Investimento financeiro: aprenda a viver de renda em 5 passos

Escrito por:

Certamente você já sonhou em fazer um investimento financeiro que lhe garanta viver de renda e assegure uma boa qualidade de vida, sem preocupações com o trabalho. No entanto, para alcançar tal objetivo é preciso seguir uma pequena receita que proporcionará segurança e estabilidade em sua nova vida de sossego.

 

Para ajudá-lo, desenvolvemos 5 passos para que você consiga fazer investimentos e viver apenas de renda de forma tranquila e segura. Acompanhe nosso post e saiba mais!

 

1. Ganhe bastante dinheiro

 

É evidente que o primeiro passo para viver de renda é ganhar muito dinheiro. Porém, muitas pessoas não têm ideia de como fazer isso. A melhor forma de começar a ganhar bastante dinheiro é agregando valor aos serviços rentáveis.

 

Por exemplo: se você tem um negócio próprio, é preciso melhorar a qualidade dos produtos e serviços prestados a fim de atrair mais clientes. Ao aumentar o faturamento da empresa, você dará o primeiro passo rumo ao seu objetivo.

 

Agora, se você é um trabalhador assalariado, a melhor coisa a se fazer é trabalhar com qualidade, ser proativo e se dedicar além do que a empresa espera. Assim você pode conseguir um aumento salarial e algumas bonificações que serão vantajosas às suas finanças.

 

Além disso, investir em trabalhos paralelos como freelancer ou vender comidas como bolos, trufas, etc., entre seus amigos, pode contribuir não apenas com o aumento da sua renda, mas com um aumento gradual do seu dinheiro. Porém, de nada adianta ganhar bastante dinheiro se você não souber poupar.

 

2. Poupe MUITO

 

Saber poupar o dinheiro que se ganha é um passo muito importante. Mas, para isso, é preciso um bom planejamento financeiro e muita disciplina.

 

Coloque na sua cabeça que você não precisa de muito para viver bem. Reveja suas finanças e destaque apenas as despesas necessárias. No caso das empresas, é importante manter um fluxo de caixa.

 

Elimine gastos supérfluos e, quando passar a ganhar muito dinheiro, evite que seus gastos ultrapassem a renda antiga. Dessa forma, os ganhos a mais poderão ser poupados por inteiro.

 

Se você ainda estiver com dificuldades para poupar, então é preciso rever seus objetivos. Você quer viver um presente de aparências, adquirindo bens desnecessários, ou fazer um investimento financeiro para viver de renda futuramente, de forma tranquila e despreocupada?

 

3. Estabeleça objetivos

 

Rever seus objetivos não significa que você deva deixar de viver para juntar dinheiro. Você pode fazer as duas coisas tranquilamente, basta ter organização e disciplina.

 

Para isso é necessário estabelecer seus objetivos de forma concisa e cuidadosa, assim eles não interferem em seu planejamento financeiro.

 

Veja o que é preciso para viver de renda futuramente e faça uma planilha ou coloque em um papel todas as suas metas, depois acompanhe à risca o plano estabelecido para não perder o controle das finanças.

 

Em caso de empresas, é importante fazer um planejamento estratégico, pois essa ferramenta contém detalhes dos objetivos de negócios e as estratégias para alcançá-los.

 

Porém, não basta ganhar muito dinheiro, saber poupar e ter bons objetivos. É preciso aplicar o dinheiro com sabedoria para garantir um futuro tranquilo.

 

4. Aplique o dinheiro com sabedoria

 

Quando se trata de aplicações, o assunto se torna mais complexo. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer um investimento e acabam procurando respostas com pessoas que não entendem muito bem sobre o assunto.

 

Por isso, seja sábio. Busque por fontes confiáveis e estude a fundo, só assim será possível saber qual o melhor investimento para o seu perfil.

 

Tenha sabedoria na hora de fazer uma aplicação para evitar prejuízos futuros. Estipule por quanto tempo você pretende viver de renda e pesquise o quanto o seu dinheiro pode render durante esse tempo.

 

Dessa forma você saberá qual valor será necessário poupar para o investimento financeiro.

 

Essa é a melhor maneira de aplicar com sabedoria. Porém, é necessário conhecer as ferramentas de investimento.

 

5. Conheça as ferramentas de investimento financeiro

 

Para entrar no mundo dos investimentos é preciso conhecer as ferramentas que fazem parte dessa realidade.

 

É necessário pesquisar sobre os investimentos a curto e a longo prazo, a fim de descobrir qual opção é ideal para que você consiga alcançar seus objetivos.

 

Para ajudá-lo a conhecer melhor as ferramentas que compõe o investimento financeiro, listamos os principais veículos que você deve estudar antes de fazer seu investimento.

 

→  Tesouro direto

 

O tesouro direto é um programa desenvolvido pelo tesouro nacional para a venda de títulos públicos a pessoas físicas.

 

→  LCI

 

As LCI (Letras de Crédito Imobiliário) são, basicamente, o dinheiro que você empresta a determinada instituição financeira. Esse dinheiro, por sua vez, será destinado a alguma modalidade de crédito imobiliário.

 

Em suma, LCI são títulos lastreados em créditos imobiliários e garantidos por hipotecas.

 

→  LCA

 

As LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) são títulos de créditos emitidos por instituições financeiras (públicas ou privadas), que objetivam obter recursos para o agronegócio.

 

→  Bolsa de valores

 

A bolsa de valores é um mercado organizado onde são negociadas ações de empresas que têm o capital aberto, tanto públicas quanto privadas.

 

→  CDB

 

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) consiste em títulos emitidos por bancos para captar dinheiro de pessoas. Essas, por sua vez, serão remuneradas com juros que variam de acordo com o valor captado.

 

→  Fundos de investimentos

 

O fundo de investimento é a aplicação financeira que visa reunir cotistas para obter lucro com a compra e venda de títulos de crédito ou cotas de outros fundos.

 

Essas são as principais ferramentas de investimento financeiro. Porém, como citado anteriormente, é preciso pesquisar a fundo para descobrir qual investimento é mais adequado ao seu perfil a fim de alcançar seu objetivo.

 

Seja sábio quando for investir. Estude bastante através de bons livros e faça pesquisas aprofundadas para evitar erros na hora de fazer um investimento.

 

Afinal, o investimento financeiro é uma excelente escolha para quem quer viver de renda, mas é preciso ter os pés no chão, certo?

 

Agora que você já sabe o que é necessário para viver de renda de forma segura e tranquila, e já conhece os principais veículos para fazer um bom investimento financeiro, veja que não é preciso muito dinheiro para alcançar seus objetivos!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Supérfluos: os obstáculos para seus objetivos financeiros
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Antes de investir, saiba o seu perfil de investidor
Por Alphamar Investimentos
3 dúvidas que todo investidor iniciante tem
Por Equipe Organizze
Como priorizar as dívidas? Saiba o que fazer para evitar que a dívida aumente
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).