu carro por um modelo mais novo? São planos que você pode fazer – e que podem ser realizados somente com os ganhos adicionais que você conquistou no trabalho.

 

Aprenda a planejar seus ganhos e distribuí-los de modo que esta parcela de aumento seja também utilizada para realizar seus desejos pessoais. Aqui só não vale deixar “a vida levar”, sem fazer planos.

 

Lembre-se que, quando não existe um plano a ser seguido, fica muito mais difícil poupar e economizar dinheiro no dia a dia, e os ganhos adicionais acabam sendo diluídos em gastos extras ao longo do mês. E você não deseja que isso aconteça, não é mesmo?

 

Organização em primeiro lugar

 

Independente do destino que você dará ao seu aumento,  é imprescindível que você se organize financeiramente e não caia em armadilhas cotidianas de, por exemplo, gastar mais porque está recebendo um salário melhor. Evite ser imediatista, pense no curto, médio e longo prazo e descubra de que forma o seu aumento pode ser utilizado de uma maneira positiva.

 

Saiba exatamente quanto recebe e quais são seus gastos. A partir daí, organize-se e planeje-se para investir, pagar aquela conta em atraso ou até mesmo realizar sonhos ao longo do tempo. É a partir desta mudança de mindset e do uso inteligente do dinheiro que recebe que você conseguirá, de fato, sentir uma diferença deste aumento do salário no seu dia a dia.

 

Com isso, você conseguirá não apenas fazer bom uso do aumento recebido, mas também nutrir hábitos positivos e enriquecedores – que serão aliados positivos no seu dia a dia para uma vida financeira mais tranquila, em busca da tão desejada independência financeira.

 

E você, já passou por uma situação de aumento de salário? Quais foram suas decisões e ações diante deste ganho inesperado? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas opiniões e experiências!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como fazer um planejamento financeiro familiar em 6 passos
Por Equipe Organizze
6 segredos de finanças para pais de primeira viagem
Por Equipe Organizze
Curso de inglês ou Intercâmbio: qual o mais econômico?
Por Equipe Organizze
Como funciona o cheque especial?
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).