Mulheres e dinheiro: entenda essa relação

Escrito por:

Por que a relação das mulheres com o dinheiro é tão diferente da relação que os homens tem com ele? O Dinheirama destacou esse assunto com base em pesquisas já feitas.

 

A origem da falta de interesse – e até conhecimento-  das mulheres sobre finanças, assim como a insegurança ao lidar com tema, podem ter origem na infância – é o que aponta um estudo recente da companhia americana T. Rowe Price.

 

A pesquisa foi realizada pela empresa este ano, com crianças entre 8 e 14 anos. Os resultados mostraram que 45% dos meninos dizem se sentir muito ou extremamente confiantes em relação ao dinheiro, enquanto apenas 38% das meninas responderam o mesmo.

 

O interessante é que os pais parecem saber desta situação, pois na entrevista 80% dos pais de meninos dizem acreditar que seus filhos entendem o valor do dinheiro, comparados com apenas 69% dos que têm filhas.

 

A pesquisa da T. Rowe Price não é a primeira que reporta que os pais se preocupam menos com a educação financeira das filhas.

 

Mas este não é o único fator que influencia no comportamento feminino em relação às finanças. Mulheres são mais generosas!

 

O livro “Por que o gênero importa em economia”, de Mukesh Eswaran, professor de economia da Universidade British Columbia, apresenta dados de estudos econômicos realizados em laboratórios para mostrar como o gênero influencia nas atitudes financeiras e relações.

 

Em um dos testes relatados, cada um dos participantes de ambos os sexos recebeu U$ 10 e foram convidados a doar parte desta quantia a um parceiro desconhecido. As mulheres doaram em média quase o dobro que os homens (U$1,61 ante a U$0,82).

 

Além do fator de diferente tratamento na infância, existem também pesquisas que mostram que as mulheres estão dispostas a receber menos.

 

Entenda mais, clicando no botão abaixo:

 

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O que é independência financeira? Veja 4 dicas para alcançá-la
Por Ana Cláudia Inez
4 formas simples de tornar seus dias mais produtivos
Por We Mentor
5 hábitos que acabam com o seu dinheiro
Por Nathalia Arcuri | Me Poupe
Viva a vida!
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).