O melhor jeito de se organizar financeiramente de acordo com a sua personalidade

Escrito por:

Cada indivíduo lida de uma forma diferente com os relacionamentos, os estudos, a carreira e claro, com as finanças. A tarefa de organizar ganhos e gastos e manter a conta equilibrada é, muitas vezes, empurrada com a barriga, pois “sempre podemos deixar pra depois”, o que não é verdade.

 

No post de hoje, dividimos em quatro as personalidades mais marcantes das pessoas na hora de organizar questões pessoais, explorando como elas lidam com as finanças e buscando, por meio de especialistas, sugerir como mudar tais hábitos:

 

O Acumulador

 

Se os computadores, por algum motivo, sumissem com todos os dados financeiros guardados, os acumuladores estariam muito bem preparados para lidar com isso. Eles guardam pilhas de recibos antigos, cupons fiscais e até contas da casa que talvez nem morem mais. Se essa descrição lhe é familiar, está na hora de começar a mudar seus hábitos.

 

Como se organizar melhor: de acordo com o consultor financeiro Rusell Wild, você deve guardar documentos referentes a ativos que possui (moradia ou ações, por exemplo), registros financeiros de seus investimentos (planos de previdência, fundos de investimento), além de registros bancários e de cartões de crédito. Lembre-se também da regra 80/20: 80% da papelada que guardamos, nunca iremos olhar novamente. Então deixe que as empresas façam o trabalho delas e guardem seus registros. Caso você precise de alguma informação, basta consultar online ou ligar para a companhia.

 

Quer uma outra alternativa? Tenha seus registros online, numa ferramenta simples e eficaz para controle financeiro.

 

O Procrastinador

 

O procrastinador quer organizar sua vida, mas só depois de levar o cachorro pra passear, as crianças no shopping, depois de assistir o episódio da sua série favorita, etc.

 

“Essa personalidade tende a gostar do drama do último segundo”, afirma Regina Leeds, co-escritora do livro “One Year to and Organized Financial Life” (Um Ano para ter uma Vida Financeira Organizada, em tradução livre). “No final, você geralmente consegue fazer tudo, mas com grande custo à sua mente e corpo”, comenta.

 

Como se organizar melhor: uma alternativa para quem tem esse tipo de personalidade é reformular o modo como pensa sobre as atividades financeiras, transformando aquilo que pode ser entediante e chato, em algo agradável ou pelo menos suportável. Uma dica: organize suas contas e pague todas em dia; depois da tarefa completa se recompense com um jantar no seu lugar preferido ou uma sessão de cinema.

 

O Perfeccionista

 

Quando falamos em finanças, os perfeccionistas sempre querem fazer tudo certo, desde organizações por listas e pastas, até post-its.

 

Se você tem essa característica está motivado a colocar as coisas em ordem e a manter uma lista das tarefas financeiras que precisa realizar, mas o seu controle obsessivo também pode te prejudicar, uma vez que você pode perder muito tempo tentando deixar tudo perfeito e acabar não concluindo nada no tempo estipulado.

 

Como se organizar melhor: quando o excesso de perfeccionismo faz com que você se atrase em suas obrigações, uma alternativa é tentar manter o simples, e fazer aquilo que precisa ser feito o quanto antes. Lembre-se do ditado: feito é melhor que perfeito.

 

O Fugitivo

 

Ao contrário dos procrastinadores que só precisam de um “empurrãozinho” pra se organizarem melhor, os fugitivos simplesmente evitam responsabilidades financeiras, acarretando assim problemas como atraso de pagamentos e a formação das famosas “bolas de neve” das dívidas.

 

Como se organizar melhor: descubra a origem da sua aversão a esses assuntos, pra que seja possível contornar a situação. Evitar questões financeiras pode ser algo que foi moldado no seu processo de educação. Talvez você tenha crescido num ambiente em que lidar com dinheiro não era algo fácil ou que o controle não era motivado.

 

Tente pagar suas contas do mesmo modo, todos os meses. Mesmo lugar e horário – alarmes no seu celular também podem ajudar. O mais difícil é começar, mas assim que se tornar um hábito, você terá suas finanças organizadas sem grande esforço.

 

O que funciona para outra pessoa pode não funcionar pra você, e se você está tentando se conformar com um sistema que não está em sintonia com a sua personalidade, vai se tornar cada vez mais difícil e até desmotivador.

 

Conheça a si mesmo! Isso pode mudar a forma como você lida com dinheiro e com organização.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

3 dicas para casais melhorarem sua organização financeira
Por Equipe Organizze
Como investir seu 13º e fazer seu dinheiro render?
Por Ana Cláudia Inez
Como aproveitar a Black Friday sem se endividar
Por Equipe Organizze
8 dicas de gestão financeira para controlar os gastos do seu veículo
Por Luana Biral
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).