Importância da educação financeira e de um bom planejamento para a conquista da casa própria

Escrito por:

A compra de uma casa está entre as maiores decisões financeiras que grande parte da população brasileira e mundial irá tomar em suas vidas, e tanto uma boa educação na área como um planejamento adequado são itens cruciais para uma decisão bem feita.

 

É por isso que decidimos fazer esse post falando um pouco mais sobre esses dois fatores e como ambos podem ajudar você que está à procura de imóveis à venda.

 

A educação financeira e a sua importância no processo de compra de uma casa própria

 

É essencial que, na busca pela casa própria, você sempre procure também uma educação financeira adequada por meio de empresas, sites e profissionais especializados. Isso é necessário porque os mercados imobiliários não são estáticos e costumam mudar muito ao longo do tempo, assim como as negociações de apartamentos e casas à venda.

 

Por meio de cursos e treinamentos, é possível descobrir as perguntas certas que você deve fazer a si mesmo antes de concluir a aquisição de imóveis à venda, como e por que você quer se instalar em uma área específica, quanto tempo pretende ficar ali, que tipo de propriedade você está considerando e onde você está em sua carreira e estilo de vida.

 

Uma boa educação financeira também poderá ajudar você a avaliar como lida com o seu dinheiro. Você tem orçamento? Se não, você sabe como criar um? Você entende o seu rating de crédito e o que determina a sua pontuação? Se você tem dívidas, como vão os seus esforços para pagá-las?

 

A importância de responder todas essas perguntas se dá pelo fato de que, na maioria das vezes, tudo aquilo que você não sabe sobre gastos e empréstimos pode limitar a sua capacidade de comprar uma casa.

 

E, por falar nessa parte financeira, cursos e treinamentos podem te ajudar, inclusive, a saber como conseguir que os bancos aprovem um financiamento para você e ainda poderá ter acesso a um direcionamento do que irá precisar para fechar uma venda e dos custos que terá após a aquisição da casa que deseja.

 

O planejamento financeiro e como ele pode te ajudar na hora de adquirir casas à venda

 

Há realmente dois números importantes que você precisa saber quando quer comprar apartamentos ou casas: quanto está disposto a gastar na parcela mensal do financiamento e quanto dinheiro tem para cobrir a entrada.

 

No entanto, para ter uma boa estimativa desses dois números, é muito importante que você coloque as suas finanças em ordem e, de preferência, dê pelo menos um espaço de três a seis meses para pensar antes de concluir a compra.

 

Mas… por que esse planejamento financeiro é tão importante?

 

Simplesmente para evitar que, no meio do caminho, você acabe ficando sem recursos para pagar as parcelas do financiamento e tenha até que se desfazer da casa que tanto se esforçou para comprar só porque descobriu, de repente, que não estava pronto para isso.

 

Um bom planejamento financeiro poderá te ajudar a examinar as suas finanças, priorizar gastos e reduzir outros para que, assim, você possa facilmente alcançar a sua meta e, quem sabe, fazer outras aquisições ao longo dos meses, como a compra de um carro, o financiamento da faculdade dos filhos e até mesmo aquela viagem que sempre quis fazer.

 

Aqui estão 5 razões poderosas pelas quais o planejamento financeiro vai te levar à conquista da casa própria.

 

Razão nº 1: Renda

 

É possível gerenciar a renda de forma mais eficaz através do planejamento. O gerenciamento de renda ajuda você a entender quanto dinheiro precisará para pagamentos de impostos, outros gastos mensais e economias.

 

Razão nº 2: Segurança familiar

 

Garantir a segurança financeira da sua família é uma parte muito importante do processo de planejamento financeiro. Saber que não só você tem o dinheiro que precisa, como o está administrando bem pode fornecer uma grande paz de espírito para você e seus familiares.

 

Razão nº 3: Corte de gastos

 

Um planejamento financeiro adequado considera as suas circunstâncias pessoais, objetivos e tolerância a riscos. Ele age como um guia para te ajudar a manter somente os gastos essenciais para atender todas as suas necessidades, personalidade e objetivos.

 

Razão nº 4: Economia

 

A economia gerada pelo bom planejamento pode ser benéfica em tempos difíceis. Por exemplo, você pode ter certeza de que possui pelo menos um pouco de capital para substituir possíveis perdas de renda ocasionadas por uma demissão do emprego ou até pelo surgimento de um membro a mais na família.

 

Razão nº 5: Entendimento financeiro

 

Um melhor entendimento financeiro pode ser alcançado quando metas mensuráveis ​​são estabelecidas, os efeitos das decisões são entendidos e os resultados são revisados. É uma boa maneira de dar uma nova abordagem ao seu orçamento e melhorar o controle sobre o seu estilo de vida financeiro.

 

Conclusão

 

Uma casa é a compra mais cara que a maioria das pessoas fará em suas vidas. Com um pouco de planejamento, é possível que você evite a ansiedade que pode atormentar essa transação.

 

É por isso que, antes de começar a ver sites de imóveis para comprar apartamentos ou casas, primeiro você precisa levar a sério o seu dinheiro. Verifique o seu crédito, economize e crie um orçamento com o qual você possa viver e, aí sim, estará no caminho certo para comprar uma casa própria.

 

Nunca é demais, também, procurar educação adicional para entender melhor as suas finanças. Reserve algumas horas para compreender melhor o processo de financiamento, como melhorar o seu crédito e de que forma é possível fazer compras de forma mais inteligente para uma casa recém-adquirida.

 

E aí, já tem alguma ideia de curso ou treinamento para participar e aprimorar a sua educação e planejamento financeiros?

 

Caso tenha gostado do post, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais com os seus colegas de trabalho, amigos, familiares e conhecidos! Quem sabe algum deles não esteja precisando ler um texto exatamente como esse para conhecer o caminho certo para adquirir a tão sonhada casa própria.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

6 dicas de como economizar na decoração da casa
Por Equipe Organizze
Poupar dinheiro ou só se vive uma vez?
Por Equipe Organizze
7 dicas para economizar com a construção da casa
Por Equipe Organizze
Conheça bons investimentos para sair da poupança
Por Luana Biral
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).