Invista sem atalhos: os benefícios de um investimento bem planejado

Escrito por:

De poucos anos para cá o brasileiro tem dado uma atenção maior ao assunto investimentos. A migração de investidores para plataformas independentes em busca de melhores produtos tem sido cada vez maior. Entretanto, os grandes bancos ainda detêm a maioria dos investidores brasileiros. A tendência é que com o passar do tempo essa migração se intensifique, sobretudo por conta do processo de educação financeira que tem se popularizado bastante.

 

Hoje em dia o acesso a informações de qualidade sobre o mundo dos investimentos se tornou acessível a todos que possuem acesso a internet. Canais especializados no assunto têm conquistado cada vez mais espectadores e, consequentemente, passaram a ajudar milhares de brasileiros a tomarem melhores decisões quando se trata de finanças.

 

Mas ter conhecimento apenas não é suficiente para se obter resultados e ter seus objetivos alcançados. O que colocamos em prática, nossos hábitos e senso crítico ao tomar decisões são determinantes para o sucesso. Ao longo da nossa vida financeira estamos sujeitos a “distrações” que podem nos atrasar na conquista de nossas metas e é muito comum que essas distrações apareçam na forma de investimentos com promessas de baixo risco e de alta rentabilidade em curto prazo.

 

Uma isca que atrai investidores os fisgando pelo fascínio por obter grandes retornos em pouco tempo, acaba comprometendo a análise crítica sobre riscos a que se está exposto e, normalmente, resulta em frustrações e perdas. No final do dia aquele atalho que serviria para alavancar seus rendimentos acaba se tornando uma grande pedra no caminho rumo aos seus objetivos. Mas vamos às formas de nos blindar para não cair nessas ciladas.

 

O ponto de partida para todo investimento é saber exatamente o motivo pelo qual o mesmo está sendo realizado. Os produtos financeiros em que irá investir terão que estar de acordo com seus objetivos ponderando sempre os 3 principais parâmetros a serem analisados: liquidez, risco e rentabilidade. Portanto, saber qual o prazo que tenho para transformar meu investimento em dinheiro novamente; quais os riscos envolvidos neste investimento e qual a perspectiva de rentabilidade são os pontos a serem analisados. Seguindo essa premissa já se torna possível identificar aquelas oportunidades duvidosas que eventualmente nos são apresentadas. Vale lembrar que altas rentabilidades estão associadas à maiores riscos. Não confie em propostas de investimentos com promessas de altos ganhos em curto prazo.

 

Sugiro uma atenção ainda maior caso pretenda investir em criptomoedas. Primeiro pelo fato de ser um mercado novo no mundo inteiro, ainda sem muito histórico para se avaliar. Outro fator de atenção é quanto a maneira pela qual se irá realizar esse investimento. É importante avaliar bem qual empresa utilizar, principalmente por conta dos casos recentes divulgados pela Polícia Federal de empresas praticando atividades ilegais no que tange a administração de investimentos em criptomoedas.

 

Não há nada de errado em querer maximizar seus ganhos através dos investimentos. Basta entender que para alcançar maiores ganhos a exposição ao risco também aumenta e que em alguns momentos perdas poderão acontecer. Se faz fundamental ter uma estratégia de investimentos bem definida com uma carteira composta por produtos que se alinhem aos seus objetivos, utilizar boas plataformas de investimento e contar com a ajuda de um profissional. Não existe segredo para alcançar suas metas, basta ter conhecimento, estratégia e disciplina.

 

*Felipe Modenese é Planejador Financeiro na Alphamar Investimentos. Graduado em Engenharia pela Universidade Vila Velha. Atuou na Petrobras e possui vasta experiência no mercado imobiliário.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como viver de renda: 6 passos para planejar seu futuro
Por Ana Cláudia Inez
Qual a sua referência nos investimentos? Conheça os principais índices do mercado e compare com sua carteira
Por Alphamar Investimentos
Ações na Bolsa de Valores: entenda como ganhar com este investimento
Por Ana Cláudia Inez
4 erros que quem investe em ações não pode cometer
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).