Investir na Bolsa: diferentes modalidades para diferentes perfis

Escrito por:

Se o seu objetivo é usufruir do seu capital da melhor forma, deixá-lo parado não é uma opção. Entretanto, as muitas possibilidades de investimentos disponíveis podem fazer a decisão de onde investir o seu dinheiro parecer complexa. Mas relaxe. Escolher suas aplicações é mais simples do que parece!

 

O primeiro passo para tomar uma decisão é conhecer todas as opções de investimentos. Uma ótima alternativa para aplicar seu patrimônio é o Mercado de Ações. Contrariando o pensamento de muitas pessoas por aí, ele não se resume a apenas comprar e vender ações. Além disso, você não precisa necessariamente ter um montante milionário para começar a operar.

 

Se você optar por investir em ações, é imprescindível estudar o mercado e aprender como investir na Bolsa de Valores. Assim, você verá que existem modalidades de investimentos disponíveis para diferentes tipos de investidores. Para escolher o melhor caminho para você, é importante definir objetivos claros, traçar uma estratégia e conhecer bem seu perfil de investidor.

 

Confira agora as principais opções de investimento que a Bolsa de Valores oferece e veja qual se encaixa melhor nas suas expectativas:

 

Longo Prazo

A opção pode ser melhor aproveitada por quem não necessita de resultados imediatos e possui pouco tempo para monitorar os investimentos. Ao fazer a opção de montar uma carteira de longo prazo, você pode fazer uso de indicadores para te auxiliar a tomar decisões mais acertadas.

 

Um exemplo disso é a análise fundamentalista de ações, capaz de identificar boas perspectivas de valorização dos ativos no longo prazo, uma vez que leva em conta, entre outras coisas, a saúde financeira da empresa em que você pretende investir.

 

Curto Prazo

Os investimentos de curto prazo ocorrem entre o período de 1 dia a 2 semanas. O prazo reduzido aumenta o poder de reação às mudanças de cenário e torna a opção muito rentável. O risco pode ser reduzido justamente pela possibilidade de reagir com rapidez caso algo não ocorra como o previsto.

 

Nessa modalidade você não precisa necessariamente acompanhar o mercado durante o dia inteiro, mas é importante separar alguns momentos na sua rotina para se dedicar aos seus investimentos.

 

Day-Trade

Chamamos de Day-Trade as oportunidades nas quais você compra e vende uma ação no mesmo dia se aproveitando das flutuações diárias nos preços. Essa modalidade permite investir quantias menores e ainda sim realizar lucros.

 

Se escolher as operações diárias, você vai precisar separar um bom tempo do seu dia para realizá-las e fazer o acompanhamento. Isso porque tudo pode acontecer muito rápido, algumas transações chegam a durar apenas alguns minutos! Como as movimentações do mercado ocorrem com muita rapidez, é necessário ficar sempre atento, para identificar oportunidades de negócios e aproveitá-las.

 

Nesse caso, assim como no curto prazo, uma boa dica é fazer uso da análise técnica. Ela permitirá identificar tendências do mercado e distinguir momentos ideais de entrada e de saída para as suas transações.

 

Além das diferentes modalidades de investimentos em ações que apresentamos, a Bolsa de Valores também oferece outras opções interessantes. Já ouviu falar em Mercado Futuro? Nele você investe em contratos futuros, se comprometendo a comprar ou vender alguma mercadoria em uma data futura.

 

Mercado Futuro

Para operar Contratos Futuros você não precisa de grandes quantias, uma vez que não há desembolso de capital para comprar ou vender. É necessário depositar apenas uma margem de garantia, para garantir o pagamento caso haja alguma perda imprevista.

 

O interessante do Mercado Futuro é a diversidade de opções de investimento. Você pode, por exemplo, investir no milho, soja, café, boi gordo e até mesmo no dólar. Pode também investir em grandes empresas dos Estados Unidos, por meio do índice S&P 500, que agrega as 500 organizações mais importantes dos EUA. Dessa forma, é possível investir em empresas como Coca-Cola, Disney e até no Google. Legal, não é?

 

A Bolsa de Valores proporciona muitas oportunidades de investimentos, tanto para quem investe em ações, quanto para aqueles que optam por outros produtos disponíveis. O mais legal é que você não precisa ficar preso em apenas uma modalidade. Mesmo que seu perfil seja mais conservador, você pode explorar além do longo prazo e aplicar no Mercado Futuro, por exemplo.

 

Viu como a bolsa pode ser excelente para diferentes de investidores? Conta para gente nos comentários qual modalidade é a ideal para você!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como antecipar o décimo terceiro salário?
Por Equipe Organizze
Como organizar uma festa dentro do seu orçamento familiar
Por Equipe Organizze
O que são Small Caps: conheça as pequenas ações da Bolsa
Por Ana Cláudia Inez
Dicas para evitar se endividar no final do ano
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).