Investimentos de alto risco

Escrito por:

Um grande atrativo dos investimentos de alto risco é a rentabilidade. Porém, muitas pessoas focam tanto nos ganhos que estes investimentos podem gerar, que não atentam para possibilidade de perder dinheiro. Em muitas vezes, até planejam o que iriam fazer com o valor antes mesmo de efetivar a tão esperada rentabilidade.

 

O impacto emocional e psicológico que alguns tipos de investimentos podem gerar nas pessoas é impressionante. A maioria dos seres humanos tem muita dificuldade de controlar seu emocional, e quando o assunto é ganhar dinheiro “fácil” e “rápido”, muitos não resistem as promessas e acabam investindo todo o seu patrimônio, e consequentemente correm o risco de ficar pobre da noite para dia.

 

Um grande exemplo desse impacto emocional e psicológico é a Mega-Sena da Virada, visto que inúmeras pessoas apostam e sonham o que fariam com o valor do prêmio, mas poucas pensam no dinheiro que estão “arriscando”, ou o que poderiam ter comprado, ou ainda se este não fará falta no seu orçamento.

 

No mercado financeiro temos investimentos de alto risco que possibilitam enriquecimento repentino. Entretanto, quanto mais fácil for para ganhar dinheiro, mais fácil também será de perdê-lo. Ressalto que não sou contra este tipo de investimento, mas, é muito importante ter em mente que o dinheiro que você está investindo, já é um dinheiro perdido. Isto lhe trará mais tranquilidade e ajudará na sua caminhada financeira, como também a descobrir seu perfil como investidor.

 

Leia mais: Entenda a importância de definir seu perfil de investidor

 

Por outro lado, não é por que você reconhece que o dinheiro investido já está perdido, que vai investir sem estudar e entender no que está aplicando seu capital, ou ainda, vai deixar de buscar uma melhoria na forma como você aplica o seu dinheiro. Pelo contrário, se um dia você sonha em ter a rentabilidade que aquele investimento pode proporcionar, quanto mais estudar e se aperfeiçoar, maior será a chance de alcançar o lucro almejado.

 

Nos investimentos de alto risco muito se fala em “recuperar o dinheiro perdido”, e muitas pessoas preocupadas para que isto aconteça acabam agindo pelo emocional e perdem mais dinheiro. Acredito que a melhor forma de pensar é que existem investimentos que deram certo e outros que deram errado, e que para você “recuperar o dinheiro perdido” tem que fazer mais investimentos certeiros do que errados, para isso é necessário estudo e experiência.

 

Outra dica importante quando se trata de investimentos de alta rentabilidade é não arriscar todo o seu patrimônio. Antes, busque criar uma reserva emergencial e um plano de previdência, através de investimentos de longo prazo. Desta forma, você poderá arriscar sem ter que se preocupar com o presente (reserva emergencial) ou com o futuro (investimentos para a aposentadoria).

 

Forte abraço a todos.

 

Até o mês que vem!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 atitudes essenciais para ter sucesso nos investimentos
Por Ana Cláudia Inez
5 mitos sobre a renda fixa
Por Equipe Organizze
Como funciona o mercado de ações?
Por Renan Lima
7 dicas do que fazer após investir o seu dinheiro
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).