Guia completo: de investidor iniciante a Jedi das aplicações

Escrito por:

Para se tornar um grande investidor, não há outra alternativa a não ser estudar, pesquisar e estudar. Assim como na franquia Star Wars, para você se tornar um verdadeiro Jedi, é preciso dominar algumas habilidades antes de enfrentar qualquer inimigo.

 

O blog da Corretora Rico disponibilizou um guia completo para você se tornar o expert dos investimentos. Nele, os autores dizem que para se tornar um Jedi das aplicações, é preciso estar do lado certo da força. E para isso, não é necessário ter longos anos de experiência.

 

Confira alguns destaques do artigo abaixo.

 

O Que é Investimento – Verdade Revelada

 

Investidor iniciante, entenda primeiro o que não é investimento.

 

Carro não é investimento. Casa não é investimento. Consórcio não é investimento. Loteria não é investimento (sim, já vimos até isso). Celular não é investimento. Título de capitalização não é investimento. CDBs do seu banco não são investimentos.

 

E o grande chefão: poupança NÃO é investimento!

 

Você perde dinheiro com todas essas coisas ou deixa de ganhar. Entenda que tudo que gera custos como IPVA, IPTU, juros do banco e, geralmente, tudo que o banco oferecer tem a tendência de ser pouco lucrativo.

 

O seu gerente não está pensando em você e no rendimento real dos seus investimentos. Ele precisa do seu dinheiro para bater metas e engrossar o seu salário de gerente.

 

Eu sei que pode ser difícil ouvir isso, mas a verdade é que quase tudo o que os grandes bancos têm é feito para tirar o seu dinheiro. Essa é uma lei no mercado: enquanto uns ganham, outros perdem.

 

O mundo é muito diferente do que você imagina, investidor iniciante. No Brasil, pouquíssimas pessoas sabem de fato o que estão fazendo com o seu dinheiro.

 

Mas então: o que é investimento?

 

O conceito de investimento é simples. Toda aplicação financeira que tem a tendência de trazer lucro depois de um período de tempo é investimento.

 

Em todo investimento, existem certas características que determinam o seu comportamento. São eles: liquidez, aplicação inicial, prazo de vencimento, juros e riscos.

 

Existem outros conceitos básicos que você precisa dominar. Por exemplo, como funciona um investimento?

 

É como um empréstimo. Alguém tem dinheiro sobrando e alguém precisa captar esse dinheiro para realizar projetos. Como não existe caridade no mercado financeiro, quem pega emprestado precisa pagar uma taxa para atrair investidores.

 

Quem pega emprestado, normalmente é chamado de emissor da dívida e quem empresta é conhecido como investidor.

 

O que é renda fixa – o primeiro passo

 

O primeiro universo é o da renda fixa. Esse é o que você deve investir se está saindo da poupança ou se está construindo sua reserva de emergência.

 

Veja as principais características dos investimentos de renda fixa:

 

→ Segurança

→ Conservadorismo

→ CDI como referência

→ Versátil (possui muitos tipos de investimentos)

→ Simples

 

A maioria dos investimentos de renda fixa são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Você pode ter até R$ 250.000 de volta em caso de calote do emissor do investimento.

 

Veja algumas opções de investimentos da renda fixa:

 

→ Tesouro Direto (emitido pelo Tesouro Nacional)*

→ CDB (Certificado de Depósito Bancário)

→ LCI e LCA (Letras de Crédito isentas de Imposto de Renda)

→ LC (Letra de Câmbio)

→ CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)*

→ Debêntures (títulos de crédito privados emitidos por empresas)*

→ Fundos de renda fixa (agregam aplicações de milhares de investidores e administram o dinheiro, escolhendo o melhor investimento segundo uma estratégia predefinida)*

 

Os investimentos de renda fixa oscilam menos que os de renda variável. Dessa forma, se você está iniciando nessa vida de investidor, investimentos de renda fixa são uma boa escolha. Eles são mais previsíveis.

 

Entenda o que é renda variável e continue lendo o guia completo clicando no botão abaixo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 dicas para fazer bons investimentos em 2018
Por Ana Cláudia Inez
5 dicas para fazer uma viagem de Ano Novo barata
Por Equipe Organizze
Como economizar em passagens aéreas?
Por Equipe Organizze
6 dicas de ouro para o planejamento financeiro das férias
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).