Mercado imobiliário: como lucrar com uma casa de veraneio

Escrito por: - Publicado em: 09/03/2021

2020 foi um ano de muitas mudanças. Aqui, no Brasil, alguns profissionais se reinventaram, outros precisaram antecipar planos que só tinham para o futuro, e tem ainda aqueles que resolveram adquirir novos imóveis.

 

E mesmo agora em 2021, muitos veem compra de casa como uma boa forma de investir dinheiro – ao invés de aplicar em ações de risco ou na poupança, que tem rendido índices muito baixos.

 

Dentre estas alternativas de investimento, temos, por exemplo, a compra de casas de veraneio – em zonas de campos ou de praias consideradas como turísticas. 

 

O objetivo de se fazer isto é colocar o dinheiro em algo sólido, mais seguro – principalmente em momentos de crise econômica do país – também que possa eventualmente render uma renda fixa.

 

Agora, diga-nos: como garantir que este imóvel seja sempre atraente para possíveis locatários e compradores? A resposta é: através de manutenção. 

 

Veja, a seguir, quais os pontos de arquitetura que você precisará revisar constantemente neste seu novo patrimônio. E, por fim, como atualizar a sua decoração de interiores.

 

 

Lista para a conferência da arquitetura da nova casa de veraneio

 

#1 Telhado e aberturas

 

Uma das coisas que podem passar despercebido por você na compra ou aluguel de uma casa sempre é a questão da estrutura do telhado. E isto é uma coisa grave, já que põe em risco a sua segurança e a de sua família. 

 

Então, se você investiu em um imóvel novo, antes de tudo, peça auxílio de um profissional experiente para verificar as condições destes elementos de arquitetura – vedações, suportes, calhas e impermeabilizações.

 

#2 Piso e paredes

 

As estruturas de piso e paredes desta casa também devem estar em dia. Mas não apenas a pintura, ok? Verifique possíveis presenças de fissuras e trincas. 

 

Isto pode ser um indicativo de problemas na estrutura da edificação – e se for, é algo que deve ser solucionado o mais rápido possível. Por fim, analise as condições dos revestimentos – sobretudo de azulejos, tabuões e mais – para ver se não precisam ser substituídos.

 

 

#3 Água, esgoto, luz e gás

 

Este é outro ponto que costuma dar muita dor de cabeça nas construções. Digamos que eles são uma espécie de inimigo oculto, pois muitos de seus problemas só são identificados depois da compra do imóvel. 

 

Mas você não poderá colocar a sua nova casa de veraneio em uso se estas coisas não estiverem funcionando direitinho. E lembre-se que uma manutenção preventiva deve evitar acidentes graves.

 

 

#4 Televisão e Internet

 

No passado, estas coisas eram artigos de luxo em uma casa de veraneio. Mas hoje em dia é difícil que as pessoas queiram se desconectar das tecnologias mesmo quando estão de férias. Então, considere mais este investimento na sua lista de arrumação desta nova casa de veraneio adquirida, combinado?.

 

#5 Equipamentos e acessórios

 

No último momento, é bom também dar uma revisada nos equipamentos e acessórios que vieram com a compra. Casas de veraneio antigas geralmente são vendidas com tudo dentro. 

 

Só que quase nunca são bem revisadas e atualizadas antes disso. E pensando em economia de energia, praticidade de uso e limpeza, além da questão segurança, pode-se considerar a troca de vários destes itens.

 

 

Geladeira e fogão devem estar no topo desta lista. Depois disso, as peças de louças e metais da cozinha e dos banheiros. 

 

Também não se esqueça das ferragens de portas e janelas, luminárias, registros de água e chaves de disjuntores – mais coisas que valem uma revisão. E se ficarem móveis, por exemplo, revise suas juntas, pregos e parafusos, para ver se não falta nada ou se algo precisa ser ajustado.

 

Por último, devemos destacar algumas partes da própria arquitetura que costumam ser ignoradas num primeiro momento. 

 

Primeiro as chaminés, isolamentos térmicos e proteções de bocal de lareiras e churrasqueiras – que se estiverem com problemas podem provocar incêndios. Segundo, as tubulações de ar condicionado. E, terceiro, motores e filtros de piscinas.

 

 

Lista de atualização da decoração da nova casa de veraneio

 

#1 Eletroeletrônicos

 

Sim, precisamos reforçar a mensagem de que é importante – em termos de estética e tudo mais – dar uma atualizada na decoração da sua casa de veraneio. Isto inclui trocar aparelhos como coifa de fogão, televisores e mais. 

 

A ideia é trazer o visual da nova casa para o presente e garantir mais conforto aos usuários. Tal atitude não deve ser vista como gasto, já que, com um valor baixo, pode-se quase que duplicar o preço do imóvel.

 

#2 Camas e colchões

 

Por questão de conforto, mas também de higiene, é interessante investir em novos colchões para as camas também. As camas box são hoje uma excelente opção – lindas e baratas. 

 

Mas, se a sua casa terá uma rotatividade alta de hóspedes, pode ser melhor uma cama convencional – com estrutura de estrado e laterais -, cujo o colchão possa ser trocado de tempos em tempos.

 

#3 Sofás e assentos extras

 

Assim como os colchões das camas da sua casa, o sofá da sala pode já estar com a espuma bastante gasta. Se possível, troque esta peça também. E verifique se pode acrescentar mais assentos extras na sala – mas só se isto não for comprometer a circulação. Tal coisa deve ajudar a recepcionar melhor os convidados da sua casa.

 

 

#4 Mais móveis

 

Se a sua casa de veraneio veio vazia, além de camas, sofás e alguns eletrodomésticos, nós podemos pensar em colocar mais coisas na sua lista de compras. 

 

O que também seria um bom investimento? Que tal mesa e cadeiras para sala de jantar? Um kit rack e painel para TV mais balcão buffet ou garrafeiro e mesinhas auxiliares? Mesinhas de cabeceira para cama? E algumas poltronas, puffs, estantes e nichos?

 

#5 Personalização da decoração

 

Pronto, agora a sua casa está mobiliada e equipada. Só que ela ainda não está visualmente confortável, não é mesmo? Então, está na hora da sua personalização. O que acha de vasos de plantas e quadrinhos em zonas vazias? 

 

Vasos decorativos, almofadas, mantas e pequenas esculturas também são bons para a personalização de ambientes. Mas, por se tratar de casa de veraneio, pense melhor na temática.

 

 

Reforce este “efeito campo ou praia” com elementos extraídos da natureza – como galhos secos, conchas e pedras. Você também pode se inspirar nas cores das paisagens – verde, azul, laranja e amarelo – para pontuar e dar vida aos cenários. 

 

E explore as texturas dos materiais crus também – como da madeira, palha, sisal, tijolinhos e até da própria película das águas. Sua casa de veraneio ficará linda.

 

Assim, com uma casa linda, você terá muito mais valorização em seu imóvel!

 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Móveis antigos: como reaproveitar, economizar e arrasar na decoração da sua casa
Por Viva Decora
DIY: soluções para economizar na hora de decorar a casa
Por Viva Decora
Economia doméstica: como reduzir o consumo de água na casa
Por Viva Decora
Decore a casa sem gastar muito utilizando papel de parede
Por Viva Decora
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).