Material escolar: dicas para você economizar

Escrito por:

Com a volta às aulas os pais começam a ficar preocupados com o orçamento doméstico e com as futuras dívidas. Além das contas e impostos que começam a chegar e se acumular no começo do ano, a família deve estar bem preparada para a compra de livros, cadernos, uniformes entre outros itens da lista de material escolar.

 

Confira algumas dicas para economizar na compra de materiais escolares.

 

Evite compras desnecessárias

 

Antes de sair comprando com a lista de materiais na mão, é muito importante anotar tudo o que não está na lista mas que também será preciso comprar. Além disso, veja o que você já tem ou é opcional na lista de materiais e, portanto, não precisa comprar e risque da lista. Isso evita que se compre produtos desnecessários ou supérfluos apenas por impulso.

 

Utilize a internet para pesquisar preços

 

Uma grande vantagem, é a possibilidade de fazer cotação dos itens a serem compradas diretamente pela internet. Existem alguns sites que comparam preços de um produto, mostrando o lugar mais barato, o mais caro e o preço atual. Ou seja, pesquisar preços está muito mais fácil do que em outros tempos. Ao saber o preço do material escolar, o cliente pode procurar a loja mais barata ou, se tenha que ir a um local um pouco mais caro, poderá pechinchar os valores dos materiais.

 

Reutilize o que puder

 

Uma importante dica relacionada aos livros é a possibilidade da reutilização deles. Durante os anos em que estive na escola me lembro dos meus pais conversando com outros pais (vizinhos, amigos, tios, primos) em busca de livros que eu teria que usar e que não seriam mais usados por outros alunos. Desse modo, economizávamos muito com livros emprestados.

 

Evite levar seu filho(a) para a compra do material escolar

 

Lembre-se que sua estratégia, como responsável pelo dinheiro de sua família, é comprar o material escolar e pagar o mais barato possível para que os gastos não sejam prejudiciais a sua saúde financeira. Entretanto, a estratégia dos donos de lojas de artigos escolares é exatamente oposta a isto. Os lojistas esperam que você compre os materiais pelos seus atrativos e pelos preços mais caros. Eles possuem materiais que são atraentes para as crianças: com luzes, cores, personagens infantis, cheiros, texturas. Portanto, evite levar seu filho quando for comprar o material já que há diversas iscas para atraí-los para os materiais mais caros e não necessariamente mais baratos ou úteis.

 

Não se apegue apenas ao preço

 

E, por último lembre-se do velho provérbio que o barato pode sair caro. Portanto, se precisar comprar um produto de melhor qualidade, como uniforme, mochila, ou qualquer outro produto que possa ser usado por um longo tempo, não se apegue apenas ao preço. O que é mais vantajoso? Comprar um tênis barato que dure 1 mês ou comprar um que seja um pouco mais caro mas que dure 2 ou 3 anos. Economize nas compras, mas não economize no seu bom senso.

 

Boas compras!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

3 dicas de gestão financeira pessoal aprendidas com o Tio Patinhas
Por Equipe Organizze
6 dicas de como economizar na decoração da casa
Por Equipe Organizze
Poupar dinheiro ou só se vive uma vez?
Por Equipe Organizze
Como administrar os gastos com animais de estimação
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).