Jogos de tabuleiro: diversão e conhecimento financeiro de graça

Escrito por:

Em tempos de pandemia e distanciamento físico os desafios têm se apresentado em diversas áreas das nossas vidas, desde o trabalho, estudo e até o lazer. Muitas vezes precisamos ser criativos para contornar os obstáculos que surgem. Pensando nisso, gostaria de compartilhar um hobby, o qual descobri neste período de quarentena, que me ajuda a desenvolver tanto o meu lado cognitivo, quanto social e ao mesmo tempo diminui o meu stress, tudo isso sem desrespeitar as normas de controle sanitário.

 

Parecer um hobby de outro mundo, certo? Mas a verdade é que não há nada de novo em falar de jogos de tabuleiro. E não estou falando apenas de “Banco Imobiliário”, “War” e “Detetive”, pois há uma infinidade de jogos, para diversos gostos e estilos.

 

Muitos de nós pensamos que estes tipos de jogos são coisas de criança, mas o que a maioria não sabe é que existem mais jogos de tabuleiro para jovens e adultos do que para crianças.

 

Em função das diversas mecânicas propostas por esses jogos, muitos nos desafiam a pensar de forma lógica, prever a próxima jogada, ou então montar uma estratégia para chegar em um determinado objetivo. Tudo isso ajuda o nosso cérebro a desenvolver e permanecer ativo.

 

Outros jogos, no entanto, podem agregar o nosso conhecimento em diversas áreas, como por exemplo: história, comércio, probabilidade, e até como administrarmos o nosso dinheiro, como acontece nos jogos “Renda Passiva” e “Cash Flow”.

 

Além de todos esses benefícios, os jogos de tabuleiro podem te proporcionar um excelente momento de lazer em família e/ou entre amigos. E o melhor é que muitos destes jogos estão disponíveis de forma gratuita na internet.

 

Você pode jogá-los através de sites como o boardgamearena.com. Ou se você preferir jogá-los fisicamente sem ter que gastar muito, procure na internet se o jogo tem uma versão gratuita de “print and play” (imprima e jogue).

 

Você ficou motivado para conhecer mais sobre esse mundo? Não deixe de continuar pesquisando sobre o assunto, existe no Brasil uma grande comunidade de apreciadores deste tipo de jogo. Canais do Youtube como o “Romir Play House” e “Covil dos Jogos”, são uma boa dica para quem está começando.

 

Espero que você se desafie neste hobby, e aprenda e se divirta com baixo custo.

 

Forte abraço. Até mês que vêm.

 

*Luiz Roberto é um administrador apaixonado por finanças que desde 2014 expõe suas ideias através do blog Dificuldade Financeira. O projeto cresceu e em 2016 iniciou sua carreira como instrutor na Udemy.com publicando cursos sobre finanças pessoais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Black Friday: dicas de compra de móveis para decoração da casa
Por Viva Decora
Decoração barata: Como criar móveis incríveis para o quarto usando pallets!
Por Viva Decora
Sonha com a casa própria? Saiba como começar a poupar
Por Equipe Organizze
Abuse dos puffs e economize na decoração da casa
Por Viva Decora
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).