O efeito “crise” pode passar um rasteira em suas finanças, fique atento!

Escrito por:

Com a queda nas vendas o comércio está ousando em suas promoções e incentivos às compras. Embora seja uma ótima oportunidade para adquirir bens ou serviços que você precisa por um preço menor, pode ser uma armadilha, afinal cria-se um ambiente favorável para o consumidor comprar o que não precisa.

 

Para você não cair nessas armadilhas de incentivo ao consumo, listei 5 dicas que são infalíveis para ter um grande controle financeiro durante o ano todo. Confira:

 

1- Planeje seu orçamento e defina sua meta

 

Parece chato, mas esse é o principal. Tenha por escrito ou num app de controle financeiro onde você quer chegar e envolva nesta etapa seus familiares, pois eles participam de sua vida financeira e tendo conhecimento de seus objetivos, podem te ajudar nos desvios de rota.

 

2- Mudança de hábitos

 

Reveja suas rotinas, 1 pão de queijo com 1 expresso todos os dias úteis do mês representa um impacto de R$ 147,00 no seu orçamento mensal (cálculo com gasto de R$ 7,00 dias por 21 dias). Aqui vale a pena rever os passeios aos shoppings, centros de compras e locais que tenham um grande apelo ao consumo.

 

3- Anote seus gastos

 

Um desafio: faça esse exercício, você irá se surpreender. Essa ação vai te ajudar a descobrir ralos no orçamento que você nem imaginava.

 

4- Elimine as dívidas com juros mais altos

 

Cheque Especial e Cartão de Crédito em atraso precisam ser sua prioridade de regularização. Se a utilização está alta, faça a troca por dívidas de longo prazo com juros mais baixos. Exemplificando com crédito consignado.

 

5- Poupe mesmo com dívidas

 

Parece piada, mas é importante. Relaciono aqui 2 dos vários benefícios de praticar essa cultura: o primeiro é cultivar o hábito de poupar, é indescritível a sensação de tranquilidade que uma boa reserva financeira pode te proporcionar, pessoas que vivem a risco de escassez são menos criativas e perdem muitas oportunidades por, às vezes, ter foco em resolver problemas; o segundo é a prevenção para possíveis imprevistos, afinal se você não estiver preparado financeiramente, um pequeno episódio pode literalmente te falir.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar
Por Equipe Organizze
Supérfluos: os obstáculos para seus objetivos financeiros
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Decoração barata: faça você mesmo uma cabeceira para a cama
Por Viva Decora
Como priorizar as dívidas? Saiba o que fazer para evitar que a dívida aumente
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).