Mudando de carreira em Home Office

Escrito por:

A pandemia mundial do novo coronavírus fez muitas empresas adotarem o home office como forma de trabalho, obedecendo as ordens de isolamento social. A forma já era adotada por várias empresas e profissionais, mas teve seu boom durante a quarentena.

 

Muitas empresas enxergaram o quão vantajoso é, tanto para as finanças da companhia como para o colaborador, realizar os trabalhos em casa com os recursos que temos disponíveis atualmente.

 

O home office também pode ser uma ótima pedida para quem quer aproveitar para mudar de carreira, já que o futuro pós-pandemia ainda é incerto para o mundo todo. Uma certeza é que o mercado estará concorrido, afinal muitas empresas estão fechando suas portas.

 

Quais as profissões que mais aceitam home office?

 

A maior parte das profissões que permitem o home office está no ramo da tecnologia e muitas delas abrem portas, inclusive, para o trabalho autônomo. Os ramos mais comuns são:

 

→ Programação

 

O programador cria aplicativos, softwares e websites, dos mais simples até os mais complexos. O mercado de trabalho tem bastante campo para esses profissionais, em que muitos até preferem realizar o home office, seja em caráter freelancer ou não.

 

→ Suporte de TI

 

Os analistas fazem a prestação do serviço de suporte de TI de forma on-line, acessando remotamente os sistemas para realizar tarefas de manutenção e prevenção. A tarefa, que já é realizada de forma remota, possibilita ainda mais a realização em home office, podendo atender vários clientes ao mesmo tempo.

 

→ Designer gráfico

 

O designer cria peças publicitárias, logotipos, diagramação de materiais como e-books, além de poder se especializar em web design, criando as interfaces gráficas de websites e aplicativos, ou em design de games, desenvolvendo jogos para computadores ou dispositivos móveis.

 

→ Contador

 

Hoje em dia, o contador depende somente de um computador com acesso a internet, podendo ficar em casa e realizar os serviços contábeis de vários clientes ao mesmo tempo.

 

→ Redator freelancer

 

Esse é um profissional que pode escrever para sites e blogs, como também para roteiros de vídeos, livros, e-books, texto de infográficos, entre outros. É preciso que o redator tenha conhecimento de Marketing Digital e SEO, bem como desenvolver boa escrita.

 

→ Profissional de Marketing Digital

 

As empresas estão cada vez mais se atentando a necessidade de adquirir maior visibilidade na internet. Com isso, a busca por profissionais de Marketing Digital tem aumentado consideravelmente.

 

De acordo com Guilherme da Luz, Fundador da Gluz, empresa especializada em Conteúdo e SEO, o profissional precisa garantir que as marcas apareçam nos primeiros resultados do Google. Para isso, ele deve criar estratégias com base em seus conhecimentos sobre a web.

 

As vantagens de se trabalhar em home office

 

Uma das vantagens que convence muitas pessoas a realizar o trabalho em forma de home office é a qualidade de vida. Economiza-se tempo por não precisar se deslocar ao trabalho, economizando dinheiro com combustível, além de converter esse tempo em algo mais prazeroso, como lazer ou passar o tempo com a família.

 

Outro atrativo é a flexibilidade de horários. No home office você organiza suas tarefas no horário em que você tem mais facilidade de concentração, além de ficar livre para cobrir imprevistos como
consultas médicas, visitas ao banco e outras atividades.

 

Dicas para trabalhar de forma home office

 

Uma das dificuldades que as pessoas encontram para trabalhar em casa é manter a produtividade no ambiente doméstico. Trouxemos algumas dicas para te ajudar nessa hora. Confira!

 

1. Defina um ambiente para seu trabalho

 

A falta de um ambiente determinado para trabalhar, principalmente se mora com outras pessoas, pode fazer a produtividade cair consideravelmente.

 

2. Tenha disciplina

 

Por mais que esteja em casa, lembre-se que é um trabalho e que você tem metas e prazos a cumprir.

 

3. Estabeleça uma rotina de trabalho

 

Para trabalhar, estabeleça uma rotina para que tenha mais produtividade. Escolha o período que mais te favorece e mantenha sempre próximo desta carga horária.

 

4. Não se esqueça da vida social

 

Esse é um ponto muito importante, já que o profissional que se habilitar a trabalhar em home office tende a querer fazer sempre um pouco mais. Porém, é importante fazer pausas, desligar-se do trabalho ao final do dia e buscar fazer sempre interações sociais.

 

Esses são pontos muito importantes e devem ser considerados, pois o isolamento social frequente pode resultar em doenças mentais, como ansiedade, síndrome do pânico, depressão, entre outras.

 

Curtiu as dicas? Compartilhe o conteúdo com seus amigos!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Cuidados que você deve ter com sua folha de pagamento
Por Equipe Organizze
Importância da saúde financeira para médicos
Por Alphamar Investimentos
5 passos para fazer um planejamento profissional
Por Equipe Organizze
Como negociar um aumento de salário
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).