NuConta, a conta digital do Nubank, vale a pena?

Escrito por:

As contas digitais têm despertado um interesse cada vez maior entre os consumidores brasileiros – especialmente por conta das vantagens que estas contas oferecem em relação aos bancos tradicionais, como a redução ou ausência de taxas para uso. Entre as contas digitais mais conhecidas do país atualmente está a NuConta, a conta digital do Nubank.

 

Uma forma simples e prática de fazer o dinheiro render, a NuConta chama atenção pela sua facilidade, gratuidade e acessibilidade. Apesar disso, são muitas as pessoas que ainda têm dúvidas se a NuConta vale mesmo a pena.

 

Por isso, no artigo de hoje, explicamos em detalhes o que é e como funciona a NuConta e se vale a pena manter seu dinheiro investido nesta conta digital. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

 

O que é a NuConta?

 

A NuConta é uma conta digital ligada à fintech Nubank – conhecida pelo seu cartão de crédito sem taxas. Na prática, a conta nada mais é que uma aplicação financeira de baixo risco, uma vez que os valores investidos pelos usuários são aplicados em títulos do Tesouro – ou em Recibos de Depósito Bancário (RDBs).

 

Por conta destas características, a liquidez dos valores aportados na NuConta é diária e o usuário pode sacar os valores ali investidos no momento que desejar.

 

Uma outra vantagem da NuConta é que qualquer pessoa pode abrir uma conta digital. Basta fazer a solicitação ao Nubank e aguardar a liberação – sem a necessidade de convites ou aprovação para começar a utilizar a conta digital.

 

Como a NuConta funciona?

 

A NuConta surgiu no mercado em 2017 como uma conta para pagamento. O objetivo da NuConta, portanto, era permitir que os consumidores pagassem suas contas de maneira rápida e simples, a partir de suas contas digitais.

 

Ao longo do tempo, no entanto, a NuConta passou a ter outras funções e oferecer maior comodidade aos consumidores. Atualmente, é possível fazer pagamento de contas, receber salários, guardar dinheiro, sacar dinheiro na boca do caixa do Banco 24 Horas e até mesmo guardar dinheiro para investimentos – especialmente para formação de reserva de emergência – em uma única conta.

 

Em outras palavras, os consumidores que possuem uma conta digital do Nubank podem fazer pagamentos de boletos, deixar seu dinheiro rendendo em conta e até fazer transferências bancárias sem pagar tarifas, o que pode gerar uma grande economia no final do mês, principalmente por aqueles que têm o hábito de fazer este tipo de transação com frequência.

 

A transferência de dinheiro para contas Nubank podem ser realizadas via pagamento de boletos, recebimento de salário e via TED oriundo de instituições financeiras.

 

Quais os benefícios da NuConta?

 

Como você pode perceber, os benefícios da NuConta são muitos. Além da facilidade que a NuConta oferece ao usuário e à ausência de tarifas, no entanto, é importante destacar também a rentabilidade.

 

Lembra que falamos que os valores aportados na conta digital são investidos em títulos púbicos ou RDBs pelo banco? Esta característica faz com que a rentabilidade da NuConta se mantenha bastante próxima ao CDI, que é o principal índice de referência dos investimentos em renda fixa. Isso significa que a rentabilidade do valor investido na conta digital tende a ser superior ao rendimento da poupança.

 

Além disso, em comparação ao Certificado de Depósito Bancário (CDB), a NuConta acaba tendo uma outra vantagem: a liquidez, já que os aportes em diversos CDBs só podem ser resgatados no vencimento do título. O rendimento é automático e o saque do valor investido pode ser realizado a qualquer momento pelo usuário. Interessante, não é mesmo?

 

É importante apenas ressaltar que, assim como em outros diversos investimentos, as aplicações realizadas na NuConta têm incidência de Imposto de Renda. A cobrança de IR varia de acordo com o tempo da aplicação, podendo variar de 22,5% a 15% sobre a rentabilidade do investimento.

 

NuConta é segura?

 

Uma das maiores dúvidas dos usuários quanto à conta digital da Nubank e em relação à sua segurança. Afinal, é seguro deixar dinheiro na NuConta?

 

Até pouco tempo atrás, a única forma de aplicação do dinheiro investido em uma conta digital da Nubank eram os títulos públicos que, apesar de serem bastante seguros, não contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). A conta em si, por ser apenas uma conta de pagamentos, também não está protegida pelo FGC.

 

Graças a uma mudança ocorrida em junho de 2019, no entanto, os valores aportados pelos usuários na conta digital da Nubank já podem contar com a proteção do FGC. Isso porque, agora, os investidores podem escolher onde os valores depositados na NuConta podem ser investidos: se em títulos público ou em RDBs, que contam com a cobertura do FGC a um valor máximo de R$ 250 mil por CPF por instituição, em um montante global de R$ 1 milhão por investidor.

 

Desta forma, quem realizar novos aportes na NuConta pode agora escolher onde seu dinheiro será investido: em títulos do Tesouro ou em RDBs do Nubank – um investimento de renda fixa de baixo risco. Mais uma novidade que oferece ainda mais segurança aos investidores e que reduz a desconfiança daqueles que ainda tinham dúvidas quanto aos eventuais riscos de deixar o dinheiro na NuConta.

 

Ah, vale a pena destacar também que, seja qual for o caso, os recursos depositados na conta digital do Nubank não podem ser usados para pagamento de dívidas da instituição em caso de falência e não podem ser congelados por ação judicial, de acordo com o Banco Central.

 

Vale a pena ter a conta digital do Nubank?

 

Em um mundo cada vez mais digital, no qual o tempo e a comodidade valem ouro, é fundamental conhecer e experimentar os novos serviços que são disponibilizados para facilitar o nosso dia a dia. Se for um serviço gratuito e que faça o seu dinheiro render, melhor ainda.

 

Por isso, se você ainda não tem uma conta digital da Nubank, pode sim valer a pena abrir a sua. Aproveite a era das contas digitais e utilize a NuConta para formar sua reserva de emergência e deixar seu dinheiro rendendo e disponível para ser usado em situações emergenciais.

 

E você, já utilizou a NuConta? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente suas impressões sobre o serviço!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como viver de renda: 6 passos para planejar seu futuro
Por Ana Cláudia Inez
Consórcio, financiamento ou empréstimo: o que compensa mais?
Por Equipe Organizze
4 formas de jogar dinheiro fora
Por Equipe Organizze
Vale a pena optar pelo saque do FGTS?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).