Guia básico de como cuidar melhor do seu dinheiro

Escrito por:

Como já citamos em outros artigos publicados no blog, alguns passos simples podem fazer toda a diferença quando o assunto é gerenciar bem o seu dinheiro. Anotar os gastos, saber o quanto entra e o quanto sai, evitar compras por impulso…

 

Para reforçar essa ideia, o blog Finanças Forever listou alguns passos essenciais para você começar a cuidar melhor do seu dinheiro. Confira alguns destaques abaixo.

 

1. Registre sua renda

 

Registre sua renda mensal. Se o que você ganha pode variar dependendo de quantas horas trabalhadas, some seu total mensal por alguns meses para calcular uma média. Mas não inclua valores que você não tem certeza de que receberá, como bônus de final de ano ou reembolso de impostos.

 

2. Acompanhe seus gastos mensais

 

Faça uma lista de todas as suas despesas que ocorrem regularmente: aluguel, seguro, creches, mantimentos, gás, pagamentos de carros e contas de telefone, Internet e serviço de TV são alguns dos mais comuns. Talvez você também esteja fazendo pagamentos com dívidas pendentes de cartão de crédito, empréstimos estudantis ou empréstimos imobiliários. Adicione tudo para garantir que o dinheiro recebido seja maior do que o que sai todo mês.

 

3. Fique atento aos pequenos gastos

 

Você, mesmo sem perceber, gasta uma quantia considerável todos os meses com coisas pequenas que podem ser difíceis de agrupar para incluir no orçamento – dinheiro que você retira no caixa eletrônico e gasta com as necessidades do dia a dia (supermercado, refeições, transporte), por exemplo. Comece a rastrear para onde vai esse dinheiro, mantendo um diário de despesas para as próximas quatro semanas. Você pode usar esses resultados para mensurar quanto de dinheiro você está gastando em um mês típico.

 

4. Gastos Inesperados

 

Muitas vezes, despesas “inesperadas” que podem inviabilizar um orçamento não são tão inesperadas. Presentes de Natal para os seus filhos? Acontece todos os anos. Compra de material escolar? Você sabe quando essa despesa aparecerá. Como você não pode calcular exatamente essas despesas, já que elas não são recorrentes, projete uma estimativa para o ano e a inclua em seu orçamento.

 

Clique no botão abaixo para ler outras dicas.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Economizando na mobília: conheça as vantagens dos móveis multifuncionais
Por Equipe Organizze
5 hábitos que acabam com o seu dinheiro
Por Nathalia Arcuri | Me Poupe
Educação financeira infantil: como começar?
Por Equipe Organizze
Dicas para economizar dinheiro com serviços no dia a dia
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).