Não faça como a Bettina

Escrito por:

Nas últimas semanas temos acompanhado uma onda de memes e discussões em torno da propaganda de uma empresa que vende análise de investimentos, na qual apresenta Bettina como protagonista. Contudo, a propaganda não será meu foco, mas sim contrapor a corrente atual que apresenta a possibilidade de enriquecimento rápido. Para isso, quero apresentar um conselho de Jorge Paulo Lemann.

 

Para quem não conhece, Jorge Paulo Lemann é um dos homens mais ricos do Brasil, seu patrimônio está estimado em mais de 22 bilhões de dólares. Dentre as empresas que compõem o seu patrimônio posso destacar a AB InBev (maior fabricante de cervejas do mundo), Lojas Americanas, Burguer King, Heinz e Kraft Foods. E apesar de todo este patrimônio e trabalho de sucesso ao longo dos anos, Lemann não se intimidou em expor o que considera ser o maior erro em sua trajetória, revelado na entrevista abaixo:

 

 

Como você pode notar, o maior erro deste grande empresário foi, no começo de sua carreira, pensar no curto prazo, no imediato. Ou seja, tentar obter um grande resultado num curto período de tempo. Isto lhe trouxe muitas dificuldades, tantas que hoje, ele elenca este pensamento como um dos seus maiores erros.

 

Através da análise de sua fala nesta entrevista podemos compreender também que o sucesso na área financeira só foi alcançado através da construção de negócios e investimentos permanentes e duráveis, focados no longo prazo.

 

Desta forma, recomendo que você fuja de profissionais e empresas que lhe prometem “investimentos” que rendem muito num curto prazo. Se estes realmente fossem verdadeiros, perenes e lícitos, o que provaria que um dos homens mais ricos do Brasil está errado, teríamos muitos bilionários listados na Forbes com menos de 30 anos. Entretanto, não é este perfil que identificamos, uma vez que a média da idade dos bilionários gira em torno de 63 anos.

 

Neste contexto prefiro seguir os conselhos de quem já trilhou anos de investimentos e conseguiu conquistar um patrimônio sólido e comprovado, do que acreditar em propagandas de mercado que prometem muito, mas sem respaldo. Vivemos na era do imediatismo, onde todos querem mudar de vida de uma hora para outra. Mas, acredito que fazer o simples e seguro trás muito mais resultado do que fazer algo incompreensível e arriscado.

 

Forte abraço e até mês que vem.

 

*Luiz Roberto é um administrador apaixonado por finanças que desde 2014 expõe suas ideias através do blog Dificuldade Financeira. O projeto cresceu e em 2016 iniciou sua carreira como instrutor na Udemy.com publicando cursos sobre finanças pessoais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Investimento em opções binárias é para quem quer crescimento a curto prazo
Por Equipe Organizze
O que fazer com o dinheiro que sobrou no fim do mês?
Por Equipe Organizze
Rentabilidade x Liquidez: qual a diferença entre os dois?
Por Equipe Organizze
Convoque a seleção dos seus investimentos: saiba como montar uma carteira equilibrada como um time de futebol vencedor
Por Alphamar Investimentos
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).