Móveis versáteis: solução vantajosa para a decoração de casa

Escrito por:

Móveis são mais do que simples peças de decoração. Eles carregam história. Podem expressar uma arte, uma tendência, e serem tão ornamentais quanto funcionais.

 

De fato, são ótimos aliados dos arquitetos e designers na hora de planejar, com detalhes, a ambientação de uma residência – sobretudo de metragens reduzidas. E dentre tantas peças icônicas ou básicas, destacam-se as versáteis. Saiba mais sobre elas a seguir.

 

 

O que são móveis versáteis

 

Para a decoração, existem móveis comuns e móveis versáteis. Mas o que seria este segundo modelo? Trata-se de peças com um design pensado para se adequar a várias necessidades de uso.

 

Ou seja, elas podem ser carregadas de um lado a outro da casa, ganhar novos acompanhamentos e novas funções dependo da necessidade. E quase sempre não precisam ser fixadas a nenhuma parede, preservando a estrutura do imóvel.

 

 

As melhores vantagens dos móveis versáteis

 

Como dito antes, os móveis versáteis podem adquirir várias funcionalidades. Geralmente, eles possuem um visual simples – por isto custam menos. Em alguns casos são dobráveis – o que facilita um uso rápido. 

 

Por serem compactos, aproveitam melhor os espaços pequenos da casa – motivo de serem chamados também de ‘auxiliares’. E o melhor é que sua versatilidade permite que sejam reaproveitados mais vezes – sinônimo de economia.

 

Quem não pode manter endereço fixo, trocando constantemente de imóveis locados, pode investir bastante em móveis versáteis. Isso porque estas peças se adaptam bem a mudanças. 

 

Portanto, serão sempre ótimas aliadas para quem quer ambientar a casa sem abrir mão das necessidades. Veja no tópico seguinte algumas sugestões de móveis versáteis que podem ser facilmente adquiridos nas lojas.

 

 

Exemplos de móveis versáteis para casa

 

Existem várias peças versáteis muito criativas que podem ser adquiridas a pronta entrega em lojas. E elas podem ser usadas de várias formas e em vários ambientes da casa. Fique a vontade para escolher algumas opções nesta lista.

 

#1 Mesinhas e banquinhos

 

Mesas podem ser mais do que apoio para objetos. A prova disto é que há várias delas no mercado, em proporções bem diferentes. Algumas servem especificamente para refeições. Outras podem ficar no centro de ambientes. Têm as com gavetas e até baú oculto. E as mais abertas, abrigando pequenos banquinhos.

 

Aliás, os banquinhos – somado aos puffs – também podem ganhar várias funções nas decorações de interiores. Em certos projetos eles são usados como assento extra perto do sofá ou da mesa de jantar da sala. Em alternativa a cadeira frente a penteadeira do quarto. Ou simplesmente soltos – inclusive eventualmente substituindo uma mesinha.

 

 

#2 Poltronas e sofás

 

As poltronas podem ter mil e uma utilidades em decorações de interiores – peça que vale o investimento. Elas podem acompanhar sofás e mesas; formar recantos de leitura; preencher áreas de circulação; ou dar assistência em um lavabo, por exemplo.

 

Mas nada se compara aos sofás. Alguns deles são modulados, mudando de formato quando preciso. E também há aqueles que viram cama – perfeitos para quartos de hóspedes usados como home office.

 

 

#3 Camas

 

Certas camas tradicionais podem ser adaptadas como bicamas. Este modelo é bastante explorado em projetos de quarto de bebê – sendo usado como cama extra e também como sofá, e posteriormente virando a cama da criança. 

 

Por falar nisso, há modelos de cama berço que também são trocadores e que podem virar, depois, uma escrivaninha com cômoda. E por falar em cômodas, elas podem ganhar várias funções dentro de casa.

 

 

#4 Cômodas e aparadores

 

Cômodas são móveis pensados para abrigar roupas e outros pertences no quarto. Mas elas podem ser usadas também em outros ambientes, de outros modos. Por exemplo, em substituto a bancada da pia do banheiro, ao balcão buffet da sala de jantar e mais.

 

O mesmo ocorre com o aparador, que pode ser usado como penteadeira, rack para TV, apoio para o sofá e de outros jeitos.

 

 

#5 Prateleiras e nichos

 

Prateleiras são simplesmente tábuas que ficam suspensas. Elas não podem mudar disso, mas servir de apoio para vários objetos e, além do mais, formar estantes. Nesta mesma linha, existem os nichos. 

 

A vantagem deles é que podem ser empilhados e dar forma a vários móveis diferentes, ajudando a organizar objetos e a separar zonas da decoração. E eles podem ser customizados, deixando o cenário bem mais divertido.

 

 

Então, gostou das ideias? Viu como existem muitas opções de móveis versáteis no mercado? Na verdade, esta lista nem deveria parar por aqui, pois opções é o que não faltam nas lojas e você sempre pode criar algo único – mais barato – para a sua casa.

 

Use a criatividade. Faça a sua casa ficar do jeitinho que sempre sonhou.

 

Essas dicas de como economizar na decoração de casa, utilizando móveis versáteis, foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como práticas sustentáveis podem beneficiar o seu bolso
Por Equipe Organizze
Como juntar dinheiro para viajar: 8 dicas essenciais
Por Equipe Organizze
4 dicas para economizar na hora de comprar dólares
Por Equipe Organizze
3 dicas para economizar com games
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).