O brasileiro e sua relação emocional com as finanças

Escrito por: - Publicado em: 28/09/2021

Na economia comportamental observamos que grande parte dos problemas relacionados a dinheiro que hoje enfrentamos tem relação com a forma que fomos ensinados a lidar com ele ainda quando crianças. A educação financeira ou a falta dela na infância reflete diretamente na economia e até mesmo na vida emocional dos brasileiros.

 

Qual a relação emocional do brasileiro com as finanças?

Em 2020 um estudo do Itaú Unibanco em parceria com o Datafolha e a Consultoria Box1824 recolheu dados de 2.071 brasileiros (49% homens e 51% mulheres) de 16 a 65 anos das classes A, B, C, D e E de quatro capitais do país. No estudo, foram levantados alguns dados da relação emocional do brasileiro com o dinheiro.

 

Dos entrevistados, 49% evitam falar sobre dinheiro para evitar ficar triste e 46% preferem nem olhar o próprio dinheiro por acreditarem estar fazendo algo de errado. Além disso, 97% têm dificuldade de lidar com o próprio dinheiro e 23% vivem uma luta para superar as dívidas.

 

Os dados revelam que grande parte dos entrevistados admitem que sua relação com dinheiro não é boa, sendo que nota média de avaliação dos entrevistados da gestão do próprio dinheiro é de apenas 6,4.

 

Conclusão

 

O Brasil possui um grande desafio de mudar este olhar dos brasileiros para as suas próprias finanças, e o planejamento financeiro pode transformar esta visão pessimista em otimista, trazendo o indivíduo do ambiente de dúvidas para um ambiente de clareza em todas as áreas da vida financeira.

 

Conte já com um planejador financeiro para lidar da melhor forma com as suas finanças e atinja os seus objetivos de vida!

 

Por Meu Patrimônio – Pedro Francisco | Planejador Financeiro, Graduado em Ciências Contábeis e Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Vila Velha. Possui experiência em processos administrativos, fiscais e contábeis, além de ser um apaixonado por finanças, investimentos e empreendedorismo.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Dicas de planejamento financeiro para viajar
Por Meu Patrimônio
3 dicas de mudança de comportamento para iniciar uma educação financeira
Por Equipe Organizze
Renda passiva: o que é e como gerar a sua
Por Equipe Organizze
Ansiedade: como organizar sua vida financeira pode te ajudar?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).