Independência Financeira: saiba o que você precisa fazer para alcançar

Escrito por:

O conceito de independência financeira pode ser diferente para cada um. De uma maneira geral, acreditamos que quem alcança o equilíbrio ou a independência financeira possui uma reserva financeira capaz de suprir seus gastos por muito tempo, não possui dívidas e investe seu dinheiro o bastante para obter rendas consideráveis.

 

Claro que esse conceito pode mudar de acordo com seus objetivos, mas o caminho para chegar lá é muito parecido. O blog Finanças Forever listou algumas dicas de como começar a se organizar para trilhar o caminho em busca do equilíbrio financeiro, continue lendo o texto e confira os destaques!

 

Organize-se

 

Para começar a trilhar o caminho rumo à independência financeira, você precisa primeiro ter total conhecimento e controle em relação aos seus ganhos mensais no seu emprego tradicional.

 

Uma boa dica é anotar os gastos. Isso pode ser feito com papel e caneta mesmo ou através de aplicativos e sites voltados ao controle financeiro do seu dinheiro. Com a organização do seu rendimento mensal, você passa a ver para onde o seu dinheiro está indo. Sabendo as quantidades exatas, fica mais fácil se planejar para separar ao menos 10% do seu salário para futuros investimentos e empreendimentos.

 

Faça simulações

 

Ao começar a separar uma parte do seu dinheiro para investir, é essencial saber quais os valores você precisa juntar para que os rendimentos sejam realmente positivos. Quando falamos de mercado financeiro, existem muitos fatores que interferem no dinheiro investido, como os juros e a variação da inflação.

 

Para ter uma noção aproximada da quantidade em dinheiro que você precisa guardar para investir, existem simuladores online que calculam os valores levando todos esses aspectos flutuantes em conta. Eles te ajudam a planejar melhor o caminho até a independência financeira.

 

Estipule metas

 

Essa dica se conecta com as duas anteriores. Tendo como base os valores que você gasta por mês e a quantidade que você precisa para investir, é interessante estipular metas de investimento de maneira objetiva.

 

Criar metas é uma maneira de você acompanhar o seu próprio progresso. Você pode definir guardar 10% do seu salário durante 6 meses, por exemplo. Quando atingir esse objetivo, pense em outra meta nesse sentido para seguir determinado.

 

Saiba investir

 

Quando você alcança a quantidade necessária para começar a investir, é importante ficar atento aos diversos tipos de investimento e estudar bastante sobre eles.

 

Geralmente as pessoas escolhem guardar o dinheiro e colocá-lo na poupança, por ser o caminho mais conhecido e mais fácil. No entanto, essa forma de investimento não compensa, pois os rendimentos são bem baixos.

 

O mais indicado é que você diversifique as opções de investimento para que as chances de retorno aumentem. É possível aplicar em Tesouro Direto, comprar ações e investir em fundos imobiliários, por exemplo.

 

Confira mais dicas clicando no botão abaixo!

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O que fazer para sair do endividamento?
Por Equipe Organizze
CFD: o que é e como utilizar nas finanças pessoais?
Por Equipe Organizze
4 dicas para garantir mais tranquilidade na viagem pós-pandemia
Por Equipe Organizze
3 dicas fantásticas para sair financeiramente mais forte da pandemia
Por Tiago Trespach Marques
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).