LCI e LCA: Isenção de IR, segurança e rentabilidade. Saiba como investir!

Escrito por:

Você sabia que investindo em LCI e LCA você não precisará pagar por impostos e taxas? Estes são dois tipos de investimentos que se tornaram os mais procurados nos últimos tempos, principalmente por suas vantagens.

 

Afinal de contas, o que mais buscamos em um investimento, além de sua rentabilidade, é redução de custos como taxas e os tributos, não é mesmo? E com a queda dos juros, a procura por LCI e LCA cresceu ainda mais, por isso são consideradas ótimas saídas no mundo dos investimentos.

 

Para entender um pouco mais como você pode investir e sair lucrando com estes investimentos, acompanhe este artigo!

 

1 – O que é LCI e LCA?

 

Já pensou em investir seu dinheiro e auxiliar empresas a se desenvolverem? Pois é, com esses títulos você pode!

 

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito de Agronegócio) possuem o objetivo de destinar seu dinheiro aplicado para o desenvolvimento de instituições destes ramos, respectivamente.

 

Considerados setores estratégicos da economia, são ótimas saídas para diversificar sua carteira e principalmente aproveitar os juros baixos. E além de suas vantagens como a segurança, isenção de taxas e rentabilidade razoável, são títulos de renda fixa com características muito parecidas.

 

Por isso o mais importante é avaliar no momento de sua escolha: o rendimento, a aplicação mínima e o prazo. Assim como também seu perfil de investidor e seus objetivos para optar pela melhor opção para você.

 

2 – Títulos privados de emissão bancária

 

Classificados como títulos privados, são emitidos por organizações bancárias. Em ambos o valor é investido e direcionado para o financiamento imobiliário ou de agronegócio.

 

Para iniciar suas aplicações nestas letras de crédito, é preciso escolher um banco ou corretora. E é importante lembrar que nos casos de bancos menores, há uma possibilidade maior de falência do que em bancos tradicionais, por isso, escolha seus títulos com cuidado e atenção.

 

Por fim, para estas aplicações existem duas formas de juros para o período da sua aplicação, conhecidos como: pré e pós-fixados. Ou seja, optando pelo período prefixado você terá uma rentabilidade exata, logo poderá decidir a data que irá retirar o valor total, além de saber qual será o rendimento do período estipulado. Já com a aplicação pós-fixada você saberá seu valor total somente no vencimento. E neste caso geralmente são indexados a taxa CDI.

 

Caso você ainda não conheça essa sigla, vale a pena acompanhar esse texto sobre o que é CDI.

 

3 – Isenção de IR

 

Já pensou em receber seus rendimentos sem ter o desconto do Imposto de Renda? Pois é, este é um grande benefício oferecido pelas LCI’s e LCA’s.

 

O Imposto de Renda (IR) é um tributo cobrado pelo governo sempre sobre os lucros. No caso destes investimentos, no período que seu dinheiro estiver rentabilizando, você não terá que pagar o IR anual sobre eles. A isenção deste imposto é considerado uma grande vantagem, pois não será cobrado sobre os seus lucros no momento do resgate.

 

Por isso, neste tipo de investimento, seus ganhos serão livres de taxas e descontos na hora da sua retirada no vencimento. Que alívio, não?!

 

4 – Segurança

 

Um tópico muito importante também é a segurança em seus investimentos. Afinal, é sempre bom ter uma garantia de que seu rendimento sairá como o esperado e não ocorrerá nada com suas aplicações. E é exatamente por isso que existe o FGC.

 

Como um guardião dos seus investimentos, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) tem como objetivo assegurar que você será restituído em até R$ 250.000,00 caso a empresa em que investir declare falência.

 

Além disso, existem empresas de rating, especializadas em identificar os tipos de riscos que aquela instituição pode trazer para os seus investimentos. Estas empresas dão notas que variam entre AAA (a melhor avaliada) e D (mais arriscada), classificando assim se realmente vale a pena investir, enfatizando os riscos ou não da instituição.

 

Desta forma você terá uma segurança maior em relação a onde estará aplicado o seu dinheiro.

 

5 – Rentabilidade considerável

 

Quando buscamos um investimento, prezamos por diversas características, mas uma das principais pode ser considerada a rentabilidade, certo? Até porque é muito importante ver seu dinheiro aplicado, rendendo o que você planejou.

 

A grande vantagem da LCI e LCA é que não possuem taxa de administração, além da isenção de IR também, o que auxilia para que seu rendimento se torne ainda maior. E para isso, é preciso manter seu dinheiro por longos períodos, porque quanto mais tempo você mantiver, maior será seu rendimento.

 

Com essas letras de crédito você terá bom retorno e boa segurança (baixo risco), mas não terá tanta liquidez para que possa resgatar seu dinheiro tão cedo.

 

Conclusão

 

Como vimos, as LCIs e LCAs são ativos conhecidos principalmente pelo fato de serem isentos de Imposto de Renda, além de possuírem segurança e rentabilidade razoável em comparação a outros tipos de investimentos. Assim como também são uma boa opção para ter em uma carteira diversificada, entre os melhores fundos de investimentos, títulos e ações, por exemplo.

 

Mas lembre-se sempre de avaliar todos os quesitos citados neste texto para que você faça uma escolha boa e embasada para a sua carteira de investimentos. Com isso será mais fácil receber altos retornos e tantas outras vantagens sobre suas aplicações.

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

 

*Mais Retorno é uma fintech que tem como objetivo informar, ensinar e desmistificar o mundo dos investimentos e finanças pessoais para investidores de todos os níveis, com isenção e uma linguagem divertida, interessante, prática e acessível.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como escolher as ações certas?
Por Renan Lima
Ano de eleições: o que isso afeta em minhas finanças?
Por Equipe Organizze
Debêntures amigas: saiba como investir hoje!
Por Nathalia Arcuri | Me Poupe
Ibovespa: conheça o termômetro do mercado de ações
Por Renan Lima
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).