Mitos e verdades sobre altos investimentos a curto prazo

Escrito por:

Quem deseja fazer o dinheiro render tem à disposição uma série de opções como Bolsa de Valores, Tesouro Direto e muitos outros. O problema é que quando não se tem muito conhecimento sobre esse mercado certos mitos e verdades sobre altos investimentos a curto prazo começam a gerar dúvidas.

 

É preciso conhecer mais sobre esse universo e desmitificar algumas informações para poder investir com segurança e conseguir alcanças os objetivos financeiros.

 

Pensando nisso, fizemos um levantamento das perguntas que mais rondam os investidores e vamos esclarecer.

 

Conseguirei ter um alto retorno do investimento em pouco tempo na Bolsa de Valores – Mito

 

O ideal é que o investimento em ações seja feito por um período mais longo, pois com o tempo as ações tendem a se valorizar. Mesmo que haja uma desvalorização a curto prazo, no futuro a tendência é que volte a se recuperar, tratando-se de uma empresa sólida.

 

É preciso diversificar os investimentos – Verdade

 

Não importa o tipo de aplicação. Ela pode sofrer com os acontecimentos do mercado. Se tiver um alto valor investido em diferentes modalidades, se houver perda em algum poderá compensar com o ganho em outra, evitando que ocorram prejuízos.

 

O dinheiro fica bloqueado enquanto estiver investido – Mito

 

Isso dependerá do tipo de investimento que for realizado. Existem casos em que se o resgate ocorrer antes do prazo pode levar a perdas financeiras, porém, há os que garantem liquidez diária e podem ser resgatados no mesmo dia da solicitação. Entretanto, vale lembrar que por quanto mais tempo ocorrer a aplicação, maior costuma ser a sua rentabilidade.

 

Vender um título do Tesouro Direto antes do vencimento é certeza de prejuízo – Mito

 

Se houver a venda do título antes do vencimento o que ocorre é que a sua rentabilidade não será a contratada, mas a da taxa do dia em questão. Se ela for maior, pode ser vantajosa essa venda antecipada, porém, existe também a situação contrária que pode não ser tão interessante.

 

É seguro investir em CDBs – Verdade

 

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um investimento que pode ter uma duração pequena, apesar das melhores rentabilidades serem conseguidas a longo prazo. Em relação à segurança ele conta com FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para investimentos de até R$ 250 mil. Se ocorrer um imprevisto a pessoa terá a garantia de receber esse valor de volta.

 

A escolha do investimento de curto prazo depende dos objetivos financeiros – Verdade

 

Como já dissemos, existem diferentes opções de investimento e com alguns se consegue uma boa rentabilidade em apenas 3 meses.

 

É preciso analisar quais são as metas a serem atingidas e verificar qual das opções pode ajudar a chegar perto do que se espera. A escolha depende muito das necessidades e disponibilidade
financeira.

 

Desvendando os mitos e verdades sobre altos investimentos a curto prazo é possível ter mais tranquilidade na hora de aplicar o dinheiro. Entretanto, se não conhece muito das opções de mercado, o mais indicado é ter a ajuda de um especialista.

 

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

E se aplicar seu dinheiro fosse como comprar imóvel?
Por Felipe Modenese
Não faça como a Bettina
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como declarar CDB no Imposto de Renda?
Por Ana Cláudia Inez
5 investimentos isentos de Imposto de Renda
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).