Investir ou quitar as dívidas?

Escrito por:

Uma pergunta recorrente e até certo ponto polêmica no mundo das finanças pessoais refere-se a qual melhor opção para nossa economia mensal: utilizá-la para quitar as dívidas, ou fazer investimentos? Sabendo que existem várias opiniões diferentes sobre o assunto e que existe um ideal diferente para cada pessoa, vou expor aqui o meu ponto de vista o qual pode servir para a sua situação de vida.

 

O primeiro ponto que gostaria de destacar, o qual também difere de alguns educadores, é que a economia mensal só deve ser utilizada para investimentos ou para quitar as dívidas após a formação de uma reserva emergencial. Essa tese em termos puramente financeiros parece ser desvantajosa, porém, acredito que o ganho psicológico compensa esta situação, mas este é um assunto para um outro artigo.

 

Agora se você já tem uma reserva emergencial, ou seja, um montante economizado que corresponda de 3 a 6 meses dos seus gastos mensais, qual é a melhor aplicação das economias? Investimentos ou pagamento das dívidas? Entendo que a aplicação mais segura e rentável é reduzir as dívidas.

 

O primeiro fato que comprava esta situação é que dificilmente você encontrará um investimento que renda mais que os juros da dívida. E mesmo que encontre, ainda existe a situação de que em todo investimento existe o risco de você perder, tanto a rentabilidade quanto o valor investido. Situação essa que não acontece quando você reduz a dívida, ou seja, quando você quita uma dívida você deixa de pagar os juros de forma definitiva.

 

Este fato fica evidente quando algumas pessoas utilizam a rentabilidade dos investimentos para quitar as dívidas, em algumas situações isto pode funcionar, mas o risco é grande, pois caso estas pessoas venham a perder o valor investido, acabam sem patrimônio e com dívidas. Por outro lado, se estas mesmas pessoas tivessem utilizado o dinheiro para quitar as dívidas, na pior das hipóteses ficariam zeradas, sem patrimônio, mas também sem dívidas.

 

Espero que o meu ponto de vista tenha lhe ajudado na sua caminhada financeira.

 

Nos vemos no mês que vêm. Forte abraço!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O que são Small Caps: conheça as pequenas ações da Bolsa
Por Ana Cláudia Inez
Reserva de emergência: a sua rede de proteção para imprevistos
Por Alphamar Investimentos
Bolsa de Valores: o que significa quando a bolsa está caindo ou subindo?
Por Ana Cláudia Inez
O que fazer com o dinheiro que sobrou no fim do mês?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).