Natal: como caprichar na decoração e não gastar quase nada

Escrito por:

O Natal está chegando! Para algumas pessoas esta é a época mais maravilhosa do ano. Ela envolve muitos gastos, obviamente, mas também muita alegria. É costume encher a casa de enfeites coloridos e luzinhas pisca-piscas.

 

Colocar guirlanda na porta de entrada, montar um belo pinheirinho na sala e ainda uma linda mesa, com arranjos, velas e outros detalhes especiais. É tudo mágico!

 

A única coisa que não agrada, em meio a esta festividade, são os inúmeros gastos. Fica difícil manter o Natal, com “tudo que se tem direito”, se o orçamento da família está apertado.

 

Somando as contas do mês, mais todos os impostos, e ainda os presentes e a ceia de Natal, não há Papai Noel que aguente, não é mesmo? A pergunta que fica é se tem como deixar a casa bonita e ainda poupar dinheiro nesta época do ano!

 

A resposta é sim! Com certa quantidade limitada de material e criatividade de sobra é possível decorar a casa para o Natal gastando quase nada. Duvida? Confira, então, as dicas a seguir.

 

 

Reaproveitando itens que iriam para o lixo

 

Tem tanta coisa que sobra daquilo que compramos no mercado. Quantas embalagens vêm com os produtos e são totalmente descartadas no lixo? Ou quantos itens são utilizados e que, ao estragarem, são jogados fora, sem que nenhuma de suas partes seja reaproveitada?

 

Seria isso um pecado contra a natureza e com o ambiente? Sim! Mas esta é uma realidade que se pode mudar.

 

 

Você pode utilizar muitas dessas coisas para compor lindos enfeites de Natal. Por exemplo, potes e garrafas de vidro serviriam como vasos para montar arranjos ou outra forma de ornamento – utilizados, talvez, na mesa da ceia. E têm ainda aquelas embalagens altamente poluentes, que são, em geral, descartadas de forma igualmente incorreta. Estamos falando das lâmpadas e cápsulas de café.

 

 

Formas diferentes de se montar um pinheirinho

 

Dentre tantos elementos decorativos, o pinheirinho é o item que não pode faltar, de jeito nenhum, em uma festa de Natal. Agora, quem percorreu as lojas nos últimos tempos sabe o quão caros estão os modelos desta árvore. Mesmo as pequeninas estão com o preço bem além do que a maioria das pessoas pode pagar. Mas, até para isto, se tem alternativas.

 

Na internet, podem-se encontrar vários exemplos bacanas de pinheirinhos feitos de todo o tipo de material. Há aqueles montados com sobras de obra, com pedaços de canos de PVC e ripas velhas de madeira. Funcionam também as estruturas em arame ou galhos secos de árvores. É uma ideia melhor atrás da outra!

 

 

Você pode apelar para soluções ainda mais baratas. Sabia que existem coisas dentro de casa que com facilidade poderiam ser transformadas, momentaneamente, em árvores de Natal? Folhas de jornais e revistas, por exemplo.

 

Também os livros, de diferentes tamanhos, empilhados em formato similar. E, como última alternativa, usar fita adesiva e desenhar a figura direto na parede – o que não estragaria a superfície.

 

Gostou das ideias? Temos mais!

 

 

Enfeites exclusivos feitos com materiais inusitados

 

Quanto ao restante da casa, tem muitas outras soluções baratas de decoração para o Natal. Começando pela porta de entrada, que tal você montar uma guirlanda bem diferente do tradicional? Seu aro pode ser construído com galhos e folhas naturais. Quem sabe até em papelão, coberto de fuxicos ou recortes de papel. E ainda nem mesmo ser redondo, mas quadrado, feito a partir de uma moldura antiga restaurada.

 

 

Para enfeitar o pinheirinho, uma ideia é produzir, manualmente, os enfeites. Um jeito fácil é fazer as peças com recortes de papelão – enfeitando-as com detalhes em fitas e papel cartão estampados -, ou ainda montá-las com ajuda de cola e barbante. E para a mesa da ceia, a dica é montar mini arranjos com velas e galhos secos em pequenos copos ou canecas; e ainda personalizar os anéis para prender os guardanapos.

 

 

Estas dicas de decoração para o Natal foram selecionadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 dicas para economizar no final do ano
Por Equipe Organizze
Viagem de fim de ano: 3 dicas para reduzir o valor do passeio
Por Equipe Organizze
Suas pequenas economias valem muito!
Por Equipe Organizze
5 maneiras de economizar e começar a formar uma reserva em 30 dias
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).