Ladrilhos: você consegue ter na sua casa sem gastar muito

Escrito por:

Vive-se em uma época de muitos questionamentos e, por isso, é normal olhar para o passado e relembrar de todas as coisas incríveis que o homem já fez e conquistou. E uma peça de decoração engenhosa e criativa que vale essa lembrança é o revestimento em ladrilho hidráulico.

 

Olhar para essas peças dá uma sensação gostosa de nostalgia. E sentimentos assim podem ser muito bem representados em decoração da cozinha.

 

 

Um pouco sobre a história dos ladrilhos hidráulicos

 

Os ladrilhos hidráulicos foram, por muito tempo, esquecidos pela sociedade. Por algum motivo, eles caíram em desuso. Contudo – talvez até mesmo por causa destas transformações culturais -, voltaram a ser tendência em propostas de decoração. 

 

Hoje, são bastante empregados em projetos de interiores – sobretudo de cozinhas e banheiros -, servindo de revestimento para pisos e paredes.

 

“Atualmente ele está de volta no decor, contando com sua estética vintage e elegante, seja com seu visual colorido ou na estampa preto e branco, misturando o antigo com o novo e criando um ar contemporâneo no ambiente.” – designer Patrícia Lopes, em reportagem de Dicas de Mulher.

 

 

O auge dos ladrilhos foi na década de 40. Mas a origem deste material data, na verdade, do Período Bizantino. Acredita-se que sua técnica de fabricação tenha sido aprimorada entre os anos de 400 a 1400 d.C. 

 

Neste tempo, tais peças eram utilizadas para a criação de lindos mosaicos. Mais tarde, no século XIX, ganharam mais espaço em projetos de palácios por toda a Europa. Depois, passaram a ser reconhecidas mundo afora.

 

Não demorou a que os ladrilhos hidráulicos conquistassem o público brasileiro. E, desde então, sua presença vem crescendo no mercado nacional. 

 

Atualmente é comum ver projetos de arquitetura residencial – inclusive assinados por designers e arquitetos renomados – com superfícies revestidas com este material. Em muitos casos, ele substitui azulejos e porcelanatos, dando mais personalidade às decorações.

 

 

Modelos de ladrilho hidráulico

 

Embora o ladrilho hidráulico seja uma tendência mundial, poucas empresas se dedicam a fabricar o revestimento no Brasil. O principal motivo é o seu complexo processo de fabricação – que é de modo bastante artesanal -, o que encarece demais o valor final do produto. Portanto, é muito raro encontrar o verdadeiro ladrilho hidráulico a venda nas lojas do país.

 

A maioria das pessoas tem optado em comprar as imitações de ladrilho. Ainda é uma ótima alternativa para cobrir superfícies. Tais peças também são bonitas – e podem ser até mais resistentes do que as peças em ladrilho original.  Elas são vendidas em placas lisas, com desenhos florais, geométricos multicoloridos, ou outras opções de estampas. Todas são capazes de acrescentar mais estilo, alegria e vivacidade a decoração de casa.

 

 

O valor do ladrilho hidráulico para a decoração de cozinhas

 

Ladrilhos ficam lindos empregados às decorações de cozinhas. Sua instalação pode ser difícil, mas, em contrapartida, a manutenção é fácil. As peças tradicionais são mais caras, claro, já que necessitam de muito tempo para serem produzidas – entre moldagem, pigmentação e secagem. É um ótimo custo-benefício. Mas as imitações são mais baratas. Um jeito de decorar a casa gastando pouco.

 

Especialmente nas cozinhas, os ladrilhos podem aparecer como revestimento de piso. Também podem formar um detalhe em algum canto especial – como, por exemplo, na parede atrás da pia, sobre o balcão da ilha, sob a mesa de refeições, e mais. 

 

É possível aplicá-lo também às paredes – tanto de forma individual, mesclando com outros materiais, quanto em grupo, formando painéis ou fileiras.

 

 

Em sua casa, você decide como usar os ladrilhos. Pode-se aplicar o material em decorações de muitos ambientes; mas, certamente, ele combina melhor as temáticas das cozinhas. E mesmo com seu visual nostálgico, cai muito bem para composições contemporâneas. Peças neutras ficam ótimas em ambientes minimalistas. Já as coloridas possuem um visual mais marcante, perfeito para propostas ousadas.

 

Padrões semelhantes colocados lado a lado tendem a deixar a decoração monótona. Já uma mistura de ladrilhos poderia ser mais interessante. 

 

Gostou das ideias dos exemplos de projetos apresentados neste texto? Essas são boas amostras de como usar ladrilho hidráulico em decoração de interiores. E na sua cozinha? Que tal iniciar esse projeto?

 

 

Essas dicas de como usar ladrilho na decoração da cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 passos para mudar o visual da casa sem gastar muito
Por Viva Decora
Dicas de como reformar sua casa gastando pouco
Por Equipe Organizze
Móveis versáteis: solução vantajosa para a decoração de casa
Por Viva Decora
Armário de cozinha: escolha as peças perfeitas para a sua casa e seu bolso!
Por Viva Decora
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).