Liquidações e promoções

Escrito por:

As liquidações de temporada são uma tentação para quem não resiste a preços baixos e ofertas que atraem a atenção. Entretanto, há uma falsa percepção de que comprar grandes quantidades de produtos em promoções significa economizar dinheiro.

A maioria das pessoas acredita que encontrar preços baixos é o mesmo que economizar dinheiro. Esse é um dos maiores erros cometidos em finanças pessoais e que acaba com o orçamento de qualquer família.

 

Os preços baixos oferecidos por muitas lojas em determinadas épocas do ano são maneiras de atrair milhares de consumidores ávidos por gastar muito dinheiro achando que estão fazendo um ótimo negócio. Grandes lojas de eletrônicos costumam vender peças que são utilizadas como amostra por preços abaixo do normal. É nesse cenário que milhares de pessoas correm para comprar produtos com preços até 50% menor que o preço original. Mas será que comprar um produto com 50% de desconto significa economizar dinheiro?

 

Obviamente que a resposta a essa pergunta é não. Muitas vezes, uma família está contente com 3 ou 4 aparelhos de televisão que possui, mas aparece uma promoção alegando que um aparelho de 50 polegadas está abaixo do preço normal. E lá vai a família enfrentar uma fila enorme na esperança de fazer um ótimo negócio comprando uma TV caríssimo por um preço menor que o normal. Mas qual seria a situação se não houvesse essa promoção? Essa família simplesmente não teria comprado o televisor novo e não teriam gasto! Isso mesmo. A nova TV de 50 polegadas é um gasto imprevisto dentro do orçamento da família. O preço, mesmo que abaixo do preço original, gera uma despesa inesperada e que pode comprometer outras despesas mais importantes naquele mês.

 

Os comerciantes sabem que muitas pessoas irão comprar mesmo sem necessidade ao anunciarem que os produtos estão muito mais baratos que na semana anterior. Os consumidores são os únicos que não percebem que os empresários donos desse tipo de comércio são extremamente experientes na arte de iludir seus clientes convencendo-os de que estão economizando em vez de estarem gastando e engordando os bolsos dos lojistas e comerciantes.

 

Outra faceta da história da televisão comprada com preço promocional é o avanço tecnológico dos dias atuais. O consumidor comum não tem a visão que a mudança da tecnologia é tão rápida que o preço que está pagando por um produto hoje já não será o mesmo de amanhã. Assim, se o consumidor não estiver atento aos novos lançamentos e não perceber que o preço da televisão cai semana após semana, ele poderá estar comprando uma TV 50 polegadas por um preço considerado baixo em determinado mês e dali a 2 ou 3 meses o preço pago já será o preço normal, ou até mesmo um preço acima do normal. Portanto, num horizonte de curto prazo, terá feito um mau negócio e, talvez tenha comprado um item que não era necessário comprometendo suas economias.

 

Portanto, comprar em liquidação pode não ser um bom negócio, já que nem sempre o produto adquirido era realmente necessário e, também, comerciantes e lojistas sabendo da vontade do consumidor iludem o consumidor com preços supostamente baixos mas que não ajudarão em nada para que o cliente economize seu dinheiro.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Black Friday: o que você precisa saber para aproveitar essa data
Por Equipe Organizze
Como organizar uma festa dentro do seu orçamento familiar
Por Equipe Organizze
5 livros que podem ajudar crianças a entender como lidar com dinheiro
Por Equipe Organizze
13 dicas simples para economizar ao fazer as compras para casa
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).